LOGO-JAN - sem fundo branco - Cópia - Cópia

Jangada News – 10 de agosto de 2018

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 10 de agosto de 2018
 

pai

Foto: sócio cruzeirista Bruno Pjr

 

EDITORIAL

noticias

Comodoro Manuel: “… mesmo em meio a águas econômica e socialmente muito turbulentas, estamos fazendo o melhor para manter nosso querido clube no topo do iatismo brasileiro!”

Olhando, na Jangada News das últimas semanas, o “timaço do Janga” velejando pelo mundo afora no segundo semestre de 2018, senti muito orgulho por fazer parte desse Clube e pude imaginar-me manuseando um pouquinho o timão desses pequenos veleiros que fizeram a história do CDJ! São 12 atletas representando o Jangadeiros, seu estado e seu país pelo mundo afora, mas, antes de tudo, levando a torcida das suas famílias, dos seus amigos e, porque não dizer, dos seus amores!

França, México, Dinamarca, Estados Unidos, Alemanha, Argentina e Chipre! Alguns já testemunharam e outros ainda confirmarão a qualidade e a garra dos iatistas do Janga! Os campeonatos são diversos: Vela Jovem, Olimpíadas da Juventude, Sul-americanos, do Hemisfério, Norte-americanos, Copas do Mundo, Mundiais e Mundiais Olímpicos. Em todos, com maiores ou menores chances de vitória, nossos velejadores fizeram e ainda farão o melhor, buscando sempre a superação das suas marcas anteriores e levando os conceitos e ideais que, na imensa maioria das vezes, foram desenvolvidos e forjados na Escola de Vela Barra Limpa!

Desde jovens iatistas da classe Optimist, berço da formação de velejadores e de cidadãos, até atletas experientes e que participam da equipe olímpica nacional, passando por significativas promessas da vela jovem e que buscam galgar os degraus que os levarão a conquistas ainda maiores, enxergamos nessa lista, a concretização, nunca inteiramente alcançada, dos ideais dos nossos fundadores e dos que nos antecederam!

O Jangadeiros sempre poderia fazer mais pelos seus atletas, poucas vezes os sonhos se realizam inteiramente! Sabemos disso muito bem, reconhecemos o muito que ainda há por fazer, mas, termos buscado recursos junto à CBC (Comitê Brasileiro de Clubes), com projetos de montagem e execução bastante complexos e assim, oferecido mais de 28 barcos novos e botes de apoio, com professores e técnicos finalmente contratados de forma justa e legal, aliados à tão desejada reforma da nossa querida Barra Limpa, nos permite deitar a cabeça no travesseiro contentes e imbuídos da certeza de que, mesmo em meio a águas econômica e socialmente muito turbulentas, estamos fazendo o melhor para manter nosso querido clube no topo do iatismo brasileiro!

Finalizando essa manifestação de reconhecimento e júbilo para com os nossos iatistas, por justo, também o meu agradecimento pessoal ao Vice-Comodoro Pedro Pesce, que representou bravamente nossas ideias junto aos grupos de pressão, formados por clubes e associações esportivas de todo o país e que culminaram com a edição de recentíssima MP que devolve aos clubes e confederações recursos financeiros essenciais para o desenvolvimento do esporte brasileiro! Recebemos o aval para que continuemos a sonhar!

Comodoro Manuel Ruttkay Pereira

Equipe brasileira encerra partipação no Mundial de Vela Olímpica no domingo

Nossa dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan defendeu o Brasil e o Janga na classe 470 na Dinamarca 

noticias

A Equipe Brasileira de Vela mostra sua força na disputa das primeiras vagas para os países nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O Brasil está firme na briga pela classificação nas classes olímpicas do Mundial de Aarhus, na Dinamarca. As regatas de medalha estão previstas para os dias 9, 10, 11 e 12 de agosto. O campeonato conta com transmissão ao vivo no canal do YouTube da World Sailing, no link: 

https://www.youtube.com/playlist?list=PL0yLg4wYxxpd3wUyEnHV3N36bMB3YCG55 

 

Confira os resultados até quinta-feira (9):

https://aarhus2018.sailing.org/results 

noticias

Com Tiago Campante/CBVela / Créditos: Jesus Renedo/ Sailing Energy

 Bons ventos no Mundial de Laser Radial da Juventude GUILHERME PEREZ! 

O estudante de Direito vai disputar em Kiel, na Alemanha, de 18 a 25 de agosto, com 272 velejadores no Masculino de cerca de 50 países

http://laserworlds2018.com/

noticias 

 No Brasileiro de Radial em Salvador, 2018

- Vais enfrentar muitas feras …

- Vou! O campeonato é de nível muito elevado, com os melhores velejadores da classe do mundo, até 18 anos. Acontece em Kiel, lugar considerado a capital da vela na Alemanha porque tem ótimas condições para o esporte, além de sediar vários campeonatos importantes como este mundial. A raia é um pouco complicada pelas rajadas, o vento ronda muito.

- Treinar no Guaíba é uma vantagem competitiva?

- É vantagem sim treinar no Guaíba e aqui no Janga porque tu já sai direto no vento. É um lugar onde contamos com todo o tipo de vento. Então, isso ajuda a formar um velejador mais completo.

- No meio de tantos craques, como estás preparado?

- Venho treinando direto. Meu nível de velejo aumentou bastante em tática, técnica, no preparo físico e, principalmente, no emocional. Eu acho que estou crescendo como pessoa e isso está me ajudando também dentro da água.

- Bacana isso “crescer como pessoa” … 

- A vela ajuda. O cara aprende muito a respeitar a natureza, a respeitar os competidores. É um esporte que ajuda muito a conviver com as diferenças das pessoas e da natureza.

noticias

Treinamento forte no Janga para enfrentar as águas de Kiel, na Alemanha 

- Conta um pouco sobre a estreia internacional em 2017

- Eu fui para Miami em dezembro de 2017, para o Orange Bowl International Youth Regatta, que é um campeonato muito importante nos EUA, com mais de 100 barcos e eu fiquei na vigésima sexta posição. Mas lá eu fiquei com a sensação de que eu poderia ir muito melhor. Acho que faltou administrar esta coisa do emocional.

- Você vai competir novamente este ano em Miami?

- Penso que sim. A competição é de um excelente nível, deverá reunir em torno de 100 barcos e eu espero conseguir um resultado melhor.

- E o início na vela e no Laser?

- Eu velejei pouco tempo no Optimist, mais ou menos um ano e meio. Eu já era muito grande para o barco. E daí eu saí e fui para o Laser 4.7. Me diverti muito. Velejei uns dois anos só na brincadeira e agora estou levando mais a sério o Radial. Adoro o laser porque ele é um barco rápido, simples,  solitário, quando eu tenho vontade de treinar, de velejar é só sair, não dependo de ninguém para fazer meu treino evoluir. 

- Vais seguir no Radial?

- Eu pretendo ficar mais um tempo na classe, velejando com o pessoal da minha idade. Se eu conseguir mais peso e mais altura vou para o Standard. Também penso em velejar no Snipe, que é um barco que eu gosto bastante e tenho vários amigos no Clube que velejam também.

noticias

Com a bandeira do Janga, entre a equipe super campeã na Copa da Juventude 2018

- Qual a tua opinião sobre a Vela Jovem do Jangadeiros?

- O Janga tem a melhor vela jovem do Brasil. Na Copa da Juventude, na Bahia, a gente provou isto trazendo muitos títulos para “casa”. É um Clube que deve muito à formação no Optimist na Escola de Vela Barra Limpa. Isso é que forma os bons atletas. O Clube facilita muito para a gente, ainda mais com os barcos do projeto da CBC, que incentiva o pessoal a velejar. No ano passado, fomos para a Copa da Juventude em Recife com cinco barcos e uma prancha. Neste ano, competimos com nove barcos e duas pranchas.

- Deixa uma mensagem para o Lorenzo Balestrin, que é o próximo a competir em um Mundial.

- O guri é muito bom. Está velejando muito. É um guri que começou cedo no Optimist, sempre foi meu amigo. Eu desejo muita sorte para ele. Lorenzo pode e vai fazer um bom campeonato no Mundial de Optimist, no Chipre. Ele merece muito. É um guri espetacular!

noticias

 Com João Emilio Vasconcellos, 1º e 2º no Laser Radial no 76º aniversário do Sava Clube

Concluída a instalação das TORRES DE ENERGIA no Trapiche Flutuante 2

O trabalho agora segue nos trapiches 3 e 4. Ao todo, serão mais de 40 torres oferecendo energia, maior segurança e beleza na estrutura náutica do Clube. Acompanhe o depoimento do nosso cruzeirista Ricardo Zuwick, sócio há cerca de 30 anos e comandante do Boêmio

noticias

“Bela iniciativa a instalação das novas torres de energia no lado leste do trapiche 2. Cada torre, fabricada em fibra e com as cores do Janga, possui quatro tomadas fêmea no padrão IP44 (230V 16A – 3 pinos) e uma lâmpada LED de iluminação. Pelo tipo de tomadas utilizadas, elas fornecem conexões elétricas da melhor qualidade. E, sem dúvida, são mais seguras, protegendo os usuários de eventuais descargas elétricas. Ao dia ou à noite, as novas torres dão ao trapiche modernidade top, semelhante às apreciadas nas melhores marinas.”

Ricardo Zuwick, comandante do Boêmio

noticias

noticias

Ricardo ensinando a arte de velejar aos netos Christian e Philipp, residentes na Alemanha

Quer fazer uma aula experimental de TÊNIS?

O professor Marcelo Aronne Marques convida alunos interessados e informa que no seu programa está incluída a filmagem das aulas. “É uma ferramenta para contribuir na evolução de cada um, muito útil para apontar correções e o crescimento técnico”, diz. 

noticias

Restaurante da Ilha prepara um cardápio especial no DIA DOS PAIS

Suzana Melo promete um buffet caprichadíssimo neste domingo (12) para sócios e convidados (não haverá cobrança de convites). Na seleção de pratos, destaque para o escalope ao molho de cogumelos, copa lombo com geléia de pimenta e tortelline recheado com mozzarella e manjericão ao molho de três queijos. Pela importância da data,é aconselhável fazer reservas pelo (51) 33461116 ou pelo WhatsApp 986547267

noticias

Janga convida: Venha participar da V COPA QUEBRA GELO DE VELA DE OCEANO

Lembramos que a competição será no sábado (18), a partir das 11h, nas classes ORC, RGS, J24, Microtoner e Velejaço. O percurso do Velejaço será em direção ao novo point da capital gaúcha. Os veleiros irão até o Gasômetro e contornarão uma bóia inflável em frente ao novo restaurante redondo da orla. Em 2017, o Clube venceu na ORC e na RGS com os velejadores Darci Rebello Júnior, comandante do Delirium, e com Ramon Tarrago, do SPA. Aguardamos a sua inscrição! 

noticias

agenda
ZERO HORA 

noticias

http://flipzh.clicrbs.com.br/jornal-digital/pub/gruporbs/?numero=2019601 

 

CORREIO DO POVO

noticias

http://digital2.correiodopovo.com.br/pub/correiodopovo/index.jsp?serviceCode=login&numero=3972&edicao=4297#page/24 

 

GAZETA ESPORTIVA

noticias

https://www.gazetaesportiva.com/mais-esportes/no-mundial-da-dinamarca-brasil-mantem-top-20-em-sete-classes-olimpicas/ 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram