Jangada News – 01 de julho de 2016





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 1 de julho de 2016

Começa nesta sexta a Semana de Vela de Ilhabela!

A maior competição de vela da América Latina está começando. Serão 135 barcos competindo em 13 categorias diferentes! Além das regatas, o evento ainda terá outras atrações, como o torneio por equipes, o Grand Prix dos 30 pés para C30 e HPE30 e o desfile dos barcos na vila.

O sócio Francisco Freitas, do barco San Chico 3, já está em São Paulo para competir pela classe ORC. “Desde 2008, participamos de quase todas as edições do campeonato, mas nunca estivemos com o barco em melhores condições. Nossa tripulação é formada por nove velejadores, todos muito amigos e que realmente gostam da vela, além de estar muito bem treinada. A expectativa é ótima, estamos preparados”.

Xandi Paradeda e Gabriel Kieling conquistam Medalha de Bronze no Campeonato Hemisfério Ocidental


É do Jangadeiros e dos nossos velejadores, Xandi Paradeda e Gabriel Kieling, o Bolinha, a terceira colocação no Campeonato Hemisfério Ocidental, disputada entre 37 barcos, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Depois de oito regatas, a dupla do CDJ encerrou a competição com 37 pontos. Os campeões são Edgar Diminich e Jaime Santo, do Equador, com 34 pontos.

“Foi uma oportunidade muito legal poder voltar a competir ao lado de um grande amigo. O saldo foi positivo, principalmente porque não conseguimos nos preparar do jeito que gostaríamos, mas apesar da falta de treino, brigamos pelo campeonato até a última regata. Alexandre Paradeda

“O campeonato foi muito bom. Como não velejávamos juntos desde 2014, não esperávamos estar andando bem. Gostamos muito do resultado e sabemos que, se tivéssemos treinado um pouco mais, poderia ter sido melhor.” Gabriel Kieling

Gabriel Kern, Giovanne Pistorello e Guilherme Plentz na Flotilha Bronze do Mundial de Optimist

Desde o último sábado (25), nossos atletas estão competindo em Vilamoura, Portugal, o Mundial de Optimist. Depois de oito regatas classificatórias, o trio do Jangadeiros ficou na Flotilha Bronze. Até o momento, quatro das regatas finais já foram realizadas e ficou assim a classificação da Bronze: Gabriel Kern em 8º; Giovanne Pistorello 28º; e Guilherme Plentz, 45º. São 255 atletas em busca do título da competição, que segue até o dia 4 de julho.

“A condição de vento não está sendo muito favorável para nossa equipe, que é um pouquinho mais pesada, mas mesmo assim, dentro das nossas possibilidades, ainda temos muito o que melhorar, especialmente evitar alguns erros grandes na largada e tentar manter a cabeça boa.”  Átilla Pellin, em entrevista para o site Alma Náutica.

Súmulahttp://optimistworlds2016.com/files/optimistworldchampionship/results/OverallRed.pdf

Parabéns aos velejadores da
3ª Regata Barra Limpa de Oceano!

Chegou ao fim, no último domingo (26), a 3ª Regata Barra Limpa de Oceano. No final de tarde, a premiação foi regada a cachorro-quente e refrigerante. O nosso vice-comodoro de Marketing e Planejamento, Günther Staub, e o gerente de Regatas, Carlos Henrique De Lorenzi, o Dedá, entregaram as medalhas aos vencedores. Participaram nove barcos e cerca de 50 velejadores nas categorias RGS, ORC e Microtoner.

O sócio Emílio Strassburger foi o campeão da Categoria RGS e recebeu o troféu rotativo. Ele conta que achou a premiação “diferente, mas muito bacana. Este troféu é uma obra de arte”. Para ele, as condições para velejar estavam perfeitas e o resultado foi uma surpresa. “Não esperávamos o resultado, mas nossa tripulação toda estava bem ajustada e conseguimos uma regata sem muitos erros”, disse. 

“Há 75 anos estamos celebrando os resultados entre os nossos competidores. Graças aos sócios, aos velejadores do CDJ, a nossa equipe interna e às comodorias, chegamos até aqui”, disse Staub.

 

 

 

Os vencedores da competição foram:

Classe RGS (troféu rotativo)
1º Lugar: Barco Caulimaram (CDJ)
2º Lugar: Barco Vento e Alma (CDJ)

ORC Internacional
1º Lugar: Barco Equilibrium (VDS)
2º Lugar: Barco Delirium (CDJ)

Microtoner
1º Lugar: 14 BIS (SAVA)

Arraial dos Jangadeiros movimentou o clube!

O pavilhão dos monotipos foi o palco da festa junina do Clube dos Jangadeiros, que aconteceu no último sábado (25). Os associados se divertiram com as brincadeiras: teve pescaria, argolas, boca do palhaço, pula-pula e cama elástica, que fizeram a alegria da criançada.

A Rafaela, de 4 anos, que o diga. Quando perguntamos o que ela mais gostou, a resposta foi rápida: “O pula-pula”. A Rafa estava acompanhada do pai, Fernando De Marco, que conta que a família participa todos os anos do Arraial dos Jangadeiros, “achamos muito divertido, tanto para as crianças quanto para os adultos”.

Quem também gostou das brincadeiras foi a Samanta, de 9 anos. A pequena se divertiu com os amigos, especialmente na boca de palhaço e nas argolas. “Eu venho há vários anos aqui, é sempre muito legal”.

 

 

Todos os jogos foram monitorados pelos professores da Escola de Vela, como Lucas Mazim, que ficou encarregado da boca do palhaço. Ele conta que as brincadeiras foram um sucesso. “As crianças adoraram e para gente é muito legal ter essa interação também, conseguimos conversar e conhecer todo mundo”.

As amigas Andréa Amorim e Betina Keller trouxeram as pequenas Marina, de 4 anos, e Maria Helena, 3, para aproveitar o sábado na festa junina. Betina conta que elas começaram a frequentar o arraial do clube ano passado e consideram “a festa maravilhosa, animada, divertida e muito segura”.

 

 

As delícias juninas, claro, também não faltaram. Entre pipoca, pinhão, cachorro-quente e diferentes tipos de bolos, todos puderam sentir o gostinho da época de São João. As comidas foram feitas pelos pais dos atletas de Optimist, que venderam seus quitutes com o objetivo de arrecadar fundos para o Campeonato Brasileiro, que acontece em janeiro.

O Comodoro Manuel Ruttkay Pereira, afirma que “esta é uma festa que atinge muitas finalidades”. Ele explica que, como o Jangadeiros é um clube voltado a vela, frequentemente a socialização é na rampa ou no trapiche, portanto, “eventos como este são muito importantes no CDJ pois permitem uma forma mais tradicional de interação. Além disso, servem para angariar fundos e contribuem para uma causa importante, que é auxiliar estas jovens promessas do esporte”. Para ele, o arraial foi fantástico e “preencheu tudo o que se espera de uma festa no ambiente do clube”.

Por volta das 18h, era hora de acender a tão esperada fogueira de São João. Sob olhares atentos, a fogueira encantou a todos e marcou mais uma edição do Arraial dos Jangadeiros!

 

Sócio em Foco: Henrique Freitas


Um ambiente que permite usufruir da natureza, fazer novos amigos e encontrar tranquilidade é como o cruzeirista Henrique Freitas descreve o Jangadeiros. Sócio desde 2012, ele foi apresentado ao mundo da vela, e ao CDJ, por um amigo. “Ele nos levou para velejar e me apaixonei imediatamente pela vela, pelo barulho da água no barco e pelo Clube”. Hoje, Henrique frequenta o Clube dos Jangadeiros de duas a três vezes por semana, sempre nas quartas, sextas e sábados ou domingos (o dia que o tempo estiver mais propício para velejar).

Dono do Uruguaiana 2, um Veleiro Delta 32, ele conta que, a bordo da embarcação, costuma ir até a Praia do Tranquilo ou Ponta da Figueira para passar o dia com amigos, já quando o tempo é um pouco maior, o destino é a Chaminé. Porém as aventuras, claro, são sempre bem-vindas. Em 2013, ajudou a levar uma embarcação de São Francisco do Sul (SC) até Floripa e, de lá, trouxe o veleiro até Porto Alegre. Um ano depois, participou da tripulação do barco que foi do CDJ até Punta Del Este e, posteriormente, Buenos Aires, travessia na qual encontrou duas tormentas fortes durante a viagem, e que durou cerca de uma semana. Mas apesar dos perrengues, para ele só ficaram boas lembranças. “Foram dias de muito aprendizado e de bom convívio com os amigos, como o Paulo Angonese (Kauana 3), Paulo Lahm (Wapalu) e Cláudio Peña (Habib), a quem sou muito grato pela oportunidade e amizade”.

 

Henrique conta que a esposa Lise, e os filhos Pedro, de 30 anos, e Gabriel, de 28, costumam acompanhá-lo em velejadas curtas algumas vezes ao mês, além de gostarem muito dos restaurantes do clube e, claro, do contato com a natureza. “Poder desfrutar de bons momentos com a família, a sensação de paz, velejar, escutar o barulho da água no casco do barco e estar com bons amigos, não tem nada igual. No clube, gosto de largar o celular e aproveitar o momento”.

 

Neste inverno, pratique a solidariedade!

Ajude o Jangadeiros a contribuir com aqueles que estão encarando as baixas temperaturas com muitas dificuldades. Separe roupas, cobertas, fraldas, sapatos e produtos de higiene pessoal e participe da Campanha do Agasalho 2016. Os donativos devem ser entregues na Central de Eventos ou Secretaria Administrativa do Clube, das 9h às 18h.

“Neste semana, em uma manhã muito fria, estava na lotação quando uma moça pediu ao motorista que escolhesse um lugar adequado pela ela descer. Ele parou, esperou a moça descer e entregar uma sacola de roupas para os moradores de rua. Depois, ela retornou para o veículo e seguiu viagem. É esse tipo de atitude, solidária e altruísta, que buscamos incentivar com a Campanha do Agasalho” Gunther Staub

Contamos com sua colaboração!

Novos velejadores se formam neste sábado


Os alunos da Escola de Vela Barra Limpa vão receber os seus certificados neste sábado (2). São cerca de 30 crianças, de 6 a 13 anos, que estão realizando o curso Optimist Iniciação desde março deste ano. No evento será realizada uma regata, com medalhas de participação. A cerimônia de entrega dos certificados será a partir das 17h, seguida de um coquetel de comemoração para os alunos e seus convidados.

 

Restaurante da Ilha com cardápio especial


Julho terá um sabor especial no Restaurante da Ilha. Neste mês, contará com novo prato para atender aos associados: Salmão no Papelote com Batatas na Manteiga. Além disso, somente neste fim de semana, um delicioso Mocotó também será incluído no buffet.

Venha provar essas maravilhas!


Tocha Olímpica já está no Sul do país!

 

 

O maior símbolo das Olimpíadas já está no Paraná, primeiro estado da região Sul a receber a tocha. Neste domingo (3), ela chega a solo gaúcho. O tour começa por Erechim e passa por outras 27 cidades, incluindo a capital, no dia 7, e Esteio, dia 8, onde a nossa atleta olímpica, Fernanda Oliveira, será uma das condutoras!

Jangadeiros na mídia

Confira aqui as matérias da semana em que o Jangadeiros foi destaque:

TV

RBS

SPORTV

Zero Hora

Matérias digitais

Revista Náutica

Blog Gaúcha

Lance!

Alma Náutica

Comitê Brasileiro de Vela

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site