Atleta do Jangadeiros compartilha dicas para uma alimentação saudável
Velejadora e nutricionista, Geórgia Rodrigues separou algumas sugestões para refeições alusivas ao Dia da Saúde e Nutrição.
Nessa terça-feira, 31 de março, é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição. A data ressalta a prática de uma boa alimentação e a escolha por oções de refeições saudáveis.
Atuando como nutricionista desde 2018, a velejadora Geórgia Rodrigues destacou algumas dicas para salientar a importância do dia. “Desde pequena gosto de me alimentar bem. Sentindo os impactos positivos de uma boa nutrição, tenho vontade de ajudar as pessoas a se sentirem da mesma maneira”, disse.
Abaixo, confira as sugestões da nutricionista para uma alimentação saudável:
1.Ter consciência de tudo que comemos:
Existe muita informação sobre saúde circulando sem base científica e, principalmente, informações manipuladas pela indústria de alimentos, fazendo com que alimentos não saudáveis pareçam saudáveis.
Cabe a nós raciocinar sobre o que estão nos dizendo e tomar nossas próprias decisões em relação ao que entra ou não em nosso organismo.
Afinal, a cada garfada construímos nossa saúde!
O que estamos comendo está nos deixando dispostos e cheios de energia ou o contrário?
2.Coma alimentos que venham da natureza!
Alimentos que vem da natureza tem os nutrientes perfeitamente bem distribuídos.
Alimentos fabricados pelo homem são repletos de aromatizantes, conservantes e substâncias sintéticas que intoxicam nosso organismo provocando diversas doenças, como vemos atualmente: câncer, diabetes, doença cardiovascular, etc.
Além disso, poluem o meio ambiente com embalagens, emissões de gases tóxicos e agrotóxicos sem qualquer preocupação com o mundo que vivemos.
3.Não conte calorias, conte nutrientes!
Vejo muitas pessoas contando calorias quando deveriam contar nutrientes.
Nosso organismo é uma grande orquestra. Nossos orgãos funcionam em sinergia e, para que as células que constituem nossos órgãos funcionem, precisamos de nutrientes.
Os nutrientes são essenciais para que a orquestra toque da melhor maneira possível.
Ela vai tocar de qualquer maneira.
Pode ser de maneira sincronizada e harmônica quando nos sentimos bem e saudáveis.
Ou ela pode tocar sem harmonia e sintonia que é quando nos sentimos mal e sem saúde.
4.Pule a dieta, apenas coma saudável!
Seguir uma dieta restritiva só vai te gerar compulsão.
Você não é uma máquina e não precisa de um computador calculando quantas gramas de cenoura e beterraba você deve comer. Insisto, coma alimentos que venham da natureza e você não precisará se preocupar com dieta!
5.Se alimente com sabedoria.
Cada organismo é um organismo. Cada metabolismo funciona de uma maneira.
Por exemplo: Se você é ansioso não exagere no café, você ficará mais ansioso ainda! Beba chá de camomila que te ajudará a ficar mais calmo e raciocinar melhor.
Aprenda a ler rótulos, analise os ingredientes que estão nos produtos que você consome. Se você não reconhecer os ingredientes, seu corpo também não vai.
6.Faça o básico, não complique!
Você não precisa do alimento milagroso, nem da dieta da moda para ter uma saúde ótima!
Faça o simples: Beba água, coma legumes, frutas e verduras (5 a 7 porções diferentes ao dia), durma entre 8h a 10h por noite, deixe de lado o que não te convém mais (açúcar, gorduras, alimentos industrializados, refrigerantes) exercite- se (alongue-se, faça yoga, caminhe, nade, corra).
Uma dica para adicionar mais frutas e legumes no seu dia a dia é fazer sucos e smoothies, Siga meu Instagram @georgiagica_. Lá eu posto algumas receitas!
Faça o que faz sentido para você! Pela sua saúde e pelo meio ambiente. Alguns hábitos estão tão enraizados em nós que precisamos de ajuda! Querer é o primeiro passo, se você sabe o que não te convém e não consegue mudar isso, procure um profissional para te ajudar nesse processo de ganho de saúde!