Conheça os pontos essenciais da cartilha do marinheiro
Antes de sair conduzindo uma lancha, veleiro ou jet, o usuário, em geral, toma (ou deveria tomar) conhecimento das normas e procedimentos básicos de navegação. Com o passar do tempo, porém, se as saídas se tornam menos frequentes e o RIPEAM – Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar – não for relido, informações essenciais que podem prevenir um acidente ou salvar o marinheiro de um sufoco acabam esquecidas. Confira alguns cuidados simples dos quais você não deve abrir mão quando sair de barco com a família ou os amigos.
1. Previsão do tempo
É fundamental checar a previsão, em qualquer tipo de navegação. Independentemente do tamanho do barco, sempre existe uma condição na qual a navegação se torna perigosa, caso os ventos soprem com muita intensidade. Pela internet, pesquise nos sites do Inpe (www.inpe.br), surfguru (www.surfguru.com.br) e Wind Guru (www.windguru.com.cz) para obter relatos sobre os ventos e as ondas na região em que pretende navegar.
2. Checklist
Conferir os níveis do óleo lubrificante e do líquido de arrefecimento do motor (quando houver), inspecionar os terminais da bateria, testar o funcionamento do rádio VHF e da bomba de porão é tarefa obrigatória de todo comandante antes de colocar o barco na água. Certifique-se também de que o material de salvatagem está a bordo e em boas condições de uso.
3. Combustível
Tenha certeza de que o combustível no tanque é suficiente para ir e voltar, lembrando que se deve deixar pelo menos um terço do volume estimado para a viagem como reserva.
4. Plano de navegação
Algumas marinas e iates clubes exigem que você faça um plano de navegação, com seu roteiro, horário previsto para a volta, número de pessoas a bordo e relação do equipamento de salvatagem, por escrito. Outros locais permitem que isso seja feito de maneira simplificada, pelo rádio. O importante é informar seu paradeiro para poder ser socorrido em caso de necessidade.
5. Bujão
Conferir se o bujão, conhecido também por bueira, está bem fechado é um cuidado básico em qualquer barco de pequeno porte que permaneça guardado fora d´água. Acredite, muitas lanchas e jets vão ao fundo simplesmente porque foram lançados na água com o bujão aberto.
6. Saída do porto
A velocidade ao deixar a marina ou a praia deve ser sempre reduzida. Isso evita gerar marolas e também contribui para que seu motor atinja a temperatura normal de funcionamento, o que ocorre passados cerca de cinco a dez minutos de funcionamento. Nessa hora, preste muita atenção aos instrumentos do motor e ao funcionamento da bomba de porão.
7. Preferência de passagem entre as embarcações
Lembre-se: se estiver conduzindo uma lancha, ao cruzar com veleiros, barcos a remo ou pranchas, essas embarcações não motorizadas têm prioridade de passagem caso estejam em rumo de colisão com seu barco. Se assim for, diminua a velocidade, desvie e passe sempre pela popa do outro barco.
8. Preferência de passagem entre as lanchas
Quando dois barcos a motor navegam em rumos que se cruzam, o da direita, boreste na linguagem marinheira, tem preferência de passagem, assim como dois automóveis em uma esquina sem semáforo ou sem preferencial. Se os barcos estiverem frente a frente, ambos devem desviar para a direita.
9. Preferência de passagem entre os veleiros
Quando dois veleiros navegam em rumos convergentes, estando ambos com a retranca do mesmo lado, o de barlavento (que recebe o vento primeiro) deve dar preferência ao veleiro de sotavento. Se estiverem com as retrancas em bordos opostos, o que estiver com as velas à esquerda do centro do barco tem preferência de passagem sobre o veleiro que estiver com as retrancas à direita do centro do barco.
10. Boias de marcação de canais
Entrando em um porto, as boias ou balizas vermelhas (conhecidas também como encarnadas) devem ser deixadas à direita do barco, e as boias e balizas verdes, à esquerda. Já para quem sai do porto o procedimento é exatamente o contrário: boias e balizas verdes à direita do barco e vermelhas à esquerda. Nesse caso, as cores das boias coincidem com as cores das luzes de bordos (verde e vermelha) do barco.
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Texto: Marcio Dottori.
Ilustração: Gilberto Miadaira.
Fonte: nautica.com.br.