LOGO-JAN - sem fundo branco - new

Jangada News – 22 de junho de 2018





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 22 de junho de 2018

 

Bons ventos no MÉXICO meninas de “ouro” !

LUIZA MORÉ e MANOELA PEREIRA DA CUNHA estão entre as cinco brasileiras e únicas gaúchas que irão representar o Brasil no Campeonato Norte-Americano de Optimist 2018, a partir deste domingo (24) até 1º de julho, na cidade de
Riviera Nayarit, no México 

norte-americano

Luiza e Manoela (da esquerda para a direita),  ambas com 14 anos,  disputam na Geral e na categoria Juvenil Feminino

“As meninas estão bem treinadas, têm boa velocidade e já estão com experiência de campeonatos importantes que vêm disputando. Se entrarem tranquilas, vão alcançar bons resultados”, diz Átila Pellin, um dos dois técnicos que estarão acompanhando a Equipe Brasileira no México. “A previsão é disputar o Aberto e por Equipe, em torno de 10 regatas. E, por ser esta época do ano, estamos esperando ventos de médios a fracos e muito calor e sol, acima de 30 graus”, complementa.

norte

Átila Pellin é um dos dois técnicos da Equipe Brasileira 

norte

Equipe brasileira compete com 17 atletas. Das cinco brasileiras, duas são gaúchas (Luiza e Manoela), uma de Santa Catarina, uma de Pernambuco e outra de São Paulo

 Chegou a V COPA BARRA LIMPA de Vela de Oceano !

A chegada do inverno não tirou o embalo dos nossos velejadores de competir neste sábado (23), a partir das 11h. As inscrições nas classes ORC Internacional, RGS, Microtoner 19 e Velejaço ainda podem ser feitas. Lembramos que a entrega dos prêmios será às 17h30min. Depois deste campeonato, os atletas de Oceano voltam a competir em 18 de agosto, na 5ª Copa Quebra Gelo

copa barra limpa

“Neste sábado venham participar da Copa Barra Limpa de Vela de Oceano. A programação prevê 3 regatas Barla-Sota para as classes ORC internacional, BRA-RGS e MT19 com a primeira largando às 11h da manhã.

Para a classe Cruzeiro teremos um Velejaço largando logo após, às 11h15, na mesma raia dos Barla-Sota. A previsão do tempo marca um excelente dia para velejar. Tempo quente, sol e bastante vento. Vamos dar uma pausa para o frio e velejar em celebração a nossa querida escola de vela”

Rodrigo Castro, Vice-comodoro Esportivo 


Cruzeiristas convidam: 16ª VELEJADA NA LUA CHEIA

Diretor de Cruzeiro, Henrique Freitas, convida os velejadores do Janga a participarem deste tradicional e simbólico momento no dia 28 (quinta-feira). Ação comandada por Paulo Angonese e jantar por adesão no restaurante da Ilha, às 20h30min. Cliques fantásticos do sócio Claudio Luiz Oliveira

 LUA

LUA

 

Sócia Claudia Luce Lund traz para o Janga a 1ª FEIRA de TURISMO da Zona Sul

“Viajar é Tudo de Bom”, a chamada do evento com entrada franca promete muito conteúdo e divertimento neste sábado (23), das 14h às 18h, no espaço Gourmet. Conheça a variada programação e não perca mais este bom momento no Clube

turismo

Faz parte da programação um bate-papo com a artista plástica Loara Aydos falando sobre visita guiada para Inhotim; a Personal Stylist e Personal Organizer Léa Knorr daráo dicas de como arrumar uma mala; a representante da Imagine Education Australia no Brasil Francielly Gnoatto falará sobre Intercâmbio na Austrália; a fisioterapeuta Paula Valdez vai explicar como manter-se confortável em voos muito longos; o fotógrafo Guilherme Lund dará informações de como fotografar com smartphone em viagens e o músico e professor Frank Jorge colabora com dicas de playlists para viagens.

Roteiro gastronômico e degustação de vinhos

Tem mais: Na Feira será divulgada a segunda edição da Wine Tour para Mendoza com o enólogo Adolfo Lona e também haverá o lançamento de novos roteiros do Projeto de Visita Guiada para a Serra Gaúcha, com acompanhamento da sommelière Carla Carvalho, da Vineria Brasil.
A Vineria também irá apresentar um roteiro enogastronômico para Portugal e a Carpe Vinum Clube de Vinhos oferecerá degustação de vinhos portugueses e argentinos, além da venda dos mesmos no local a preços promocionais. No local terá ponto de coleta de agasalhos e cobertores para o Asilo Amparo Santa Cruz.

Viajar é Tudo de Bom é uma realização da agência de viagens Casa de Turismo, que acaba de completar 25 anos de atuação no mercado. Conta com apoio do Janga, da empresa de festas Pó de Estrelas, dos Vinhos e Espumantes Adolfo Lona e do Clube de Vinhos Carpe Vinum.

Amizade e alegria no ARRAIAL DO JANGA. Não perca: sábado (30)

Vamos reunir todas as tribos do Clube a partir das 15h com tudo o que faz uma grande Festa Junina: fogueira, brinquedos, bancas de comidas típicas, jogos, Cadeia. Nesta edição, o evento vai um pouco mais longe no horário, até às 21h, para ampliar o tempo de divertimento e confraternização. Convide amigos e familiares e  venha brincar no Arraial do Janga!

arraial

 Sócio Kurt Keller recebe a sua quarta condecoração da MARINHA DO BRASIL 

As reiteradas homenagens da Marinha do Brasil à integrantes do Jangadeiros ao longo da existência do Clube (conselheiro Paulo Renato Paradeda acaba de receber a Medalha da Ordem do Mérito Naval – Grau Comendador e o comodoro Manuel Ruttkay Pereira recebeu o Mérito Tamandaré, em 2017) mostra a consistente relação do Clube com a instituição

kurt

Quatro condecorações: Amigo da Marinha, Mérito Tamandaré e Mérito Naval, esta última recebida em duas ocasiões, em 1996 e agora em 2018, em uma graduação superior

Um dos fatos que ilustra a forte relação do nosso sócio, velejador premiado e vice-comodoro por cinco vezes, com a Marinha do Brasil remonta do tempo em que participava do grupo “Filhotes dos Jangadeiros”, em 1955. A história já é conhecida por muitos, mas sempre vale relembrar.

Neste período, participou das Regatas da Escola Naval, no Rio de Janeiro e ao retornar da capital carioca com Edmundo Froes Soares foram à Capitania dos Portos para uma visita de agradecimentos ao Comandante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, na época Capitão dos Portos.

“Comentamos sobre a nossa participação e também sobre o canhão que guarnecia o  “Forte de Villegagnon”. Este comentário sensibilizou o então Comandante Maximiano, que providenciou na retirada do canhão e o envio do Rio para o Clube como doação. Hoje o canhão pode ser admirado em frente à Escola de Vela Barra Limpa”, conta.


A elegância da histórica fragata USS CONSTITUTION, única no mundo

Depois de publicar o texto abaixo no site POPA há 15 anos, o nosso vice-comodoro de Obras, Antônio Joaquim Machado conheceu de perto a elegante fragata USS Constitution, o mais antigo navio de guerra em operação 

fragata

A Fragata navegou pela primeira vez em 1797

“Aproveitando minha recente visita à Boston, tive a honra de pisar o convés deste barco histórico. Está belo e imponente no seu pier, perfeitamente equipado, como se fosse zarpar imediatamente para aplicar mais uns corretivos nos ingleses. Era chamada de Old Ironsides (velhos costados de aço), embora fosse de madeira, porque nenhuma bala de canhão da época conseguia penetrar no seu sólido casco de carvalho”, explica Machado.

fragata

“O Old Ironsides está perfeitamente equipado, como se fosse zarpar imediatamente para aplicar mais uns corretivos nos ingleses”

A elegante fragata ancorada lembra os tempos de guerra vividos na cidade de Boston. Desde que navegou pela primeira vez, em 1797, o USS Constitution se mantém invicto em batalhas. A mais importante enfrentada pela tripulação foi a Guerra de 1812, entre os Estados Unidos e o Reino Unido, quando o navio venceu quatro fragatas britânicas e ganhou o apelido de Old Ironsides, algo como velhos costados de aço, em referência à resistência às balas de canhão da frota inimiga. O USS Constitution é um dos seis navios encomendados por George Washington para proteger os interesses marítimos do país que acabava de se tornar independente.

machado

Atualmente, é o mais antigo navio de guerra em operação no mundo. Até hoje a fragata deixa o porto esporadicamente para servir à Marinha dos Estados Unidos em missões diplomáticas. Quando está ancorado, é possível fazer um tour guiado pelas instalações do navio. Ao lado da marina um pequeno museu recorda os tempos de glória do USS Constitution e conta um pouco da história naval dos americanos. Todos os anos, entre abril e setembro, sempre às terças-feiras pela manhã, o USS Constitution realiza uma cerimônia especial, com direito à navegação. 

machado

Quando está ancorado, é possível fazer um tour guiado pelas instalações do navio

machado

Que Velejada!

Em 27 de julho de 1798, a famosa fragata USS Constitution saiu de Boston com uma tripulação de 475 homens, entre oficiais e marinheiros.

Carregava 48.600 galões de água potável (suficiente para seis meses de operações), 79.400 galões de rum, 11.600 libras de pólvora negra e 7.400 balas de canhão.
Sua missão: Fustigar e destruir navios ingleses.

Chegando à Jamaica em 6 de outubro, tomou 826 libras de farinha e 68.300 galões de rum.
Partiu então para os Açores, chegando em 12 de novembro. Lá aprovisionou-se com 550 libras de carne e 64.300 galões de vinho.

Em 18 de novembro, velejou para a Inglaterra. Nos dias subsequentes ela derrotou cinco belonaves inglesas e capturou e afundou 12 navios mercantes ingleses, dos quais só salvou o rum que estivesse a bordo.

Lá por 26 de janeiro, sua pólvora e suas balas tinham esgotado. Apesar disso fizeram um desembarque e ataque noturno a Firth of Clyde, na Escócia. Nesta ação terrestre capturaram 40.000 galões de single malt whisky.

Então voltaram para casa. Chegaram a Boston em 20 de fevereiro de 1799, sem munição, sem comida, sem vinho, sem rum e sem whisky, mas com 38.600 galões de água intocada…!

Isto é que é velejada!

Antônio Joaquim Machado/TOBRUK)
*Texto enviado ao POPA em 2003

BOSTON

 Quer fazer AULAS DE TÊNIS no Clube?

O professor Marcelo Aronne Marques está à disposição dos sócios no 51- 996 944555 ou em marcelo.aronnemarques@gmail.com Mais uma facilidade do Janga para bem atender seus sócios !

tenis

Professor Marcelo tem uma sólido currículo para orientar a modalidade    

O especialista tem um currículo de respeito na modalidade. Representou a Sogipa em brasileiros e estaduais até 16 anos. Como professor, fez clínica com Thomaz Koch, curso com Carlos Kirmayr e na CBT, trabalhou na Escola de Educaçao Física do Exército, na Urca, no Sheraton Rio e durante 11 anos no Petrópolis Tênis Clube.

 Frio e MOCOTÓ, boa combinação para este final de semana no restaurante da Ilha

Para quem aprecia o prato, o restaurante da Ilha vai servir um caprichado mocotó para acompanhar o buffett. O vinho promocional será o gaúcho Lovara

mocotó

 Vamos ajudar quem precisa! Contribua para a CAMPANHA DO AGASALHO 2018 !

Com a chegada oficial do Inverno, neste último dia 21, convidamos os nossos sócios a participarem da Campanha do Agasalho 2018. Qualquer tipo de peça vai proteger do frio quem precisa. E se possível, não esquecer de peças infantis, já que poucas delas chegam até a doação. Nossos postos de arrecadação podem ser encontrados na Central de Eventos e na Escola de Vela Barra Limpacampanha

 agenda
 anuncio
Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram