Hobart confirmado no Circuito Conesul
Mais um barco do Clube dos Jangadeiros estará na disputa do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano, que será disputado de 13 a 21 de setembro. Com vitórias em regatas de Oceano, o comandante do Hobart, Airton Schneider e sua tripulação, querem manter a performance das últimas competições, como o segundo na Regata Quebra Gelo, que terminou com mínima diferença para o primeiro colocado, o San Chico 3. Nesta entrevista, Schneider fala da importância da classe ORC Internacional e da expectiva para a importante regata de Oceano no Estado.
Como vocês se prepararam para participar do Circuito Conesul?
– Primeiro, a nova medição da ORC é muito mais justa e nos estimulou a fazer pequenas alterações em velas, barco e peso de tripulação que, achamos, pode tornar a competição mais justa. Segundo, a regata quebra gelo foi ótima para treinarmos e avaliar onde podemos melhorar.
Quantos torneios vocês já participaram? Quais ganharam?
– Já corremos 2 Conesul, 2 Cayru e 3 Copa Cidade. Fizemos fita azul no ano de 2013 na Seival e Ilha das Pombas e ganhamos uma Copa Cidade.
Como vai a tripulação para a competição?
– Estamos motivados e tudo está pronto. Nos preparamos treinando na regata quebra gelo . Falta velejar bem e se divertir, que é o objetivo principal da nossa tripulação. E sempre é uma oportunidade de velejar com pessoas de alto nível e com o meu filho, que assumiu a proa neste ano. Vamos com 7 tripulantes, além de mim (timoneiro) irão também o Artur (proeiro), Henrique (mastro), Átila (secretaria), Lampião e Gabriel Bolinha (escota) e o Beto (escota da vela grande e tática).
O que vocês esperam da competição? Estão otimistas na vitória?
– Esperamos nos divertir e, se der, chegar na frente . Os outros velejadores não vão facilitar, isso eu tenho certeza.
Após o Conesul, qual vai ser o foco da equipe?
– O foco ? Vamos colocar a churrasqueira na popa e assar um entrecot, e claro, o Troféu Cayru vem aí em outubro.