Associada Aimée Soares lança livro em homenagem aos 45 anos da Escola de Vela Barra Limpa

Além de depoimentos especiais sobre a escola do Clube dos Jangadeiros, publicação conta com o histórico de sucesso da pioneira no ensino de velejar no Rio Grande do Sul.

 

Na tarde desta quinta-feira, 27 de maio, foi realizado o lançamento oficial do livro que conta a história de 45 anos da Escola de Vela Barra Limpa no Clube dos Jangadeiros. A publicação especial teve redação e coordenação editoria realizada pela associada Aimée Virgínia Bento Soares e reúne os grandes momentos de sucesso e grandeza da escola que é pioneira no ensino de velejar no Rio Grande do Sul.

A solenidade foi realizada próximo à sede da EVBL, e contou com a presença especial de Helga Hunsche, Carla Hunsche e Cláudia Hunsche Pinto Ribeiro, irmãs do velejador Walter Hunsche, conhecido pelo apelido de Barra Limpa, que dá nome à escola no Jangadeiros. Participaram também do encontro os ex-diretores e sócios que contribuíram ao longo dos 45 anos de história da instituição.

O Comodoro Pedro Pesce iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos e destacando a história da EVBL e enaltecendo a importância da doação da escola feita pelo casal Werner e Alicie Hunsche, em memória ao seu filho Walter. Além disso, ele também ressaltou o pioneirismo da entidade na formação de atletas e a grandeza da escola no clube.

Logo após, a sócia Aimée Soares falou sobre como surgiu a iniciativa de escrever um livro sobre a Escola de Vela Barra Limpa. “O projeto surgiu de uma iniciativa do então Diretor da EVBL, Luiz Eduardo Paradeda, que tinha a intenção de lançar um livro contando a história da escola por ocasião de seu 43° aniversário, há pouco mais de dois anos. Gostei muito da ideia, porque seria uma maneira de divulgar o quanto essa escola é importante para o clube. Comecei então a trabalhar, reunindo dados que reforçavam minhas lembranças. Afinal, testemunhei todos os acontecimentos que envolveram a escola, do anúncio oficial de doação, feito pelo casal Werner e Alicie Hunsche em ocasião solene, até a conclusão da obra e o início das atividades”, disse.

Além dos fatos históricos sobre a escola, Aimée ainda contou que obteve depoimentos de ex-diretores e colaboradores da escola, localizando até duas ex-diretoras que moram no exterior: Vivian Leke, na Suécia e Erika Lessmann, em Abu Dhabi. “Então, o projeto dormiu mais de um ano na gaveta porque estava difícil viabiliza-lo, não tínhamos verba. De repente, recebi a notícia de um patrocínio, oferecido por Margaret Biasi, que foi a primeira professora da escola, junto com João Carlos Cavalcante. Mesmo assim, fiquei bem travada porque os custos iam bem além. Foi quando, comentando o assunto com Rodrigo Aquino, técnico esportivo da EVBL, recebi dele a sugestão de apresentar o trabalho em e-book. Isto foi providencial. Com a verba que tínhamos, foi possível recorrer ao trabalho da Designer Gráfica, Beatriz Canozzi Conceição, responsável por toda a programação visual. E ainda foi possível a impressão de 40 exemplares do livro”, revela.

Os primeiros exemplares foram entregues às irmãs Helga Hunsche, Carla Hunsche e Cláudia Hunsche Pinto Ribeiro. “Estamos muito felizes de estar aqui e ver a constatação do sucesso ao longo destes anos, com a formação de jovens, cidadãos e atletas. Não tem nada mais gratificante para nós, e também para meus pais, que fizeram essa doação, do que acompanhar esse trabalho coletivo da escola e ver que ela está perpetuando e que está tudo lindo, formando tantas crianças, adolescentes e todas as pessoas envolvidas. O mais importante é o legado e o trabalho de todos que estão acreditando, ensinando e formando. A educação é a melhor coisa que deixamos para a vida”, disse Cláudia Hunsche Pinto Ribeiro.

A Diretora da EVBL, Sabrina Crespo, também agradeceu o trabalho e dedicação com a escola e, em seguida, entregou uma lembrança especial para Aimée Soares e Margaret Biasi. Por fim, ex-diretores, sócios e a Comodoria foram recebendo os exemplares do livro (lista abaixo).

Comodoria
Comodoro Pedro Pesce, Vices- Comodoros Luiz Fernando S. Pereira, Carlos Humberto Goidanich, Antonio Joaquim Machado e Alexandre Gadret.

Conselho Deliberativo
Presidente Paulo Renato Paradeda

Escola de Vela Barra Limpa
Diretora Sabrina Crespo, Rodrigo Aquino, Cláudia Grilho e Margaret S. Biasi -(1° prof. da EVBL).

Família Hunsche
Helga Hunsche, Carla Hunsche e Cláudia Hunsche Pinto Ribeiro.

Ex-diretores da EVBL
Helga Piccolo (Representada por Hilton Piccolo), Marga Paradeda, Kurt Egon Keller, José Adolfo Paradeda, Renato Reckziegel, Thomas Burger, André Becker, Wagner M. Pereira, Michael Weinschenck, Francisco Freitas, Marcelo Kern, Henrique Freitas, Priscila Trainini H. Plentz, Luiz Eduardo Paradeda e Waldemar Bier.

Designer Gráfica do livro
Beatriz Canozzi Conceição

Amigos/colaboradores:
Cláudio Alberto Aydos, Eduardo Pellanda, Alfredo P. Pinheiro Corrêa, Cleonice Bourscheid e Margit Steiner Lamachia.

Finalizando, a sócia Aimée destacou o legado do projeto. “Com esse trabalho, as futuras gerações vão poder conhecer a linda história da Escola de Vela Barra Limpa, o motivo de sua criação, que foi um episódio muito emocionante, e talvez se sentirem motivadas a praticar o esporte da vela, que proporciona excelentes ensinamentos e influencia positivamente os jovens, como aconteceu com o Walter “Barra Limpa” Hunsche”, disse.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O E-BOOK DA EVBL

Confira as fotos do evento: