LOGO-JAN - sem fundo branco

Jangada News – 23 de março de 2018

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 23 de março de 2018 
 
Jangada News Sul-americano 2018 da classe Snipe reúne no Jangadeiros grandes campeões da classe  

Campeonato tem abertura oficial neste domingo (25), às 11h, e já estão treinando no Jangadeiros alguns dos maiores nomes da vela

Jangada News

Raúl Ríos, de Porto Rico, campeão mundial em 2017

Muitos multicampeões do Snipe estão treinando na Ilha do Jangadeiros para a importante competição que também vai classificar quatro países para os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima. Um grande nome entre tantos craques é o do atual campeão mundial de Snipe, Raúl Rios, de Porto Rico, de apenas 24 anos e com muitos grandes títulos na classe. 

Raúl foi Medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015; três vezes campeão Norte-Americano (2011/2012/2015) e campeão nacional nos Estados Unidos em 2013, 2014 e 2015. “O Brasil é sempre conhecido como um navegante muito bom”, disse, citando Alexandre Paradeda, do Janga, entre os melhores atletas do Brasil. 

Jangada News

Argentino Luis Soubie, campeão Sul-americano em 2015 e 2017, com Brenda Quagliotti

Também é muito estimulante ver a presença da dupla Luis Soubie e Brenda Quagliotti. Campeão Sul-americano de 2015 e 2017, Luis Soubie carrega em sua vasta trajetória de mais de 30 anos no Snipe o título de campeão nacional da Argentina em sete edições, além de ter conquistado a Medalha de Prata no Pan-Americano de Toronto. “Não sei se vai dar para ganhar, pois é um campeonato muito difícil. Após a competição, o foco será o Campeonato do Hemisfério, em Buenos Aires, em outubro, e o nacional da Argentina”.

Jangada News

Cubano Nelido Manso, campeão mundial e três vezes ouro no Pan-Americano, com a filha Iris Laura

Outra atleta que honra o Jangadeiros é o veterano cubano Nélido Manso, campeão mundial em 1999 e vencedor de três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Nesta edição do Sul-americano, ele está competindo com a filha Iris Laura em busca do Pan. “O fundamental é se classificar para o Pan-Americano”, diz.

As quatro vagas oferecidas para o Pan-Americano de Lima, no Peru, deram à competição que o Clube já foi campeão por dez vezes um sabor a mais. Serão alguns dos melhores atletas do mundo lutando para classificar seus países.

Jangada News

Argentino Diego Lipszc, campeão Sul-americano em 2017 como proeiro de Soubie

Mais um craque traz brilho ao Sul-americano: o argentino Diego Lipszc, campeão Sul-americano 2017, vice no mundial de 2015 e Medalha de Prata no Pan-Americano de 2015, sempre ao lado de Luis Soubie como proeiro. Desta vez, ele vai competir com Joaquin Lamberti. A Argentina, aliás, chegou com um time forte. Está competindo com sete barcos no Open e no Misto.

Jangada News

Os campeões mundiais de Snipe Júnior do Janga, Tiago Brito e Antônio Rosa 

Atual campeão mundial Júnior da classe, Tiago Brito vai competir no Misto com a atleta olímpica Ana Barbachan e no Open com Antônio Rosa. Ele também elogiou o nível do campeonato este ano: “A expectativa é bem boa. O Raúl Rios está aí, o Xandi, campeão brasileiro, vai estar aí, ambos vão correr o misto. Vai ser legal ter esses caras juntos e depois é continuar treinando para correr o Open com o Antônio e tentar um Top 5, talvez um Top 3, se der tudo certo”.

Jangada News

Peru representado pelos seus campeões nacionais, Ismael Muelle e Gali Amsel

Campeões nacionais no Peru em 2017, Ismael Muelle e Gali Amsel esperam superar algumas dificuldades, não só com os adversários como também com o Guaíba. “No mar, você flutua menos. Aqui se navega com ventos que mudam o tempo todo. São condições que não temos no Peru”, disse Muelle. Juntos há nove meses, a dupla vai competir no Misto e no Open. 

Jangada News

José Daniel Hernandez e Josselyn Echeverría competem pela Guatemala

Perto dos campeões, o guatemalteco José Daniel Hernandez e Josselyn Echeverría ainda são iniciantes no Sul-Americano. Estou muito contente em estar aqui com vários campeões do mundo, campeões sul-americanos e norte-americanos e esperamos aprender”, afirma José Daniel. 

Cubanos foram os primeiros a chegar 

Jangada News

Comissário cubano de Vela, Eduardo Rodríguez Espinosa, acompanha a delegação

Jangadeiros domina regatas e leva principais títulos da XXIV Copa Cidade de Porto AlegreO Janga dominou os resultados da Copa Cidade de Porto Alegre de Vela, no último final de semana (17 e 18). Com as velas coloridas pintando uma paisagem que pôde ser vista da orla, o comandante Ayrton Schneider e a sua tripulação do Hobart venceram o campeonato pela quinta vezJangada News Ayrton Schneider e tripulação, supercampeões

Antes das regatas, o velejador e cirurgião Ayrton Schneider tinha a expectativa de um feito. Campeão em 2008, 2009, 2010 e 2013, venceu novamente, confirmando ser o maior vencedor da Copa na importante classe ORC Internacional – ele também ganhou o Prêmio Rotativo. Dez anos depois de começar a disputar regatas, ele se considera quase um velejador por acidente. “Eu não era um cara de regatas. Foi meu filho (Artur, 22 anos) que começou a pressionar para disputar”.

Neste último domingo (18), Schneider deu uma prova do quanto o filho estava certo. Depois de terminar as regatas de sábado na liderança, viu o primeiro lugar em risco, mas conseguiu,com sua brava tripulação, se recuperar. “Fomos passar só na última prova”.

Os cinco títulos consagram um velejador disciplinado e que, apesar da profissão, não descuida de corrigir defeitos e treinar. Médico nos hospitais da PUC e da Ulbra, costuma tirar as tardes de sexta-feira para velejar. “Não marco cirurgia à tarde. Saio às 3 e meia e volto às 7 e meia, não importa o tempo”.

Jangada News

 Tripulação do Drakkar brilha e conquista o título na RGS

Na RGS, outra classe importante entre os veleiros de Oceano, o barco Drakkar e a sua vitoriosa tripulação, foi o grande vencedor. O comandante Santanna também ficou em primeiro no Prêmio Rotativo, cujo troféu troca de mãos a cada ano.

Outras duas embarcações do Jangadeiros também brilharam nas provas: o Caulimaran, comandado por Emilio Strassbuger, foi vice-campeão, enquanto o Conquista III, do comandante Rodrigo Baldino, ficou em terceiro. “Fiquei muito feliz”, disse Santanna, ao lado de Gustavo Cestari, um dos tripulantes.

Os dois são amigos de infância e competiram junto com Eduardo Dipp, Guilherme Lengler e Vitor Paim. “É uma equipe unida e que navega e se diverte. Se o clima esquentar na água, o desentendimento fica no trapiche”. Ele também citou o apoio do pai, Danilo Santanna, que não só cede o barco para a equipe como o adaptou para competições.

Jangada News

 Domingo foi dia de mais títulos e da regata sensacional do San Chico 3

Ser campeão não é apenas largar na frente, mas saber se recuperar e neste quesito o comandante Francisco Freitas e a tripulação do San Chico 3 tiveram um desempenho empolgante. O barco encalhou na largada, provocando tensão em quem estava a bordo. Foram 12 minutos de tentativas até a embarcação finalmente sair do lugar. “Tivemos vontade de retornar, mas decidimos seguir e foi uma corrida de recuperação”, explicou Freitas.

Estar muito atrás dos demais não impediu que, com um vento de sete nós, fossem atrás dos adversários. “Fomos contando quem ultrapassávamos: 1, 2, 3… Acabamos mais de cinco minutos à frente dos demais”. Com a regata de recuperação, além do prêmio Barco Fita Azul, o San Chico 3 também terminou em terceiro lugar na classe ORC. O próximo desafio do comandante e tripulação é a tradicional Búzios Sailing Week, que será disputada entre os dias 29 e 31 no famoso balneário da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Jangada News

 Marcelo Bernd vence na XI Regata em Solitário. Josiane e Fabrício Paim conquistam a mista

Marcelo Bernd foi o primeiro campeão da Copa Cidade, conquistando a XI Regata em Solitário. Pilotando o barco Boa Vida IV, um Wind 44, um dos veleiros mais modernos da atualidade, Bernd, que também é campeão estadual de Kite Hydrofoil e disputou na classe Força Livre, superou outros 15 competidores para ficar com o título.

“Foi a Regata em Solitário mais disputada da história”, disse Bernd. “Já participo desde 2005. Esta edição foi a mais numerosa e com competidores de alto nível técnico. O vento fraco facilitou para os barcos pequenos e mais leves. Consegui me manter perto deles até a montagem da boia em frente ao Parque Marinha do Brasil e, na volta, aos poucos consegui recuperar bem e passar dois fortes competidores que estavam na frente”.

O Jangadeiros também foi o vencedor na Regata Dupla Mista, com o barco Pazzo Per Te, de Josiene e Fabrício Paim.

Além do San Chico 3, outros barcos do Jangadeiros conquistaram títulos: o C’est La Vie, do comandante Nelson Fontoura, foi o campeão na Cruzeiro 23; o Stromboli, de Pedro Chiesa, na Cruzeiro 30; o Manatee, comandado por Roberto Bins Ely, na Cruzeiro 35; e o Tibirro, de Rubens Girardi, na Multicasco.

No Velejaço, prêmios para o Jangadeiros

No Velejaço, o barco Yuca, de Flavio Hanke, levou o primeiro lugar e também ficou com o título na categoria Cruzeiro 23. Felipe Carvalho e a tripulação do Marina 4 conquistaram o título no Cruzeiro 35. Já na Delta 36, o vencedor foi João Pedro Wolff, com o barco Lampejo. Rubens Girardi, com seu Tibirro, foi o campeão na Multicasco.

Conheça todos os vencedores aqui:

http://jangadeiros.com.br/wp-content/uploads/2018/03/copa-cidade-de-Poa-2018-ORC.pdf

 *Nem todos os vencedores participaram da cerimônia de premiação

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Jangada News

Lorenzo e Manoela embarcaram para
o Sul-Americano do UruguaiAlém do título, nossos atletas disputam a partir de domingo,
em Montevidéu, uma vaga no Mundial

Jangada News

Manoela e Lorenzo embarcando para vestir a camiseta do Janga
no Sul-americano de Optimist em Montevidéo

Duas das maiores promessas do Jangadeiros, Lorenzo Balestrin e Manoela Pereira embarcaram nesta sexta-feira à tarde para Montevidéu, no Uruguai. Os dois vão participar, a partir deste domingo (25) e até 1º de abril, no Yacht Club local, do Campeonato Sul-Americano de Optimist.

Lorenzo, já um multicampeão

“Minha expectativa é ficar entre os vinte primeiros. Ficaria muito feliz em ficar entre os dez”, explicou Lorenzo, 5º colocado na Geral no 46º Brasileiro da categoria, disputado na Bahia, em janeiro. Ele também ficou em 4º lugar – entre 178 atletas de 20 países – no Campeonato Norte-Americano de Optimist, em julho do ano passado, além de ter conquistado o Brasil Centro de Optimist, no Rio de Janeiro.

A preparação para o Sul-Americano incluiu treinos quatro vezes por semana. O jovem atleta busca uma classificação para o Mundial, que será disputado entre agosto e setembro, no Chipre. Apesar da carreira fulgurante no Optimist, ele ainda não faz planos para o futuro na Vela. “Não penso muito nisso ainda. Penso mais em fazer uma faculdade”.

Manoela se destaca entre as jovens atletas

Manoela Pereira da Cunha também vem brilhando no Optimist. No começo de 2017, ela terminou na quinta posição no Feminino na categoria Juvenil da Copa Brasil de Estreantes. Em janeiro deste ano, mostrou evolução impressionante, com uma posição no Brasileiro de Optimist.

Além da equipe brasileira, participarão do Sul-Americano velejadores da Argentina, Bermudas, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Uruguai e Ilhas Virgens.

 É neste sábado, o 2º Brechó-Congresso

Chegou o momento. Evento promovido pelos cruzeiristas traz palestras,
presença do casal #SAL, estandes de vendas de produtos e almoço

Jangada News

O sócio João Pedro Wolff promete trazer muita informação no tema “Balanceamento Energético”

Um clube não é apenas um lugar, mas as amizades e atividades que fazemos dentro dele. É nesse espírito de aprender e se conectar que os cruzeiristas do Jangadeiros promovem, neste sábado (24), a 2ª edição do Brechó-Congresso Náutico, evento para integrar os sócios e que mais uma vez conta com atrações. Todos os associados e co-irmãos poderão levar peças e objetos dos barcos para venda ou troca. Lojas como a Equinautic e a Náutica Cairú também estarão presentes, com descontos especiais.

No decorrer da manhã, serão realizadas palestras didáticas com assuntos importantes para os velejadores do Clube, além de uma atração especial, o casal #SAL, sucesso do Youtube. “Buscamos falar de coisas importantes e interessantes para os velejadores de maneira prática”, explicou Henrique Freitas, diretor de Cruzeiro e idealizador do brechó.

Palestras são atração

O sócio João Pedro Wolff, por exemplo, promete causar muita informação e polêmica ao falar sobre a necessidade de conhecer a “real” reserva da embarcação na palestra “Balanceamento Energético”. “Numa embarcação, a disponibilidade de energia pode ser a diferença entre estar seguro ou se expondo a riscos, explicou. “O problema está no conhecimento dos consumidores de energia da embarcação e a disponibilidade da real ‘reserva’ que a bateria tem e como fazer para recarregar esta reserva. Ao contrário do que muitos cruzeiristas acham, a reposição de energia para uma bateria em nada se parece com o reabastecimento de diesel para o motor, por exemplo”.

A programação começa às 9h da manhã, com o brechó. Quinze minutos depois, ocorre a primeira palestra do dia. Às 13h, será realizado um carreteiro com salada verde e refrigerante no valor de 35 reais por pessoa. A loja Equinautic irá oferecer durante o almoço um chope de cortesia para os participantes, além da chance de visitação exclusiva à nova sede da empresa.

PROGRAMAÇÃO

Brechó e palestras
9h15min – Palestra Combustíveis
10h – Palestra Placas SolaresA frase foi dir
10h45 – Palestra Balanceamento Energético
11h30 – Casal #SAL – Adriano e Aline Plotzki

“Corra para viver bem e pense que cada dia é uma vida”

A frase foi dita muito tempo atrás pelo filósofo grego Sêneca. “Viva como gosta de viver”, completou há algumas décadas o cantor Bob Marley. Mas o que seria esse “viver?” 

Dois psicólogos americanos, Ed Diener, da Universidade de Illinois, e Shigehiro Oishi, da Universidade de Virginia, entrevistaram 10 mil pessoas de várias partes do mundo, descobrindo que, não importa o lugar, a maioria considera a felicidade mais importante do que realizações como ter um objetivo na vida, ser rico ou ir para o céu.

O caminho para isso varia, mas outra psicóloga, Kat Harkness, da Queen’s University, notou em um estudo que um dos muitos segredos é não dar atenção demais a pequenos contratempos. Pessoas felizes – conclui ela – têm uma proteção emocional natural contra os problemas do dia a dia.

Um outro trabalho, de George Bradt, escritor e consultor, definiu que a felicidade vem de três fontes: fazer o bem para os outros (doar dinheiro, fazer trabalho voluntário, manter as amizades), preferir as tarefas em que se é bom e cuidar da saúde e do bem-estar, inclusive financeiro.

Também é importante equilibrar trabalho e vida pessoal e ter metas de vida mais longas, que não sejam tão afetadas pelos problemas de momento. A Jangada  News foi ouvir alguns sócios o tema:

Jangada News

“A essência da vida é ter qualidade de vida, paz de espírito, condições financeiras para se ter o básico ou um pouco mais e estar com quem a gente ama. Momentos de felicidade? São aqueles em que estou com a minha família e com os amigos”.

Fernanda Salvador 

Jangada News

“Infelicidade e tristeza fazem parte da vida. Tem que se bloquear isso aí tudo. O que me traz mais felicidade é velejar. Comecei porque gosto de água, do vento”.

Antônio Ayub

Jangada News

“Felicidade é poder aproveitar o máximo momentos como aqui no Janga, de ter tranquilidade, segurança. Aproveitar momentos com os amigos e com os nossos filhos, que ainda são pequenos e a gente procura curtir muito eles”.

Jocemara e Rafael Bock

Jangada News

“Essencial na vida é tranquilidade, saúde e ter uma família por perto. Esse tripé é fundamental. Um momento de felicidade é estar no Jangadeiros. No verão, eu venho seis dias por semana ao Janga, que considero meu pátio de casa. Sábado e domingo, estou sempre com o filho e com a filha na piscina. Nas terças-feiras, eu venho para o Jantar dos Piranhas”.

Flávio Portela

Mario Dubeux e Karoline Bauermann confirmados
no Sul-Brasileiro de Hobie Cat

Dupla João Kraemer e Lawson Beltrame também participam da competição

Jangada News

Campeã estadual de Hobie Cat, em novembro, a dupla do Jangadeiros Mario Dubeux e Karoline Bauermann está confirmada no Campeonato Sul-brasileiro da classe HC 14 e 16, de 29 de março a 1º de abril, no Veleiros do Sul. Estão previstas nove regatas, a primeira delas, de abertura (de Percurso) em comemoração à Semana dos Esportes das Águas de Porto Alegre.

Aviso de regata: aqui.

Lars Grael receberá o Troféu de maior honraria do esporte brasileiroVelejador medalhista olímpico em Seul-1988 e Atlanta-1996 será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico por valores como ética e respeitoJangada News

Dono de duas medalhas olímpicas e dos títulos mundiais das classes Snipe e Star, Lars Grael será o grande homenageado na noite do Prêmio Brasil Olímpico, marcado para a próxima quarta-feira (28), na Cidade das Artes, no Rio. O velejador receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, entregue a nomes que representem os valores positivos do esporte.

“Fico extremamente emocionado e lisonjeado com a homenagem, porque é a maior honraria do esporte olímpico brasileiro e leva o nome do primeiro grande herói do esporte olímpico brasileiro, a quem tive o prazer de conhecer e ter como amigo”, disse Grael. “Essa associação com o Adhemar Ferreira da Silva vem desde a minha infância”.

Foi na classe Tornado que Grael conquistou suas duas medalhas olímpicas: bronze em Seul (1988) e Atlanta (1996). Ele ainda esteve presente em Los Angeles (1984) e Barcelona (1992), ficando em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. Também foi coordenador técnico da equipe de vela nos Jogos de Sydney-2000 e Atenas-2004.

Outros títulos importantes de sua carreira foram o Campeonato Mundial da classe Snipe, em 1983, em Portugal, ao lado do irmão Torben, e o Mundial de Star em 2015, na Argentina, ao lado do proeiro Samuel Gonçalves. Seu vasto currículo de troféus traz ainda 10 títulos continentais e 29 títulos nacionais, além de vários outros resultados de expressão desde a estreia em 1972.

Ele é o segundo representante da vela a ser agraciado com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva – o irmão Torben foi homenageado em 2013.

Com Tiago Campante /CBVela

Eu amo o Janga. Vela campeã

Nossa hastag diz tudo.Sócios, visitantes, todos são admiradores das belezas do Clube e dos títulos conquistados pelo mundo. Em um rápido passeio casual
pelo pelos espaços, buscamos alguns detalhes que inspiram e trazem
bem-estar e alegria a todos

Jangada News

 Jangada News
Revista Náutica
http://www.nautica.com.br/conheca-os-principais-campeoes-da-24a-copa-cidade-de-porto-alegre/Jangada News
Alma Náutica

http://almanautica.com.br/2018/03/15/24a-copa-da-cidade-de-porto-alegre/

Jangada News


Sail Brasil

https://www.sailbrasil.com.br/index.php?pg=jornal&tag=xxiv-copa-cidade-de-porto-alegre

Jangada News


Gaúcha ZH

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2018/03/mais-de-50-barcos-disputam-copa-cidade-de-porto-alegre-cjetamii703jj01r4cmjrvk00.html

Jangada News


Evenci

https://www.evensi.com/24%C2%AA-copa-cidade-porto-alegre-clube-jangadeiros/245251580

Jangada News


Gaúcha ZH

https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2018/03/porto-alegre-recebe-sul-americano-de-snipe-a-partir-desta-sexta-feira-cjf3el5i000ci01qbvpcbfjoo.html

Jangada News

Jangada News
Jangada News

Nelido Manso

Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram