Começou! Clube dos Jangadeiros recebeu cerimônia de abertura da IV Copa Brasil e II Copa Brasil de Vela Jovem
Acabou a espera. No início da noite deste domingo (5) foi oficialmente aberta a IV Copa Brasil e a II Copa Brasil de Vela Jovem, as duas maiores competições do calendário náutico nacional. Em cerimônia realizada no Restaurante da Ilha no Clube dos Jangadeiros (CDJ), representantes da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), membros da comodoria das duas entidades sedes do campeonato – Jangadeiros e Veleiros do Sul -, autoridades da Marinha do Brasil e atletas se reuniram para acompanhar a solenidade.
“Começa um novo ciclo. A partir de agora, a Olimpíada Rio 2016 fica oficialmente para trás e a gente começará a ver na água quem serão os atletas em 2020. É muito bom que isso inicie aqui no Rio Grande do Sul, que é um Estado que tem mandado consistentemente velejadores para equipe olímpica e também tem um projeto de vela jovem muito forte. O esporte, ele se desenvolve de duas formas: pelo resultado e pelo exemplo. Por que quando você aproxima o esporte dos mais novos de diversas regiões, automaticamente estará motivando o surgimento de futuros campeões”, declara o presidente da CBVela, Marco Aurélio Sá Ribeiro.
Em um primeiro momento, o diretor executivo da CBVela, Daniel Santiago, em um bate-papo com os velejadores, apresentou um balanço com a prestação de contas do último ciclo olímpico e já projetou Tóquio 2020. Na sequência, o juiz internacional de regatas e velejador Eduardo Porto palestrou sobre como funciona o repasse de recursos públicos, que é a maior fonte de patrocínio do esporte náutico, e também sobre outras normas que regem a utilização desse tipo de verba por confederações, clubes e atletas.
Após o congresso técnico, iniciou-se o protocolo da cerimônia de abertura com o hino nacional do Brasil. Mas uma surpresa ainda aguardava os velejadores que representaram o país no Rio 2016. As dez tripulações presentes nos últimos Jogos Olímpicos receberam da CBVela um pin em homenagem às suas belas participações.
Manuel Ruttkay Pereira, comodoro do Clube dos Jangadeiros, finalizou a solenidade agradecendo a confiança da Confederação Brasileira de Vela em levar os dois maiores campeonatos à Porto Alegre e destacou a parceria com o Veleiros do Sul.
“É uma honra para o Clube dos Jangadeiros dividir com o Veleiros do Sul a sede destes dois grandes eventos. A rivalidade entre as duas entidades fica dentro da água e nós irmanamo-nos para fazer um brilhante início de ciclo olímpico para 2020”, encerra Pereira, abraçado em Eduardo Ribas, comodoro do Veleiros do Sul.