Sistema de Geração de Energia Solar está 100% completo no Clube dos Jangadeiros
Com o funcionamento das placas fotovoltaicas na Ilha, Jangadeiros é o primeiro clube de vela autossustentável em energia no Brasil.
O planejamento pioneiro de investimento em energia solar que visa a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente teve sua conclusão nesta semana, com o sistema de geração de energia 100% completo no Clube dos Jangadeiros.
A energia gerada pelas placas fotovoltaicas instaladas no pavilhão das lanchas, na Ilha dos jangadeiros, já está conectada à rede da CEEE e, com isso, o Jangadeiros se consolida como o primeiro clube de vela autossustentável em energia no Brasil. Esta foi a última etapa da iniciativa desde o início do projeto, que começou a ser desenhado assim que a Comodoria foi empossada.
“Com a conclusão do projeto e o início dos primeiros resultados, começamos a colher os frutos do investimento pioneiro que nos faz ser o primeiro clube de vela autossustentável em energia. Com essa ação, nos orgulhamos em levar a mensagem de preservar os recursos naturais e pensar nas próximas gerações que estão por vir, reforçando a importância da sustentabilidade e trabalhando para fazer um clube cada vez melhor a todos”, disse o Comodoro Pedro Pesce.
Além da pensar nas gerações futuras, como destacou o Comodoro, alguns dos benefícios do uso de energia solar são “a preservação do meio ambiente, a redução de custos e contribuir para um mundo mais sustentável”, assim como o Vice-Comodoro de Obras do Jangadeiros, Jorge Bastian, já havia destacado anteriormente.
É importante destacar que o trabalho foi viabilizado durante a pandemia, período em que a Comodoria seguiu trabalhando com determinação para a implantação das placas fotovoltaicas. O projeto foi desenvolvido e executado pela ENGIE Brasil, empresa especializada em energia renovável.