PLANTIO SITE

Nossa mini floresta está crescendo

Em 2017, o Janga realizou com o auxílio de sócios, conselheiros e comodoria, o plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas na Ilha. Foi um grande mutirão pelo verde que, no futuro, irá transformar o espaço em uma mini floresta que dará sombra e também contribuirá para proteger dos ventos as embarcações.

Desde o início do plantio, a área está sendo cuidada com limpeza, capina, adubo e amarrações.  Algumas árvores já duplicaram de tamanho e estão dando flores e frutas, como é o caso do Aracá”, diz ROGÉRIO Godoy, chefe da Manutenção.

O biólogo e sócio, ADRIANO Salvaterra, responsável técnico da execução do projeto, explica que a perda das mudas plantadas é bastante pequena, dentro do esperado, de cerca de 5%.

“Há uma diferença no desenvolvimento entre espécies, pois algumas necessitam de mais sombreamento. Com os manejos adotados pela equipe do Jangadeiros, o crescimento está evoluindo ao máximo do que é possível no local. A área está recebendo matéria orgânica oriunda de varrição de jardins (folhas), o que está promovendo a manutenção da umidade e fauna de solo na base dos vegetais plantados. O incremento da forragem verde, gramados na região, da mesma forma promoveu a fixação do solo, que possui baixo índice de coesão e manutenção de água, necessários para o bom andamento do sistema radicular dos espécimes vegetais arbóreos”.

ADRIANO Salvaterra, biólogo