Fogo Simbólico emociona e exalta patriotismo no Jangadeiros
Dia começou na Redenção e terminou em um ato cívico na escola de vela
O Clube dos Jangadeiros teve um sábado (3) de muito patriotismo. Pela manhã, Marcelo Bernd e Lucas Zorzi, atletas do clube, buscaram o Fogo Simbólico da Pátria no Parque Farroupilha. Uma viatura militar trouxe os atletas e a chama até o clube, onde um revezamento com atletas do Jangadeiros foi feito. Eles fizeram uma corrente, passando a chama de mão em mão, até chegar na Pira da Pátria, localizada em frente à escola de vela. A medalhista olímpica Fernanda Oliveira teve a honra de acender a pira, dando início a um ato cívico em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.
Na Redenção, Marcelo e Lucas tiveram a companhia do Comodoro Pedro Pesce, do Vice-Comodoro de Esportes Carlos Humberto Goidanich e do Vice-Comodoro Administrativo Luiz Fernando Pereira. Eles acenderam uma tocha com a chama do Fogo Simbólico, que estava localizado em frente ao Monumento ao Expedicionário. Uma viatura do Exército Brasileiro trouxe os atletas e a centelha até o Jangadeiros, com escolta de batedores.
Na chegada ao clube, o revezamento começou. Peter Nehm, George Nehm “Dodão”, Gabriel Kieling “Bolinha”, Fabio Pilar, Lorenzo Balestrin, Pedro Breternitz, Lucas Zorzi, Gabriel Simões “Dom”, Antônio Rosa, Fernanda Schramm, Sofia Cerqueira, Uma Creixell, João Emílio Vasconcelos, Guilherme Perez, Ian Paim, Joana Ribas, Manoela Cunha, Breno Kneipp, Francisco Freitas “Chiquinho”, Marcelo Bernd, Carlos Henrique de Lorenzi “Déda” e Fernanda Oliveira participaram da corrente. Foi ela que acendeu a Pira da Pátria, acompanhada de sua filha Roberta e do Comodoro Pedro Pesce.
A cerimônia teve a presença ilustre do Capitão dos Portos de Porto Alegre, Capitão de Mar e Guerra, Átrio de Oliveira Cruz, acompanhado de dois marinheiros, que foram os guardiões da chama. Muitos sócios do clube vieram prestigiar o evento. Eles seguiram o revezamento dos atletas e depois se dirigiram à Escola de Vela Barra Limpa, onde foi realizado o ato cívico.