Atleta olímpica Ana Barbachan é a convidada especial da nova edição do Janga Sail Talks Live

Treinadora dos veteranos da Flotilha da Jangada vai destacar a importância da classe Optimist na trajetória da vela em live no Instagram do Clube dos Jangadeiros.

Atleta olímpica Ana Barbachan é a convidada especial da nova edição do Janga Sail Talks Live

Com o tema De volta às origens: o papel do Optimist na trajetória dentro da vela, a nova edição do Janga Sail Talks Live, que acontecerá na quinta-feira, 9 de julho, vai contar com a participação especial da atleta olímpica e treinadora da Flotilha da Jangada, Ana Barbachan.

No bate-papo, que será realizado no Instagram do Clube dos Jangadeiros e inicia às 19h, Ana vai falar sobre sua trajetória na vela, destacando algumas histórias do período em que velejou na classe Optimist e como isso ajudou na sua formação como atleta.

Recentemente, a atleta olímpica assumiu o posto de treinadora dos veteranos da Flotilha da Jangada, o grupo de velejadores da classe Optimist do Jangadeiros. Após os primeiros contatos e reuniões em ambiente virtual com os atletas, Ana já conduziu os treinamentos dos atletas nas águas do Guaíba e vai comentar também sobre este novo desafio.

Não perca! Para assistir a nova edição do Janga Sail Talks Live basta acessar o aplicativo Instagram, entrar no perfil do Jangadeiros (@clubedosjangadeiros) no horário do evento e clicar sobre a foto do Clube. Após a live, o programa será disponibilizado no Youtube e Facebook do Jangadeiros.

Carreira da atleta Ana Barbachan na Vela
A atleta olímpica Ana Barbachan iniciou sua carreira na vela aos 11 anos de idade, no Optimist, onde velejou até os 15 anos. Na classe, disputou diversos campeonatos nacionais, como o Campeonato Brasileiro, Sul-Brasileiro e Estadual, e também internacionais, como o Campeonato Europeu da classe.

Na transição após Optimist, passou para a classe 420. Entre o leme e a prova do novo barco, competiu nos principais campeonatos nacionais e sul-americanos. Aos 18 anos começou sua trajetória no 470. Na classe olímpica, conquistou 5 medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze em etapas da Copa do Mundo de Vela, garantindo conquistas nos principais campeonatos da classe e duas participações em Olimpíadas ao lado de Fernanda Oliveira: a primeira, em Londres 2012, onde ficou no sexto lugar, e a segunda, no Rio 2016, onde ficou em oitavo lugar.

Atualmente, garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, e segue ao lado de Fernanda Oliveira nos treinos em preparação para sua terceira participação em Olimpíada.