Projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi vai construir réplica em tamanho real do barco utilizado na Guerra dos Farrapos
Iniciativa que tem o objetivo de resgatar e valorizar a história do Rio Grande do Sul teve início nesta semana, em Camaquã.
Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, iniciou a construção da réplica do barco Seival, utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, durante a Guerra dos Farrapos, em 1839. A iniciativa faz parte do projeto Seival e os Caminhos de Garibaldi, idealizado pelo professor Antônio Carlos Rodrigues, na cidade de Camaquã.
A proposta do projeto é recriar o tradicional barco, que terá 15 metros de comprimento e 3,6 de largura, no prazo de um ano, como relata o professor. “Este trabalho representa a valorização do nosso povo, do Guaíba e da Lagoa dos Patos, além de resgatar a história do Rio Grande do Sul. Temos orgulho em ter essa liberdade de construir a réplica do Seival e fazer parte destas memórias da vela gaúcha”, destaca Antônio Carlos Rodrigues.
O professor ainda ressalta que a decisão de realizar esta iniciativa partiu de outros dois projetos em que participou e o contato com a vela: o primeiro, chamado Projeto Navegar: Rio Passo Fundo, da nascente ao mar, realizado em 2013/2014. Já o segundo, promovido entre 2014 e 2015, foi o Velejando pelas águas do Jacuí, que teve o apoio do Clube dos Jangadeiros.
Veja abaixo as imagens do início da construção: