Diesel comum é menos poluente e nocivo à vida e ao motor da embarcação
Opção pelo diesel S-500 se dá pelo teor de enxofre contido, diferente do S-5000, também chamado de diesel marítimo
Desde o início da nova política de preços do combustível em nosso posto, localizado na Ilha dos Jangadeiros, além da facilidade em conseguir abastecer o próprio barco, a rotatividade no tanque do Jangadeiros também é notória. Só nos últimos 40 dias, o reservatório foi reabastecido duas vezes.
Porém, ainda há dúvidas em relação à escolha do diesel para os motores dos barcos aqui atracados. A Comodoria do Clube dos Jangadeiros optou por utilizar o S-500, conhecido como diesel comum, para o posto. O combustível possui 500 partes por milhão (ppm) de enxofre, sendo um dos mais comuns e vendidos aqui no Brasil.
Ou seja, o óleo contém menor proporção que, por exemplo, o S-5000, com 5.000 ppm. O combustível, também conhecido por diesel marítimo, além de apresentar alto teor de enxofre, pode provocar chuvas ácidas, bem como é um possível cancerígeno ao ser humano.
Um dos principais fabricantes de motores, a Yanmar, que abrange aproximadamente 70% dos motores de centro presente no clube, recomenda o S15.
Assim, o diesel comum, além de ser um combustível em nível intermediário (se comparado ao S10), é menos poluente e nocivo, tanto ao ser humano quanto ao motor da embarcação, assim passando por menos manutenções. Além, claro, da vida marinha, seja em água doce, como a do Guaíba, ou salgada.