Dicas do Janga | Confira 7 livros com temática sobre o mundo náutico
Nesta semana, o Dicas do Janga é voltado para os livros sobre a temática náutica. Para isso, separamos algumas sugestões com publicações aclamadas com o tema e, em cada uma das páginas, você vai encontrar grandes aventuras, histórias e muito conhecimento sobre o mundo da vela.
Confira agora sete livros sobre o mundo náutico e seja bem-vindo a bordo:
• Memórias do Mar – Eric Tabarly
O livro conta a história de Eric Tabarly, famoso navegador francês que, a noite de 12 para 13 de junho de 1998, desapareceu no mar enquanto navegava da costa francesa na Bretanha para a Escócia. Atingido pela retranca de seu amado e famoso veleiro Pen Duick. Uma lenda do iatismo, Tabarly, o discreto, o silencioso, o taciturno, sairia de seu retiro na Bretanha um ano antes, para escrever este livro de memórias. Nele, fala de sua infância, de sua vida, de seus anos de aprendizagem, das aventuras como piloto na Indochina e no Marrocos. Sobretudo, fala da grande e total paixão de sua vida, um barco de casco negro, o mais célebre veleiro da França, cujo nome estará para sempre ligado ao seu: Pen Duick. O barco que seu pai o embarcara desde os sete anos de idade.
• A Incrível Viagem de Shackleton – Alfred Lansing
No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente antártico, passando pelo Polo Sul. Mas, a apenas um dia do ponto de desembarque planejado, o Endurance fica aprisionado num banco de gelo no mar de Weddell e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem em placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de retorno à civilização nos botes salva-vidas. Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, Alfred Lansing reconstrói as dificuldades que a tripulação do Endurance enfrentou.
• Na Esteira do Irma – Geraldo Tollens Linck
O livro é fruto das pesquisas realizadas por Geraldo Tollens Linck durante oito anos, é a história verídica do jovem Joachim D. Bormann, sua chegada ao Brasil em 1929, o encontro com os pioneiros da aviação comercial e as aventuras pela costa brasileira, a bordo do Irma, um veleiro de cinco metros e meio. Além da carreira de empresário e escritor, Geraldo Linck foi velejador e teve grande trajetória no Clube dos Jangadeiros, atuando como Comodoro na gestão 1960-1962.
• Cem dias entre o céu e mar – Amyr Klink
Navegando ao lado dos peixes, entretendo conversas com gaivotas e tubarões, remando no meio de uma creche de baleias, Cem dias entre céu e mar é o relato de uma travessia absolutamente incomum: mais de 3500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Verdadeira odisseia moderna, neste livro Amyr Klink transporta o leitor para a superfície ora cinzenta, ora azulada do Atlântico Sul, tornando-o cúmplice de suas alegrias e seus temores, ao mesmo tempo em que narra, passo a passo, os preparativos, as lutas, os obstáculos e os presságios que cercaram a extraordinária viagem.
• Paratii | Entre dois polos – Amyr Klynk
No final de 1989, Amyr Klink partiu no veleiro Paratii para uma viagem que duraria 22 meses. Navegando solitariamente por mais de 50 mil quilômetros, alcançou o continente gelado do Sul e rumou em seguida para as geleiras do Polo Norte. Este é o relato de sua fascinante empreitada.
• O Guaíba e a Lagoa dos Patos | Descobrindo o Guaíba – Geraldo Knippling
Por fim, nada melhor que conhecer a história e conferir as imagens da ‘segunda casa” dos velejadores do Rio Grande do Sul: o Guaíba e a Lagoa dos Patos. Os livros do escritor Geraldo Knippling são guias de navegação recheados com detalhes e fotos com belas paisagens, uma leitura obrigatória para conhecer as informações sobre as regiões.
Gostou das dicas? Se você tem alguma recomendação, basta enviar para o e-mail comunicacao@jangadeiros.com.br. Confira na próxima semana as sugestões de livros das “Dicas do Janga”.