Campeonato - Kite Hydrofoil

2º Campeonato Estadual de Kite Hydrofoil acontece nos dias 25, 26 e 27

Modalidade está cotada para integrar programa olímpico em Tóquio 2020 como esporte de demonstração

O esporte, que faz parte da categoria das hydrofoils, chegou ao Rio Grande do Sul em março de 2017, com regatas disputadas durante a 4ª Copa Brasil de Vela. A experiência levou o velejador MARCELO BERND a montar no Jangadeiros a primeira flotilha de Kite Hydrofoil no Estado e a organizar o primeiro campeonato estadual. Esta primeira etapa da competição (a segunda etapa será em Pelotas e a terceira ainda não está definida) irá contar com a participação de cerca de 15 atletas e a realização de 12 regatas.

No Brasil, o hydrofoil já é um fenômeno, muito praticado. Aqui no Rio Grande do Sul as mudanças são mais lentas, mas nesta edição já teremos um nível técnico bem mais alto. O Janga está aberto para a modalidade”.

Marcelo Bernd, capitão da Flotilha

Sabe o que é Kite Hydrofoil?

O Kite Hydrofoil é uma modalidade disputada com uma prancha que, presa por um mastro a uma parte submersa, fica suspensa acima da água, navegando com menos atrito e podendo desenvolver velocidades acima de 60 km/h. Os atletas usam apenas o vento para impulsionar as velas, formando uma espécie de parapente.