36º Sul-Americano de Snipe já tem os primeiros campeões
Os primeiros campeões do 36º Campeonato Sul-Americano da classe Snipe foram conhecidos nesta terça-feira, 15 de abril, em uma tarde de ventos fortes e céu azul, na zona sul de Porto Alegre, onde as provas estão sendo realizadas. As condições só permitiram a realização de uma regata, que foi vencida pelos os velejadores gaúchos George “Dodão” Nehm e Roberto Paradeda, do Clube dos Jangadeiros. O resultado garantiu o título à dupla, que já liderava na categoria Master. O segundo lugar ficou com Marco Aurélio Paradeda e Fábio Pillar, também do Jangadeiros, seguidos por Ivan Pimentel e João Kraemer, do Iate Clube do Rio de Janeiro. “Foi um grande campeonato, com dois excelentes dias de velejadas. Não esperava vencer, então foi ainda mais legal. Só tenho a agradecer ao Beto, que é um grande velejador e me ajudou muito”, disse Dodão. “Conheço o Dodão desde que eu era criança. Ele sempre foi um exemplo pra mim e competir com na proa dele foi sensacional”, emendou Paradeda.
No Misto, mais uma vitória do Jangadeiros, desta vez com Gabriel “Bolinha” Kieling e Géorgia Rodrigues. A jovem dupla travou uma acirrada disputa com Alexandre Paradeda e Larissa Juk. “Depois de tudo que o Alexandre me ensinou nos nossos seis anos de parceria, correr contra ele foi sensacional”, comemorou Bolinha, que, ao lado de Paradeda, conquistou em 2014 os títulos do campeonato brasileiro e dos Jogos Sul-Americanos, na classe Snipe. “Foi o meu primeiro campeonato no leme, mas contei com a ajuda da Gica, que é uma grande velejadora e acrescentou muito ao barco”, frisou o velejador porto-alegrense.
Nesta quarta-feira, 16 de abril, começará a disputa na categoria Aberto. Cerca de quarenta tripulações, de seis países, estarão presentes na raia. As prova vão até o próximo sábado, 19 de abril.
O 36º Campeonato Sul-Americano de Snipe
Realizado pelo Clube dos Jangadeiros entre os dias 13 e 19 de abril, o evento reúne mais de uma centena de velejadores, incluindo campeões mundiais, pan-americanos, sul-americanos e brasileiros. Atletas brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos, peruanos e equatoriano disputam as regatas nas raias da Pedra Redonda e da Tristeza, zona sul de Porto Alegre. A competição é parte da seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2015 e tem patrocínio da Modular Cargas e apoio da Staub, da Equinautic, da Fundergs, da Ritter, do Boteco Natalício e da Olimpic Sails.
Súmula final do 36º Campeonato Sul-Americano de Snipe – Categorias Master e Misto.
Fotos: Marcos Méndez/SailStation.com (marcos.mendez@sailstation.com).