Design sem nome

ACONTECEU NO JANGADEIROS! Marinha do Brasil presta honras ao seu patrono Almirante Tamandaré e homenageia o Dia do Marinheiro e o 76º Aniversário do Janga

O vice-almirante Victor Cardoso Gomes, do 5º Distrito Naval, e o Capitão de Mar e Guerra, Amaury Marcial Gomes Júnior, da Capitania dos Portos de Porto Alegre, se reuniram com a comodoria, ex-comodoros e presidentes do Conselho do Janga para mais um grande momento de tributo “ao patriota que, com destemor, honradez, abnegação, liderança, disciplina, lealdade e desprendimento, dedicou a sua vida à marinha, tornando-se um modelo para os homens e mulheres que hoje a compõem”, exaltou o cerimonial da Marinha.

As homenagens foram extensivas ao Dia do Marinheiro, instituído em 13 de dezembro de 1925, justo para celebrar a data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, e nesta data conceder-lhe o título de Patrono da Marinha.

Após a emocionante cerimônia, que marcou o dia oficial de fundação do Jangadeiros em 7 de dezembro, as autoridades e convidados, acompanhados de suas esposas, participaram de um jantar de celebração no restaurante Pimenta Rosa. A ocasião também marcou a despedida do Vice-Almirante Cardoso Gomes, que a partir de agora irá prestar serviços no Ministério da Defesa, em Brasília.

Lembramos que em janeiro deste ano, o Clube inaugurou próximo à Escola de Vela um espaço temático em homenagem à Marinha do Brasil, onde hoje é possível admirar o busto do Almirante Tamandaré ao lado do canhão holandês, que costumava fazer parte da fachada da Escola Naval da Ilha de Villegagnon, no acesso frontal à entrada da Baía de Guanabara.

“Essa tarde parece que foi desenhada, não parece real, e acho que isso tem um pouco do nosso Tamandaré, que entendeu que era aniversário do Clube, esse Clube que respira poder marítimo. Tamandaré vendo isso resolveu dar esse presente para o nosso querido Jangadeiros. A água acaba não separando as pessoas, pelo contrário, ela acaba nos unindo, ela dá chance para que as pessoas se aproximem. O Guaíba permite essa união.O Clube recebeu um presente da Marinha. Eu acho que não. Penso que nós é que recebemos um presente do Jangadeiros no momento em que o Clube deu a oportunidade da Marinha trazer para cá um canhão histórico e o busto do nosso Patrono, em um espaço tão lindo e importante para a cidade. Tenho certeza de que os jovens que por aqui passam irão se espelhar nesse velho marinheiro. Isso para nós é de muito orgulho”

Vice-Almirante Victor Cardoso Gomes

 

“Nos reunimos aqui no Jangadeiros para prestar uma homenagem muito importante ao Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré e também uma homenagem alusiva ao Dia do Marinheiro. O Clube é nosso parceiro sempre. Só temos a agradecer”

Amaury Marcial Gomes Júnior, Capitão de Mar e Guerra

 

“Hoje, em sete de dezembro, comemoramos o aniversário do Clube dos Jangadeiros. O dia em que há 76 anos um grupo de abnegados, liderados por Leopoldo Geyer, decidiu criar o que é hoje uma grande realidade. Para nós, portanto, a Marinha ter escolhido o nosso Clube para fazer esta justa homenagem pelo Dia do Marinheiro e ao Patrono da Marinha, é o melhor presente. É o reconhecimento de que o Clube, ao longo destes 76 anos, dedicou-se a manter uma relação fraterna e estreita com a Marinha, porque nossos objetivos se não são totalmente comuns, se entrelaçam de uma forma que se tornam inseparáveis”

Comodoro, Manuel Ruttkay Pereira

 

“Fazer uma homenagem ao Almirante Tamandaré no dia do aniversário do Clube é uma grande satisfação para nós, já que somos um clube de velejadores e fazemos parte da Marinha. O Patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, é também nosso herói e nosso patrono”

Vice-comodoro Administrativo, Pedro Pesce

 

“Aqui cultivamos todos os valores da navegação e do companheirismo náutico. O Almirante Tamandaré, personagem que é um marco, nos serve de exemplo como marinheiro exemplar que foi. A figura dele nos inspira sempre”

Vice-Comodoro de Obras, Antônio Joaquim Machado

 

“É uma tradição do Jangadeiros ter esse carinho e essa colaboração com a Marinha do Brasil. A Marinha sempre nos ajudou muito, principalmente quando estávamos fazendo a obra de construção da ilha”

Vice-comodoro de Comunicação e Marketing, Günter Staub

 

DSCN8601

 

vale 4

 

vale 1

DSCN8655

vale3