incluir principal

Galeria dos Comodoros foi inaugurada com 27 fotos que marcam as gestões de 1941 a 2018

A última quarta-feira (28) foi um dia de grandes recordações sobre a gloriosa história de 77 anos do Jangadeiros. A inauguração da Galeria de Fotos dos Comodores ficou como um precioso registro histórico das imagens de associados que contribuíram para o Janga ser este grande Clube que é hoje. O sobrinho e afilhado do fundador do Clube, Hélio Geyer, aos 97 anos descortinou as imagens ao lado de Luiz Fernando Velasco

A primeira foto, em destaque na parede, não poderia deixar de ser a do grande empresário e velejador Leopoldo Geyer, fundador do Jangadeiros e também dos clubes Veleiros do Sul e Iate Clube Guaíba. Na cerimônia de inauguração repleta de ex-comodoros e familiares, o nosso patrono estava representado pelo sobrinho e afilhado Hélio Geyer e por várias gerações da família Geyer, entre eles o capitão da Flotilha de Optimist, Eduardo Geyer e o filho Lucas.

Aos 97 anos, o sócio HÉLIO GEYER acompanhou com muita simpatia e emoção todos os momentos do evento e fez questão de assistir a cerimônia em pé, como os demais convidados. “Eu estou muito feliz de estar aqui por causa da relação familiar que eu tenho com o Leopoldo Geyer, que era o meu padrinho e muito meu amigo. Ele foi quem me trouxe aqui para o Jangadeiros. Ele foi quem me fez comprar um barco. Ele foi quem me deu um título do Clube e sempre me incentivou a participar deste grupo maravilhoso de sócios do Jangadeiros”, enfatizou.

Antes de inaugurar a Galeria com 27 fotos que compreendem os períodos de gestão 1941-2018, o comodoro MANUEL RUTTKAY PEREIRA teve fôlego e memória para citar um a um dos comodoros e seus familiares e lembrar de fatos relacionados a cada um deles, e falou aos convidados: “Vocês estão aqui representando a história viva do Clube pelos seus antepassados. A ideia de termos esta galeria era antiga, o pai da proposta é o meu vice-comodoro Administrativo Pedro Pesce. É um reconhecimento pelas pessoas que lideraram o Janga e contribuíram para que ele chegasse onde ele está hoje. É extremamente agradável conviver no Jangadeiros. Eu como médico, posso dizer que este amor é como um vírus que nos invade e não sai mais de dentro da gente e nos faz continuar aqui. Quero agradecer profundamente a todas as pessoas que estão aqui, principalmente aquelas com mais idade, que fizeram um esforço para estar aqui conosco”.

LUIZ FERNANDO SANTIAGO VELASCO, comodoro em duas gestões – 1982-1983 e 1983-1984 – era outro comodoro apaixonado pelo Janga: “O Clube dos Jangadeiros nasceu, ele não foi fundado, foi se formando por um grupo de pessoas. Um Clube com alma e os associados são uma verdadeira família”.

Outra presença querida na inauguração e memória viva do Janga, o sócio CLAUDIO AYDOS foi muito reverenciado entre os convidados. “Quando o Jangadeiros foi inaugurado eu tinha 13 anos e desde este dia eu frequento regularmente o Clube. Eu pensei que eu era o sócio mais velho e hoje descobri que o mais velho se chama Hélio Geyer, mas eu sou o mais antigo porque estou aqui desde a data da fundação”, disse. E complementou: “Eu nunca quis ser comodoro porque sempre quis trabalhar na área do Esporte e tive o orgulho e a satisfação de ter dado aquele impulso inicial para o desenvolvimento da vela e hoje o Clube tem uma coleção invejável de títulos.Estou orgulhoso de estar aqui” finalizou.

Como nasceu o Jangadeiros, por Claudio Aydos

“O Clube dos Jangadeiros foi fundado em 7 de dezembro de 1941, ao final de um ano em que Porto Alegre fora assolada pela maior enchente da história do Guaíba. A ideia de sua fundação nasceu da inspiração do Sr. Leopoldo Geyer que liderou um pequeno grupo de apreciadores da vela que residiam na zona sul e que se ressentiam da falta de um clube de vela na região.

Em novembro de 1941, Leopoldo adquiriu a chácara onde está situada a sede do continente e então saiu à procura de sócios para a criação dos Jangadeiros. No dia 7 de dezembro daquele ano foi festivamente fundado o Clube, contando já então com 98 sócios fundadores.

Hoje, o clube tem muitos sócios e, em dezembro está completando 77 anos de profícua existência, com uma trajetória brilhante no esporte da vela, tendo conquistado, ao longo desse tempo, vários campeonatos nacionais, sul-americanos e mundiais e tendo, inclusive, participado de sete Olimpíadas. Além disso, organizou e sediou quatro campeonatos mundiais de vela, além de inúmeros sul-americanos e brasileiros. É em função desse invejável acervo de realizações e conquistas que o Clube dos Jangadeiros é hoje conhecido e respeitado no circuito mundial do iatismo.

incluir1