Atletas da Flotilha da Jangada garantem conquistas em bom desempenho no Campeonato Brasil Centro de Optimist
Regatas competitivas e acirradas marcaram o encerramento da competição que contou com os velejadores veteranos e estreantes da classe na Represa Guarapiranga.
O Campeonato Brasil Centro de Optimist chegou ao fim na tarde deste domingo, 04 de julho, com a disputa das regatas finais entre os atletas veteranos e estreantes na Represa Guarapiranga, em São Paulo.
Sob o comando do técnico Tiago Brito, os atletas da Flotilha da Jangada representaram o Clube dos Jangadeiros na competição, que contou com a participação de 73 atletas da classe (53 veteranos e 20 estreantes) no Brasil em um evento marcado pelas regatas competitivas e acirradas no Yacht Club Santo Amaro.
Nos veteranos, Pedro Rosa conquistou o 3º lugar na categoria juvenil e terminou em 7º na classificação geral. Isabella Zorzi garantiu o 1º lugar na categoria infantil feminino (24º no geral). Com destaque para a vitória na sétima regata da série, Felipe Strassburger encerrou em 19º e João Pedro Prandini ficou em 26º na classificação geral.
Entre os estreantes, Sofia Cerqueira garantiu o primeiro lugar na categoria mirim feminino, encerrando em 4º na classificação geral. A velejadora Fernanda Schramm também conquistou o primeiro lugar na categoria infantil feminino e fechou em 7º no geral.
“Participar deste campeonato foi muito importante visando os próximos desafios da classe, como o Campeonato Brasileiro e a Seletiva. Além disso, para nós é muito bom manter esse ritmo de regata e de competições, então procuramos aproveitar ao máximo quando viajamos para disputar os campeonatos da classe”, destacou o técnico Tiago Brito ao falar sobre a participação da Flotilha da Jangada no evento.
O treinador ainda destacou as condições das regatas e a desempenho dos velejadores na Represa Guarapiranga. “As regatas foram bem abertas e a raia dava possibilidades a todos os atletas, permitindo que as disputas só acabassem ao fim das regatas. É uma raia que te força bastante a pensar em tática e aprender a velejar mais pelo vento, sem ter tantos fatores como a onda e corrente. As condições foram de vento bem rondado e nossos velejadores conseguiram fazer um exercício mental muito bom, tivemos alguns reveses, mas o que importa para gente é o velejo em si”, disse.
O Campeonato Brasil Centro de Optimist foi realizado pelo Yacht Club Santo Amaro e contou com o apoio da OPTIBRA, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP).