(51) 3268.0080 | jangadeiros@jangadeiros.com.br | Área do sócio
Jangada News – 06 de novembro de 2015
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 6 de novembro de 2015
Jovens talentos dão continuidade à tradição de vitórias do Clube
O atleta Guilherme Plentz, com 14 anos e seis de vela,conquistou o título de vice-campeão na classificação geral da Copa Norte-Nordeste, que aconteceu em Recife, no último final de semana. Ele conquistou, ao lado de Gabriel Simões, o segundo lugar por equipe na competição.
“Meu grande objetivo é me tornar um velejador olímpico e conquistar medalhas”
“Meu pai veleja e sempre me leva para o Clube. Ele tem vários amigos nas velas e, quando eu tinha oito anos, eles começaram a me incentivar, dizendo que eu já estava com idade para começar a treinar e competir. Resolvi fazer uma aula experimental e acabei me apaixonando pelo esporte. Hoje eu treino no Clube quatro vezes por semana com a Flotilha de Optimist e tenho o objetivo de, no ano que vem, participar do Campeonato Mundial da classe e ficar entre os 20 melhores.
Mas o meu grande objetivo é me tornar um velejador olímpico e conquistar medalhas. Também estou treinando para ganhar o campeonato estadual de Optimist, que acontece neste final de semana. E quero me classificar no mínimo entre os três primeiros do campeonato brasileiro que vai acontecer em janeiro. O Jangadeiros sempre foi muito importante para mim e eu tenho um carinho muito grande pelo Clube, onde fiz muitos amigos, sempre velejamos juntos e um incentiva o outro nos treinamentos e competições”.
Jangadeiros conquista bons resultados no Campeonato Centro Sul Americano da classe Laser
Outros novos talentos representaram muito bem o Clube no Campeonato Centro Sul Americano da classe Laser, de 26 a 30 de outubro. O velejador Lucas Mazimconquistou o segundo lugar na Geral, enquantoJoão Emílio Mendes de Vasconcellosconquistou o 1º na categoria sub 16, além da 5ª posição na classificação geral. Participaram 40 competidores do Brasil, Argentina, Bermudas, Equador, Peru e Uruguai.
“Esse campeonato serve como aprendizado para buscar melhorar minha tática” Lucas Mazim (esquerda)
“Em 2013 ganhei o brasileiro aqui em Porto Alegre e agora ser vice no campeonato internacional é muito bom. Sei que as condições de vento não foram favoráveis, mas dei o meu melhor até o fim e é isso que realmente importa. Além do 4.7, fiquei muito satisfeito com o resultado no Radial, finalizando em 10º geral, mesmo quebrando o mastro e tendo que abandonar uma regata, pontos que custaram caro. Até então, estava em 5º geral onde havia 85 competidores.
Velejar no campeonato foi bem difícil, mesmo tendo mais tempo de vela que os demais competidores. Eu estava acima do peso para a categoria, em média 10 kg a mais que os adversários que estavam disputando o campeonato comigo, então minha velocidade no contravento não estava nada competitiva. Por sorte, o treino e a técnica nos popas conseguiram me ajudar a completar o meu objetivo e finalizar entre os três primeiros no campeonato.
Como sempre gostei de treinar, venho me dedicando novamente ao Laser há uns três meses. Estou treinando no turno da manhã, quando tenho horário um pouco mais livre. Velejava de segunda a sexta pelo menos 1 hora por dia, fazendo reforço muscular. O fundamental mesmo é a bike, que pedalo 100 km durante a semana.
Como tantos outros, a competição serve como aprendizado para buscar melhorar minha tática e principalmente minhas largadas. Mal acabou o Sul Americano, já iniciei os treinos na classe Snipe ao lado de Gabriel Kieling (Bolinha), para nos prepararmos e chegarmos bem no Campeonato Brasileiro, que será em Salvador.”
“Eu velejo porque é uma das coisas que mais me deixa feliz”
João Emílio
“Esse título representa vários anos de muita dedicação, muito esforço e força de vontade. Primeiramente, eu amo o que eu faço e eu velejo sem pensar no resultado ou no troféu que eu vou ganhar no fim da regata. Eu velejo porque é uma das coisas que mais me deixa feliz e porque meu pai, desde que eu era pequeno, me levava para velejar com um Hobbie Cat que ele tinha. Aí peguei gosto pelo esporte.
Minha preparação para o Sul Americano não foi uma das melhores. Eu tinha acabado de sair do Optimist e iria começar a velejar de Laser mais a diante, mas como iria ter este campeonato, decidi comprar o meu barco rápido e começar a velejar. Não diria que foi difícil velejar, pois eu já velejava no Optimist e tinha uma noção de como iria ser o campeonato. Entrei sem pressão e velejei naturalmente como eu sei. Em nenhuma regata tentei fazer algo que eu não soubesse, como dar um bordo louco ou algo do tipo.
O que mais quero como velejador é ir para uma Olimpíada, fazer com que o esporte da vela seja mais reconhecido e poder correr muitos campeonatos. Mesmo se um dia eu tiver que parar de velejar ainda sim vou continuar acompanhando.
Queria agradecer a todos em que me ajudaram a chegar onde estou, especialmente meus treinadores: Átila Pellin, Lucas Mazim , Salvatore e ao Peter e também minha família e meus amigos, porque sem eles nada teria acontecido.”
Jantar e baile nos 74 anos
Em breve, estarão disponíveis na Central de Eventos os convites para a Festa de 74 anos do Jangadeiros. Sócios e seus convidados serão recebidos em um jantar, seguido de baile, na sede da Ilha, no dia 5 de dezembro. Será mais um grande momento de confraternização para comemorar esta grande história construída por todos!
Jangadeiros em destaque na cerimônia olímpica
O Rio Grande do Sul deu a largada para as Olimpíadas Rio 2016. Na última quinta-feira (29), o governador José Ivo Sartori, ao lado do ministro de Estado do Esporte, George Hilton, e do secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, conduziu a cerimônia de lançamento do revezamento da Tocha Olímpica.
Fernanda Oliveira falou ao público como representante da classe 470 da vela feminina brasileira. O comodoro Dr. Manuel Ruttkay, o vice-comodoro Pedro Pesce, e a velejadora olímpica Ana Barbachan – proeira de Fernanda nas Olimpíadas – também estiveram presentes no evento celebrado no Palácio Piratini. Mais detalhes foram dados na Jangada News de 3 de novembro.
Jangadeiros organiza o Estadual de Optimist
A primeira etapa do campeonato da classe acontece neste sábado e domingo, na raia da Tristeza. São esperados mais de 20 velejadores, além de 17 atletas da Flotilha de Optimist do Jangadeiros. Bons Ventos!
Primeiro Estadual para a classe 29er
Mais um importante campeonato Estadual: Velejadores da nova classe 29er – entre eles, Marcelo Bernd, Lorenzo Bernd, Thomas Rodrigues, João Lula More, Breno Kneipp, Ian Paim e João Kramer, – estarão lutando pelo título no Campeonato Estadual, de 11 a 13 de novembro, disputado na Raia da Pedra Redonda.
Campeonato Brasileiro de Hobie Cat deve encerrar neste final de semana
O tempo chuvoso de Porto Belo/SC possibilitou a realização de apenas sete regatas do BRASCAT nos dias 1 e 2 de novembro. Se o tempo colaborar, o campeonato encerra neste domingo. Estão participando Cláudio Mika, Clóvis Oliveira, Mário Saffer, João Kraemer e o capitão da flotilha, Mario Dubeux. Ficaremos na torcida!
Click do associado
Associada Márcia Krauze:
“É uma alegria imensa compartilhar com os associados desse clube que tanto amo”.
Envie sua foto para comunicação@jangadeiros.com.br
https://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2016/12/Jangada-News-2.png788940Rômulohttps://www.jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2024/02/logo340w-1.webpRômulo2016-12-29 15:54:302016-12-29 16:29:37Jangada News – 06 de novembro de 2015