Clube dos Jangadeiros inaugura novos barcos de vela rádio controlada na Escola de Vela Barra Limpa
Com regata festiva que reuniu velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na ilha do clube, evento marcou o início de uma nova flotilha da classe IOM através dos veleiros cedidos pelo associado Armando Ramos.
As águas do Guaíba receberam uma regata festiva na tarde deste sábado, 25 de janeiro, para celebrar a inauguração dos novos barcos de vela rádio controlada do Clube dos Jangadeiros. O evento contou com a participação de 13 velejadores divididos entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de amigos e familiares.
Os cinco veleiros da classe IOM, sigla para International One Metre, foram cedidos pelo associado Armando Ramos à Escola de Vela Barra Limpa, que passará a contar com uma nova flotilha para os barcos de um metro.
Antes das regatas, o Comodoro Pedro Pesce agradeceu a contribuição de Armando para o clube, destacando a receptividade do Campeonato Mundial realizado na ilha, em novembro de 2019. “Este momento reflete o sucesso do Mundial de IOM sediado pelo Jangadeiros, trazendo uma nova opção de classe no clube e nos oportunizando a conhecer cada vez mais as competições de regatas de vela rádio controlada”, disse o Comodoro.
O associado Armando Ramos, que esteve na equipe brasileira do Mundial de 2019, ressaltou a parceria entre a classe e o clube como um dos fatores principais para o início da prática na EVBL. “Nos últimos anos contamos com a grande parceria do Clube dos Jangadeiros, que recebeu as competições da classe e, por fim, sediou um grande evento como o mundial. Nossa intenção era deixar um legado do IOM para o clube e, a partir disso, surgiu essa iniciativa de levar trazer uma nova flotilha para a escola de vela”, destacou.
A montagem dos barcos, os controles e os detalhes das regatas foram explicados por Robertinho Alvarenga, que também competiu no mundial da classe IOM no Jangadeiros. O Vice-Comodoro de Esportes, Francisco Freitas, e os atletas da Flotilha da Jangada, Artur Beltrão e Lucas Geyer, utilizaram os novos barcos nas regatas do dia.