JANGA NEWS – ED 20 – 2024

Balanço das ações do Jangadeiros nas enchentes no RS

O Clube dos Jangadeiros demonstrou, ao longo das últimas semanas, durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o seu grande impacto na comunidade de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul — o que vai muito além do universo náutico.

Foram 11 dias de dedicação, em que aproximadamente 65 pessoas se envolveram em turnos de nove horas, com o uso de 19 embarcações. Ou seja, um total estimado de quase 6,5 mil horas de trabalho em salvamentos e apoio logístico.

“O clube foi atuante. Fico esperançoso para que, assim que essa água baixar, consigamos restabelecer a situação o mais brevemente possível. Temos de ressaltar o apoio do nosso corpo de funcionários e dos marinheiros. É muita solidariedade e muita cooperação nesses dias que vieram e que estão por vir”, destacou Henrique Milano Bergallo, Vice-Comodoro Administrativo do Jangadeiros.

Juntamente com outros clubes e velejadores, nossos funcionários e associados voluntariamente desempenharam um papel crucial nos esforços de resgate de pessoas atingidas pelas cheias e temporais, colaborando ativamente com as autoridades locais para salvar vidas e oferecer assistência às vítimas das enchentes. No Pontal, foram contabilizados 2 mil resgates de pessoas e 800 animais.

A participação do Jangadeiros nas ações exemplifica o compromisso do clube com a sociedade e destaca a importância das parcerias entre diferentes instituições para assegurar o desenvolvimento da nossa comunidade.

 

Jangadeiros preserva patrimônio com ações preventivas

O compromisso do Clube dos Jangadeiros com a proteção do patrimônio de seus associados permanece, mesmo diante dos desafios impostos pelas cheias do Guaíba. Na noite de segunda para terça-feira (13 para 14 de maio), quando os ventos se somaram à previsão de uma nova elevação do nível do rio, o clube enfrentou uma situação crítica. No entanto, os resultados dos esforços preventivos foram efetivos, garantindo a preservação dos barcos e do patrimônio tanto do clube quanto de seus associados.

“Os marinheiros do clube de plantão fizeram diversas rondas, levando mais de uma hora em cada ocasião, revisando e ajustando as amarras de todos os barcos. O pessoal está de parabéns pela dedicação e profissionalismo em situação climática bem desfavorável”, relatou o diretor do clube Pedro Chiesa, que participou do monitoramento.

Desde o início das chuvas, cheias e ventos, o Clube dos Jangadeiros se mobilizou em trabalhos preventivos para evitar danos às embarcações e ao patrimônio dos associados. Essas iniciativas incluíram a revisão das amarras, dos enroladores de genoa e dos cuidados com a capotaria das embarcações, como biminis e dog houses.

Os próximos passos envolvem a realização da limpeza e reformas na sede do clube, uma vez que as águas baixem e a situação se estabilize.

 

Cancelamento de regatas da FEVERS

As regatas da temporada da FEVERS que o Clube dos Jangadeiros receberia no próximo final de semana, 18 e 19 de maio, foram canceladas em função da enchente do Guaíba. O Janga receberia regatas da classe optimist.