Aleks Vasconcellos, Capitão da classe Hobie Cat
Velejando desde os 12 anos e, entre idas e vindas, nas classes Hobie Cat 14 e 16, o Capitão da Flotilha da classe Hobie Cat, Aleks Vasconcellos é o entrevistado da semana e fala sobre as futuras competições da classe, como está a preparação da flotilha e também a sua história na vela. Ele começou a velejar de brincadeira de optimist aqui no clube, mas foi morava em SP e velejou pelo Iate Clube Santo Amaro. Aleks começou a velejar na classe optimist (1971) e no ano seguinte partiu para a classe Hobie cat 14. Nesse meio tempo, começou a competir de HB 16, com o velejador Nelson Fiedler, mas ao mesmo tempo já velejava de oceano com um barco de 34 pés. “Eu aproveitava as férias e vinha para o sul veranear em Torres, onde treinava com um barco de HB 14, ” conta Aleks. O velejador já foi bi campeão e vice em Gran Master de HB16 , fazendo dupla com Cláudio Mika, experiente velejador e um dos incentivadores da classe no CDJ.
Com o campeonato estadual começando na semana que vem, Aleks relata que o clube irá com 6 barcos para a competição (5 barcos de HB16 e um de HB14), e destaca que a disputa contará com aproximadamente 17 barcos, sendo que um será argentino e outro de Santa Catarina. “Sempre corremos as regatas da Federação e treinamos bastante, já que nós temos a maior flotilha do Brasil”, destaca o Capitão. A flotilha atualmente conta com João Carlos Lindau, no Hobie Cat 14 , e Cláudio Mika, Aleks Vasconcellos, Mário Dubeux, Carol Bauerman, Mário e Sandra Saffer, Clóvis de Oliveira Junior e Katia Rabusch, Alban, João Kraemer, Lawson Betrame e Eduardo Citolin, Nathassia Escobar no Hobie Cat 16.
BRASILEIRO E SUL-AMERICANO
A equipe também já está em preparação para o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat, que acontece em Pernambuco, em Marinha Farinha, de 1º à 05 de novembro. Um dia antes da regatas oficias, é realizada a Regata Mario Dubeux, que é uma homenagem à um dos percursores da classe no Brasil, como descreve Aleks. Após o final do campeonato, acontece o Sul Americano, de 06 à 09 de novembro, com uma novidade: A dupla Carol Bauermann e Maria Inês Vera vai ser a primeira dupla a disputar um campeonato em HB16 pelo clube. Vasconcellos encerrou a entrevista ressaltando que as reuniões de flotilha são sempre realizadas a partir de uma confraternização com churrasco: “Nós buscamos colocar em pauta o que os velejadores irão fazer nos treinamentos, dar apoio para o pessoal, e discutimos assuntos em geral, finalizou Aleks.