Autorização para o desassoreamento do canal de acesso ao clube é emitida pela Fepam
Há bastante tempo o clube vem se esforçando para poder receber a autorização do órgão competente, a Fepam, para iniciar os trabalhos de dragagem no canal de acesso ao clube. Com muita alegria o Comodoro Pedro Pesce recebeu da LFD Engenharia, empresa contratada para a tramitação do processo no órgão ambiental, esta autorização no dia 31 de janeiro de 2023 permitindo o início imediato dos trabalhos. Nesta terça, 07 de fevereiro, foi realizada uma reunião da comodoria com o Sr Alexandre Hagemann diretor da empresa Superfície Engenharia, já contratada para o serviço de dragagem. Na reunião foram revisados os termos da autorização recebida bem como ajustados os meios necessários do clube e da Superfície Engenharia para o início mais breve dos trabalhos de dragagem. Ajustado o cronograma financeiro das significativas despesas com o Vice Comoro Luiz Fernando Schramm, espera-se que dragagem comece logo após o início de março, tempo mínimo solicitado para mobilização de todos os equipamentos, equipe e levantamentos batimétricos necessários.
Fatos importantes sobre a autorização recebida:
- Autorização válida de 31/01/2023 a 31/01/2024
- A extensão a ser dragada é de 285 metros, dentro da área delimitada pelas boias de nosso canal de acesso.
- Local de deposição do material dragado: LAT -30.109569999003, LONG -51.26959 (área profunda próxima ao canal)
- Largura do canal a ser dragada 15 metros
- Profundidade a ser dragada 2,20 metros referenciado no zero hidrográfico. Apenas como referência, nesta estiagem intensa, a régua de referência teve seu vale mais intenso no final de dezembro de 2022, ficando em + 20cm (nesta ocasião extrema, o ponto de menor profundidade de nosso canal teria 2,40m)
- A duração dos trabalhos completos de dragagem deve ser de 1 mês.
- A dragagem será realizada em “duas passadas” de aproximadamente 7,5m de largura, não obstruindo a navegação durante os trabalhos.