Velas e seus veleiros brindam aniversário de Porto Alegre

 Os veleiros e suas velas coloridas percorreram a orla do Guaíba, da zona sul à Usina do Gasômetro, na disputa da XXI Copa Cidade de Porto Alegre,  competição do Clube dos Jangadeiros em homenagem ao aniversário da capital . A tradicional regata abriu a temporada do ano da classe Oceano com a participação de 150 velejadores, entre comandantes e tripulações, do Veleiros do Sul, Iate Clube Guaíba, Sava Clube e do Jangadeiros.

No sábado, primeiro dia de regatas, os barcos enfrentaram  a entrada do vento sul com mais de 25 nós, em uma disputa acirrada entre os mais de 35 barcos na raia da Tristeza e da Serraria. Já no domingo, com o céu aberto e ventos de até 12 nós, a regata chamou atenção dos portoalegrenses pelo trajeto que circundou toda a orla do Guaíba, podendo ser vista da Tristeza até a região central, com retorno na Usina do Gasômetro. “Foi uma homenagem dos clubes náuticos à cidade de Porto Alegre na semana que comemora seu aniversário” disse o Comodoro Manuel Ruttay Pereira.

Resultados

Na classe ORC Internacional o barco Equilibrium, de Gustavo Ilha, do Veleiros do Sul, ficou em primeiro lugar e garantiu o título da XXI Copa Cidade e Porto Alegre. O segundo colocado foi João Ritzel, do VDS, com o barco Patron, seguido de Hobart, de Airton Schneider, do Clube dos Jangadeiros.

Já na categoria RGS a vitória ficou com Marcelo Azevedo, do barco Conquista 3, do Clube dos Jangadeiros. O segundo colocado foi o barco TAZ, de Augusto Moreira, do VDS. E o Gaivota, de Márcio Coutinho, do Iate Clube Guaíba, em terceiro.

Na categoria Microtoner, a vitória ficou com o barco Batucada, de José Araújo, do Clube dos Jangadeiros (CDJ), seguido de Humberto Blattener, com o 14Bis, do Sava Clube. E na terceira colocação chegou o Guapo 19, de carlos Tartakowsky, do CDJ.