Comandante Henrique Freitas, do veleiro Uruguaiana 3, confirma participação na Refeno 2020

Embarcação, que zarpa no dia 18 de maio rumo ao evento, vai disputar a 32ª edição da regata Recife-Fernando de Noronha na classe RGS.

O Clube dos Jangadeiros já tem a primeira embarcação confirmada para a 32ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha, a Refeno. O comandante Henrique Freitas e a tripulação do veleiro Uruguaiana 3 vão representar o clube na classe RGS da tradicional competição da vela brasileira, que tem largada prevista para o dia 26 de setembro, no Marco Zero de Recife.

Para participar do evento pela primeira vez, o veleiro Delta 41 está desde agosto de 2019 em preparação para subir até Fernando de Noronha e, conforme destaca o Comandante Henrique, diversas melhorias foram implementadas. “Passamos janeiro e fevereiro na Lagoa dos Patos, em algumas empreitadas e testando a adesão (e o humor e integração) das diferentes tripulações, de subida, de descida, e da Refeno em si. Desses testes, novamente resultou uma lista de melhorias em inox, capotaria, velaria, elétrica e hidráulica, assim como uma série de regrinhas a adotar com a tripulação, em termos de conduta, de economias a bordo, água e eletricidade”, conta.

Equipamento do veleiro Uruguaiana 3. Foto – Henrique Freitas/Divulgação

Foram acrescentados ao barco, que já era de mar aberto, navegação costeira, com equipamentos da Norman para navegação oceânica: balsa, epirb, ssb, pirotécnicos e outros diversos investimentos funcionais e de conforto realizados. “Estamos nos 30 dias finais e ainda com alguns arranjos, contando com o Junior da ShorePower, ex-Delta, e com o nosso Renê Garrafielo, incansáveis no apoio. O Eduardo Bojunga de Oliveira é nosso coach e parceiro do projeto todo, e muito competente na gestão de várias atividades”, relata o Comandante.

Por falar em equipe, Henrique ainda revela os integrantes da tripulação que, além de contar com seus dois filhos Pedro e Gabriel, e da esposa Lise, terá uma quinzena de amigos na subida para a regata e na descida para a volta. “No dia 18 de maio zarparemos no U3 eu e o Cesar Missiagia, do veleiro Volare, iremos a Pelotas confraternizar com os amigos do Veleiros Saldanha da Gama e do Iate Clube de Pelotas a empreitada de poder subir, com a possibilidade de passar para dar um até breve ali aos amigos do Rio Grande Yacht Club por volta do dia 21/5. Se juntarão a nós o Eduardo Bojunga de Oliveira e o Paulo Dariva (do veleiro Boré) e iremos até Jurerê. Dali navegaremos bem devagar, ‘lambendo a costa’, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Camboriú e Itajaí, São Francisco do Sul, e Joinville. Um alto faremos por ali.”

Tripulação inscrita para a Refeno 2020: Henrique Freitas, Eduardo Bojunga de Oliveira, Cláudio M. Pena, André Serafini, Cristiano N. Comunello e Paulo Dariva.

Com veleiro e tripulação em total alinhamento, outro aspecto importante da organização do Comandante Henrique em preparação para a regata foi a montagem do cronograma que traça os rumos do Uruguaiana 3 na subida para Recife. “Pretendemos nos juntar aos ’Farofenos’, capitaneados pela Bruna e Jairo, Henrique Velloso, Paulo e outros amigos, um grupo altíssimo astral, por volta do dia 27 junho, a confirmar ainda, no Clube Naval Charitas, Niterói, e no ICRJ Urca, do Rio de janeiro. No 18 junho zarparemos de Joinville para Santos, Ilhabela, Paraty, Angra, Rio. Pretendemos por ali visitar o #SAL”, afirma.

Confira abaixo o cronograma de navegação do veleiro Uruguaiana 3: 

Perna

Tripulantes Dias previstos

Poa-VSG-ICP

2

18/05 a 20/05

VSG-RGYC-JIC

4

21/05 a 02/06

JIC –ICS-Angra-CNC

4 18 a 30/06
CNC – ICRJ Urca

4

01/07 a 07/07

ICRJ Urca-Vitória

4

08/07 a…

Vitória-Salvador

4

Salvador-Recife

4

… 07/09 [se der, antes]
Refeno 6

25 a 28/09 = 6

Por fim, Henrique Freitas fala da expectativa para a navegada rumo à Refeno e a participação na regata que conta com 300 milhas náuticas de percurso, ou 560 km entre céu e mar. “Estou com a fé nos 9 meses da subida e da descida, com paz, boa cozinha, bom tempo, mar aberto, novas amizades no caminho, sobretudo isso. Na regata em si, os amigos que vão junto são muito competentes e aguerridos, confio neles. O barco é muito bom e rende bem. Estamos guardando um jogo de velas dedicado para a regata e usaremos outras para subir até lá. Então vamos como iniciantes, mas podemos surpreender, eventualmente. Enfim, o fato de ir e de participar já nos realiza plenamente. Não tenho dúvida que representaremos bem o Clube dos Jangadeiros!”, disse.