Clube dos Jangadeiros promove 1º festival de vela feminina em Porto Alegre
Foi realizado o descerramento do mural de homenagem ao esporte na categoria feminina, como forma de reconhecer e fortalecer a presença da mulher na modalidade de Vela.
Esportes que antes eram praticados predominantemente por homens estão cada vez mais ganhando adeptas da modalidade feminina, apesar de mulheres ainda vivenciarem situações de machismo no esporte. Esse foi um dos temas centrais da mesa redonda promovida no 1º festival de Vela Feminina do Clube dos Jangadeiros, o papel da mulher no esporte. O Festival de Vela Feminina também contou com um aulão de yoga ao ar livre, com a professora Manoela Segabinazi que reuniu as participantes ao lado da Escola de Vela para a prática.
Em uma conversa despojada, mediada pela velejadora Maximilia de Paula, na presença de convidados, a atleta olímpica Ana Barbachan e Cláudia Balestrin, Membro conselho de administração da CBVELA, contaram suas experiências pessoais com o esporte. Além de abordarem a importância do incentivo às mulheres na Vela não só para valorizar o esporte, mas também desmistificar que a modalidade é algo apenas para homens. O 1º Festival de Vela Feminina do Jangadeiros, contou com a presença do Comodoro Pedro Pesce que prestigiou a mesa redonda.
A ação foi uma forma de reconhecer as atletas que praticam a Vela, pois suas participações em competições regionais e nacionais muitas vezes precisam de incentivos físicos, psicológicos ou financeiros. Na ocasião, o festival também promoveu uma cerimônia de descerramento do mural homenagem ao esporte na categoria feminina, uma maneira de reconhecer e fortalecer a presença das atletas na modalidade de Vela.