Foi dada a largada para o Sul-Americano de 29er
Atletas do Jangadeiros buscam o terceiro título na classe no mês de março
Argentinos, brasileiros, chilenos e uruguaios iniciaram na quarta-feira a disputa pelo principal título da América Latina na classe 29er, o Campeonato Sul-Americano. Recepcionando a terceira competição da categoria neste mês de março – primeiro foram o Brasileiro e II Copa Brasil de Vela Jovem -, o Clube dos Jangadeiros se tornou uma segunda casa para muitos velejadores, conforme lembrou o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira em seu discurso de abertura.
“Muitos dos velejadores estão conosco aqui há bastante tempo, estando longe de seus amigos e familiares, o que mostra toda a dedicação que vocês têm a este esporte. Nós, como organizadores de mais este campeonato, em troca, os acolheremos com todo carinho e iremos lhes oferecer toda a infraestrutura e as condições necessárias para que possam desempenhar suas atividades. Declaro aberto o Sul-Americano de 29er e desejo a todos bons ventos”.
Ao todo, 50 atletas estão em Porto Alegre para competir neste campeonato que vai até sábado (25). Desses, 26 são brasileiros, 16 argentinos, 6 uruguaios e 2 chilenos. Para muitos velejadores da flotilha do CDJ, este será o primeiro campeonato internacional que disputam pela classe. Lucas Mazim, o Sorriso, treinador da equipe de 29er, falou o que espera de seu time para o sul-americano.
“Fizemos treinos na segunda e na terça-feira para eles já pegarem o ritmo de competição, mesmo que eles já tenham corrido dois campeonatos neste mês. O legal é que pudemos fazer umas regatinhas com os estrangeiros e ver como eles velejam. Espero um nível técnico bem alto, os argentinos, especialmente, são bem experientes na classe e prometem incomodar bastante no campeonato. Mas vamos ver como os dias vão se sucedendo e como vão estar as condições de vento também”.
O Sul-Americano de 29er tem previsão de ter até 12 regatas durante os quatro dias de torneio. Descartes dos piores resultados só acontecerão a partir da sétima prova disputada.