74 anos de história
Convidamos o associado Cláudio Aydos para dar o seu depoimento sobre os 74 anos do Jangadeiros, que será comemorado no dia 5 de dezembro.
“O Clube dos Jangadeiros significa muito para mim e para minha família. Ele é realmente nosso segundo lar. Eu estive presente na festa de sua fundação e, desde então, o tenho frequentado regularmente. Foi no Jangadeiros que conheci minha esposa Lucy e foi ali que criamos nossos filhos.
A ideia de sua fundação nasceu de uma inspiração do Sr. Leopoldo Geyer, que liderou um pequeno grupo de velejadores da zona sul, ressentidos pela da falta de um clube de vela na região.
Em novembro de 41, o Sr. Leopoldo adquiriu a chácara onde está situado o clube e então saiu à procura de sócios para a criação dos Jangadeiros. No dia 7 de dezembro daquele ano foi festivamente fundado o clube, contando então com 98 sócios fundadores, ao final de um ano em que Porto Alegre fora assolada pela maior enchente da história do rio Guaíba.
Desde o começo, o foco das atividades foi a vela de competição e hoje pode ostentar, com orgulho, as seguintes realizações e conquistas:
- Organizou e sediou: 4 campeonatos mundiais ; 11 campeonatos sul americanos e 18 campeonatos brasileiros.
- Participou de 6 olimpíadas: Montreal, Los Angeles, Sidney, Atenas, Pequim e Londres, sendo que em Atenas e Pequim integrou a equipe brasileira, concorrendo em 3 classes. Conquistou a medalha de bronze em Pequim, na classe 470, por intermédio de sua dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, sendo esta, a primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil.
- Conquistou 9 títulos mundiais em 4 classes de barcos.
- Conquistou 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze em Jogos Pan-americanos.
- Venceu por duas vezes o Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Snipe.
- Venceu por 36 vezes o Campeonato Sul americano em 8 classes de barco.
- Por fim, detém 110 títulos de Campeão Brasileiro em 12 classes diferentes de barco.
E o ano de 2015, ainda não terminou…”