Diretora Cultural do Clube dos Jangadeiros lança livro infantil

A diretora Cleonice Bourscheid lançará seu livro juntamente com a autora Mariana Ianelli, que faz parte da Editora Ardotempo. Os exemplares poderão ser adquiridos a partir das 15h, deste sábado, na ilha do clube.

Neste sábado, 12 de outubro, a Diretora Cultural do Clube dos Jangadeiros, Cleonice Bourscheid, lançará seu livro “Vovô, Vicente e o Vento” juntamente da premiada autora Mariana Ianelli, que escreveu o “Dia no Ateliê”. As publicações fazem parte da coleção Jardim do Vovô especialmente dedicados às crianças, publicados pela Editora Ardotempo. O evento é aberto a associados e convidados e ocorre a partir das 15h concomitantemente as atividades de Dia das Crianças do Janga, na ilha do clube.

“Abordando valores familiares, criação artística e imaginação infantil, os dois títulos trazem a convivência entre adultos e crianças em um ambiente de família. Para Vicente, na obra Vovô, Vicente e o Vento, as brincadeiras são ao ar livre com seu avô. Para a menina de Dia no Ateliê, Yoyo, a diversão está na tela em branco e nos pincéis, manipulando as cores, em busca da Lua nas suas pinturas”, disse Cleonice Bourscheid que também é escritora, poeta e produtora cultural.

As obras são inspiradas em crianças reais, com 3 anos de idade. Vicente é neto de Cleonice, e ela descreve a relação que o seu marido construiu com o menino. Já Yolanda é filha de Mariana e neta de Alfredo Aquino, ilustrador e editor das publicações.

Sobre as autoras

Mariana Ianelli é a editora de Poesia do jornal Rascunho, de Curitiba, e foi quatro vezes finalista do Prêmio Jabuti em Poesia – considerada a poeta jovem mais importante do País neste momento.

Já Cleonice Bourscheid, premiada com a trilogia AVE (Ave, Pássaro; Ave, Flor; e Ave, Água) – também autora do infantil Piquenique no Jardim (2012), é a atual Diretora Cultural do Clube dos Jangadeiros.

 

Sobre o trabalho de Cleonice Bourscheid

Poeta, professora, tradutora e produtora cultural, é autora dos livros de poemas Passa, Passa, Passarinho; Ave, Pássaro; Comadre, Corujinha e Compadre Gavião; Ave, flor; Piquenique no jardim e Ave, água. É proponente e coordenadora da proposta da trilogia Ave e também de Piquenique no Jardim, projetos interdisciplinares que aliam poesia, música, literatura, artes plásticas e teatro. É curadora e produtora do recital “Salve fiori, d’augelli amori”, integrado por canções para voz e piano sobre poemas dos livros Ave, Flor e Ave, Pássaro, com composições de Fernando Mattos, que circulou no Brasil e na Itália.

Foi aluna da oficina de contos do escritor Charles Kiefer, participou das antologias 101 que contam, 103 que contam e brevíssimos!, pela editora Nova Prova. Em 2013, integrou a Coletânea de Poesia Gaúcha, publicada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Tem contos e poemas publicados em antologias no Brasil e na Itália.

Recebeu os prêmios “Segnalazione di Merito/Libro edito in Portoghese” pelo livro Ave, flor /Premio Poesia, Prosa e Arte Figurativa 2014 e Premio Pensieri in Versi 2013, ambos pela Accademia Internazionale Il Convivio (Catania, Itália). Em 2015, foi agraciada com o Premio Antonio Filoteo Omodeo pelo livro de poemas Piquenique no Jardim (Castiglione di Sicilia, Itália).