(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 8 de setembro de 2017
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 8 de setembro de 2017
O Ouro da 29er é nosso ! Breno Kneipp e Ian Paim são campeões na Copa da Juventude 2017
Com 12 vitórias em 12 regatas, a dupla do Jangadeiros conquista o mais importante campeonato da vela jovem do Brasil
Jangadeiros é o vice-campeão na disputa por clubes
Atuais campeões brasileiros e sul-americanos de 29er, Breno Kneipp e Ian Paim venceram de ponta a ponta, na classe 29er, a principal competição nacional da Vela Jovem. No total, os dois tiveram 11 pontos perdidos, superando Helena van Swaayde Marchi e Nicole Schiavo Buuck, a dupla segundo colocada, que ficou com 23 pontos. Outra dupla do Janga no 29er, Giovanne Pistorello e Gabriel Simões, finalizou em sexto lugar, com 51 pontos.
O campeonato terminou nesta sexta-feira (8), com as últimas regatas na subsede Maria Farinha do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Recife. “A Copa da Juventude superou todas as nossas expectativas. Tivemos condições ideais de competição. A organização do Cabanga Iate Clube de Pernambuco foi impecável. E contamos com a presença de velejadores do Brasil inteiro”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), celebrando o sucesso da competição, que este ano foi realizada pela primeira vez na Região Nordeste.
Laser Radial: João Emílio e Guilherme Plentz sobem ao pódio
Campeão da Copa da Juventude em 2016, João Emílio Vasconcellos ficou em terceiro lugar na Laser Radial, com 34 pontos, dez a mais do que Tiago Quevedo, o novo campeão. Guilherme Perez mais uma vez avançou no último dia de regatas e ficou com o sétimo lugar na classificação geral, com 77 pontos perdidos. Já Américo Costa, que ganhou posições nos últimos três dias de competição, foi o 12º colocado, com 104 pontos perdidos.
Na RS:X, Guilherme Plentz terminou na terceira posição, com 42 pontos perdidos. O campeão foi Daniel Pereira, que já havia conquistado o título em 2016, com 11 pontos.
Jangadeiros é vice-campeão
Além do título na 29er e das duas terceiras colocações, o Jangadeiros deixou a competição com mais motivos para comemorar. O clube ficou em segundo lugar na classificação geral – a soma de todas as categorias disputadas -, com 270 pontos, sendo superado apenas pelo Yacht Clube da Bahia.
*Na próxima Jangada News, vamos apresentar mais fotos e um bate-papo com os atletas.
Homenagem a Tiago Brito, Antônio Rosa e Lorenzo Balestrin, no dia 1º, também lançou o Jangadeiros rumo aos próximos campeonatos
Foi uma noite de orgulho, reconhecimento e também de anunciar novos planos. Uma cerimônia no último dia 1º (sexta-feira) homenageou os jovens atletas campeões do Jangadeiros que conquistaram títulos e marcas importantes recentes. No momento, também foi anunciado o Projeto6 em 6, que irá mobilizar o Clube, atletas e parceiros em seis importantes competições que o Clube estará sediando nos próximos seis meses.
Vencedores do Mundial Júnior de Snipe, na Espanha, em agosto, Tiago Britoe Antônio Rosa, o Totó, e Lorenzo Balestrin, quarto lugar no Campeonato Norte-Americano de Optimist, eram só alegria. “Estou me sentindo muito feliz, não tenho sentimento que possa expressar isso”, disse Lorenzo, 14 anos. “No campeonato, foi uma alegria enorme na hora de receber o prêmio, pois foi uma competição bem difícil”, comentou.
“Nossa maior arma foi o fato de ter uma grande consistência. Foram sempre regatas boas, seguras”, disse Tiago Brito. “Regatas conservadoras, do jeito que a gente fala”, complentou Totó. “A gente trabalhava com segurança e deu tudo certo”.
Força na vela jovem
O comodoro Manuel Ruttkay Pereira e o multicampeão Alexandre Paradeda exaltaram o valor dos jovens talentos. “É extremamente acolhedor e é bonito ver esses jovens irem tão longe e terem conquistado esta formação aqui na Escola de Vela Barra Limpa”, disse o comodoro.
“O Lorenzinho conseguiu um resultado que há muito o Brasil não conseguia no Optimist. Já o Mundial do Tiago e do Totó era um título que o Clube não conquistava há 20 anos”, acrescentou Xandi. “O clube está no caminho certo, tem vários valores. O Tiago e o Totó encabeçaram essa nova turma com esse mundial e dão muita esperança de fazer grandes resultados nesses campeonatos que temos pela frente”.
A entrega da homenagem aos campeões veio das mãos de outro campeão: Fábio Pillar, o Cachopa: “É muito satisfatório estar aqui homenageando esta dupla que eu acompanho desde criança, quando eu ainda os treinava na classe Optimist. Assim como eu me espelhei em grandes atletas que me antecederam, também pude acompanhar o crescimento desses meninos”, disse.
Projeto 6 em 6 une clube, talentos e parceiros
Rafael Paradeda ressaltou que o projeto inclui um calendário que demonstra a importância do clube no cenário atual da vela no Brasil.”Esses eventos conseguem reunir públicos de diferentes idades e gêneros. Vamos buscar apoios e construir uma programação bem atraente”, disse.
“O Janga será, mais uma vez, o centro da vela. O empenho da nossa comodoria de estimular o esporte em todas as flotilhas com o projeto de aquisição de novos barcos junto ao Comitê Brasileiro de Clubes, a revitalização da Escola de Vela e o incentivo à formação de talentos jovens resultaram na conquista de importantes títulos e na escolha do clube para sediar seis competições de alta relevância na agenda náutica”, acrescentou Xandi Paradeda. “Este é o momento de nos unir para buscar bons parceiros que entendam o quanto esses eventos trarão visibilidade às suas marcas”.
Fique de olho
Campeonato Sulbrasileiro Classe Optimist – 15 a 18 de novembro
BRASCAT 2017 – Campeonato Brasileiro de Hobie Cat– 14 e 16, 10 a 18 de novembro
Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude da Vela 2017 – 10 a 18 de novembro
Regata de Aniversário de 76 anos do Jangadeiros – 2 e 3 de dezembro
Campeonato Brasileiro da classe Snipe – 20 a 27 de janeiro de 2018
Campeonato Sul-americano da classe Snipe – 24 a 31 de março de 2018
Feriado de sol e lazer
O cenário não poderia ser mais inspirador neste feriado de Sete de Setembro no Jangadeiros. O almoço no restaurante da Ilha estava concorrido, o ambiente da piscina em clima de verão e o preparo dos atletas para correr as primeiras regatas do campeonato Sulbrasileiro de Snipe 2017 deu um colorido diferente no Clube.
Semana Farroupilha no Janga
Arroz carreteiro, quibebe, galinhada, feijão mexido, risoto de pinhão, são alguns dos pratos que irão encantar o paladar dos sócios no final de semana após o 20 de setembro. Venha comemorar a data no restaurante da Ilha!
Inspirado em Thomas Edison
Fã do famoso inventor, o vice-comodoro de Desenvolvimento e Marketing, Guinther Staub, recebeu a medalha Jorge Gerdau por defender a bandeira da inovação e da qualidade
Às vezes um livro muda uma vida. Ou a define. Foi o caso de Gunther Staub, vice-comodoro de Desenvolvimento e Marketing do Jangadeiros. “Foi uma biografia do inventor Thomas Edison que caiu na minha mão aos 14 anos. Me recuperava de uma cirurgia de apendicite. Quando morreu, ele deixou 3.600 patentes registradas”, conta. “Desde aquela leitura e com os ensinamentos da família em qualidade procurei inovar e criar coisas”.
A vida dedicada à inovação foi reconhecida na última terça-feira (5) com a Medalha Jorge Gerdau, distinção que reconhece empresários e organizações que mais se destacam na implantação de melhorias contínuas na gestão pela qualidade. A homenagem foi feita durante a entrega dos troféus do 22º Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP).
Outra inspiração: Leonardo Da Vinci
É quando fala de inovação que ele também fala de Thomas Edison, o americano inventor da lâmpada elétrica, do projetor de cinema e de incontáveis entre o final do século XIX e o começo do século XX. “Duas pessoas marcaram a história da inovação: o grande artista e inventor, Leonardo Da Vinci, e o Edison.Os dois foram inquietos desde criança. Edson mal saiu do casamento, foi fazer uma invenção e voltou três dias depois. Até tinha uma pequena cama na oficina, onde ele dormia para não precisar voltar para casa”.
O exemplo do famoso inventor também serve para explicar como funciona a inovação. Embora tenha criado 3.600 inventos, Edison costumava dizer que também fracassou mais de dez mil vezes. “Ele errava e ficava perguntando: onde foi que eu errei? É um dos princípios da inovação e uma diferença para o Brasil”, explica “Quando dá errado nos Estados Unidos, as pessoas se abraçam e vêem onde erraram. No Brasil, não se abraçam e começam a criticar quem errou”.
“Nos anos 50, nossa produtividade era semelhante à da Coreia do Sul e do Japão. Hoje eles estão na frente e nós estamos um pouquinho acima de 1950”.
No caso do Brasil, Staub vê o país tomado por ilhas de inovação, citando a fábrica de aviões Embraer e áreas de excelência como siderurgia, agronegócio, veículos e vinhos. “Nos anos 50, nossa produtividade era semelhante à da Coreia do Sul e do Japão. Hoje eles estão na frente e nós estamos um pouquinho acima de 1950. Fala-se muito em inovação no Brasil, mas enquanto estamos falando, alguém já inventou alguma coisa”.
O Jangadeiros, na visão do sócio, consegue se destacar como um clube inovador. “A história do Clube é vitoriosa. É um dos clubes náuticos que mais conquistou medalhas e tem a Escola de Vela Barra Limpa formando atletas há mais de 40 anos”. Além de vice-comodoro, é um sócio antigo, já jubilado. “Meus filhos, Luis Fernando e Flávio Ernesto já velejaram pelo Clube”, diz.
Fora do Jangadeiros, é diretor da Staub Comunicação e Marketing e há 15 anos atua como voluntário no PGQP, no qual também integra o Comitê de Inovação, além de participar e ter cadeira de conselheiro em uma infinidade de outras instituições.
“O PGQP serviu de base para montar a Fundação Nacional de Qualidade. É um modelo para outros programas. Às vezes me pergunto o que seria do Rio Grande do Sul sem o PGQP”.
Movimentação de atletas no 47º Sulbrasileiro de Snipe 2017. Campeonato encerra no sábado (9)
A classe Snipe, mais uma vez, mostrou a sua força reunindo grandes medalhistas do Clube e de fora do Rio Grande do Sul para o campeonato, entre eles os campeões mundiais Júnior, Tiago Brito e Antônio Rosa. O multicampeão e atual campeão brasileiro, Alexandre Paradeda, acompanhou a cerimônia de abertura conduzida pelo comodoro Manuel Ruttkay Pereira junto com o secretário nacional da classe Snipe, Rafael Gagliotti. “O pessoal daqui é bastante animado. E certamente teremos um nível bastante forte, como todos os campeonatos do Snipe, a classe mais forte do Brasil”, disse.
Anote aí: 14 de outubro, Dia da Criança no Janga
A alegria e expontaneidade das crianças serão festejadas com muito divertimento. Em meio ao verde sem fim do Clube, a garotada será recebida com brinquedos, Hora do Lanche, música e dança. Estamos esperando vocês !
Guilherme Medaglia assina os troféus do Sulbrasileiro
Além de atleta e capitão da Flotilha de Snipe do Janga, Guilherme Medaglia, 20 anos, estuda entalhe em madeira na Casa do Artesão de Porto Alegre com o grande mestre Ary Minotto. Estudante de Publicidade e Propaganda, é ele quem criou a maior parte dos troféus que serão entregues no final da tarde deste sábado (9) aos vencedores do Sulbrasileiro de Snipe 2017, campeonado sediado no Janga desde o feriado de Sete de Setembro.
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2017-09-11 12:11:512017-09-11 12:11:51Jangada News – 8 de setembro de 2017