Família de capivaras transferida do Clube dos Jangadeiros está em habitat mais seguro para o seu desenvolvimento
Matéria do jornal Zero Hora mostra que os animais estão em uma propriedade rural no distrito de Itapuã, em Viamão e são monitorados a todo momento
Depois de três anos, a família de capivaras que fazia parte do dia a dia do Clube dos Jangadeiros foi transferida, no início de junho, para uma propriedade rural no distrito de Itapuã, em Viamão. A mudança para um habitat mais seguro aos bichos visou o bem-estar tanto dos animais quanto dos frequentadores da Ilha dos Jangadeiros. As capivaras estão bem e em total segurança.
Em matéria realizada pelo Jangadeiros para a Zero Hora, o clube mostra que a mudança para um novo local já era estudada há pouco mais de um ano, quando a família de capivaras começou a crescer dentro da nossa ilha. Mais de um mês após a transferência, os animais não poderiam estar em um lugar melhor. A família está conectada ao novo habitat, mais reservado e longe de um contato maior com humanos. Fatores essenciais para que se desenvolvam com total saúde.
Segundo a médica-veterinária Desireé Möller, sócia do restaurante O Butiá, localizado na fazenda onde as capivaras foram transferidas, conta que os animais estão bem e em segurança. “Eu tenho observado elas em alguns finais de tarde, à beira do rio. Não tem tido incomodação de outros bichos, assim como com as pessoas. Em algumas manhãs, o pessoal que trabalha por ali consegue sempre escutar, até mesmo vê-las algumas vezes”, diz Desireé, que finaliza convidando os interessados para visitar os animais quando quiserem.
O local para onde foram transferidas possui área de 200 hectares e está situado ao lado do Parque Estadual de Itapuã, reserva ecológica e de preservação ambiental. Para que as capivaras fossem removidas com segurança do Jangadeiros, foi montado um plano de ação com os órgãos competentes e a empresa Athena, especializada no manejo de animais silvestres. Os animais estão microchipados e, com isso, podem ser monitorados e acompanhados a qualquer momento.
Confira a matéria completa da Zero Hora clicando aqui.