Lorenzo Balestrin e Pedro Henrique Gambino são campeões no BRASIL CENTRO DE OPTIMIST

2222

Competição na Baía de Guanabara, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, define equipe jovem para torneios internacionais

​​Um dos mais importantes campeonatos no calendário da Vela Jovem Nacional, o Brasil Centro da Classe Optimist terminou neste domingo, 16 de abril, nas águas da Baía de Guanabara. Válida como segunda e última etapa da Seletiva Nacional para a Equipe Brasileira Jovem, a competição definiu os atletas que disputarão os torneios internacionais da Classe em 2017 (a primeira etapa foi o Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro, em Vitória). O evento, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro, teve como vencedor, entre os veteranos, Lorenzo Balestrin, com 62 pontos perdidos. Na categoria estreante, Pedro Henrique Gambino ficou com o ouro, com um total de 15 pontos perdidos, ambos do Clube dos Jangadeiros.

Ao todo, 135 velejadores veteranos e 29 estreantes participaram do torneio. No último dia de competições, o vento demorou para estabilizar na raia da Baía de Guanabara e, somente após as 14h, foi possível iniciar os procedimentos de largada. Foram realizadas, então, duas regatas de veteranos e uma de estreantes. Contando todos os dias de campeonato, foram 11 regatas da categoria veterano e sete da categoria estreante.

O evento também ficou marcado por uma clínica teórica e prática com treinadores da classe, promovida pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e pelo ICRJ, sob o comando de Walter Böddener e Bruno Di Bernardi. O objetivo foi instruir sobre as melhores práticas e métodos de treinamento dos velejadores mais jovens. Os encontros aconteceram nos dias 9, 10 e 11, das 18h às 20h, também no Iate Clube do Rio. Já o acompanhamento técnico das regatas, com reuniões de manhã e à tarde, de acordo com a dinâmica das flotilhas, foi realizado com o intuito de avaliar e discutir com os técnicos o desempenho dos atletas durante a competição.

As Clínicas e o Brasil Centro de Optimit 2017 foram organizados pela CBVela e pelo Iate Clube do Rio de Janeiro. A CBVela conta com patrocínio máster do Banco Bradesco e do Grupo Energisa para o projeto de Vela Jovem.

Ranking de classificação para os campeonatos internacionais 

O ranking de classificação para os campeonatos internacionais é estabelecido a partir das regatas do Campeonato Brasileiro de Optimist e do campeonato regional escolhido como seletiva, que neste ano foi o Brasil Centro de Optimist. Veja como ficou o ranking:

Ranking de classificação 2017

O ranking estabelece a prioridade de preenchimento das vagas para os seguintes campeonatos internacionais:

– Campeonato Mundial de Optimist 

5 velejadores

11/07 a 21/07 – Tailândia – Royal Varuna Yacht Club

– Campeonato Europeu de Optimist 

4 velejadores, devendo existir pelo menos um velejador de cada gênero

30/07  a 6/08 – Bulgária – Yacht Club Bourgas

– Campeonato Norte Americano de Optimist

15 velejadores, devendo existir pelo menos 4 velejadores de cada gênero

25/06 a 02/07 –  Canada – Royal Canadian Yacht Club em Toronto

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

Divulgacao (3)