Equipe do Jangadeiros atenta para os ventos fortes desta semana
A equipe do Jangadeiros está atenta para os ventos fortes desta semana, especialmente entre esta segunda(16/5) e terça feira (17/5). Um trabalho de revisão de amarras pela equipe do porto supervisionado pelo Vice-Comodoro Carlos Humberto Goidanich em todas embarcações atracadas em vagas molhadas foi realizado na manhã desta segunda e as que precisavam de ajustes pela chegada de ventos do quadrante oeste foram melhor preparadas. Não houve necessidade aparente para troca de nenhuma amarra e os postes de atracação em situação mais delicada já haviam sido substituídos. No total mais de 40 postes de atracação foram substituídos neste recente mutirão pela equipe profissional do porto.
Convidamos todos os sócios proprietários de embarcações a fazerem sua revisão individual, não só das amarras, mas também das capas e dos enroladores de genoa.
As embarcações com enroladores de velas de proa devem estar com estas firmemente enroladas, sem nenhuma parte da vela exposta e preferencialmente com algumas voltas das escotas pela vela. As escotas também devem estar firmemente tensionadas para não permitir que o vento forte forme bolsas que podem ser capazes de desenrolar a vela e ainda de destruí-la, sem falar nos possíveis danos físicos ao proprietário ou qualquer um que tente acomodá-la.
Uma massa de ar frio de forte intensidade, associada a um ciclone, atinge o Rio Grande e outros Estados brasileiros nesta semana, derrubando as temperaturas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do País. As mínimas devem ficar abaixo de 10°C, nos próximos dias, em capitais como Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Belo Horizonte – um frio atípico para o mês de maio. Além do ar gelado, o Rio Grande do Sul vai ser atingido por fortes rajadas de vento e chuva em algumas áreas. “A interação da circulação ciclônica com o ar muito frio pode trazer precipitação invernal (neve ou chuva congelada) nos três Estados do Sul”, informou a MetSul Meteorologia.
O ciclone, que deve adquirir características subtropicais, atinge o Sul do Brasil nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), passando pelo litoral gaúcho em direção à costa catarinense.
Entre as cidades gaúchas que mais podem ser impactadas pelos vendavais, estão Chuí, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Mostardas e Porto Alegre, além da parte Sul da Região Metropolitana, Leste da Serra Gaúcha e o Litoral Norte. Conforme a Metsul, é alta a probabilidade de danos na rede elétrica na área de concessão da CEEE Equatorial, o que pode deixar milhares de pessoas sem luz, principalmente na quarta-feira, em razão da ventania e das fortes chuvas.
Entre a noite desta terça e a manhã desta quarta, são esperadas rajadas de vento de até 120 quilômetros por hora no Sul e no Leste do Estado.
Na Serra Gaúcha, há possibilidade de neve e temperaturas abaixo de 0°C no início desta semana.
Porto Alegre
Esta segunda-feira amanheceu gelada em Porto Alegre, com tempo seco e temperatura mínima na casa dos 10°C. De acordo com a Metsul, nesta terça, a chuva atinge a cidade, e os termômetros marcam entre 9°C e 15°C.
Na quarta, a quantidade de chuva aumenta, com temperaturas entre 9°C e 16°C. O tempo começa a ficar seco somente na sexta-feira (20).