Jangada News (2)

Jangada News. 3 de novembro de 2017

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 3 de novembro de 2017
 

 

Janga será o centro da vela nas próximas semanas!

Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal e espumante e muito mais. Esse será o clima que tomará conta do Clube durante o Brasileiro de Hobie Cat, o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de
Vela e o 39º Sulbrasileiro de Optimist. Eventos são abertos à visitantes.
 
 

É neste lindo cenário que iremos receber atletas de todo o País e visitantes durante a Semana de Vela no Janga. Foto do nosso Sócio em Foco desta edição da Jangada News: Bruno Prisco Júnior

De 10 a 18 de novembro, o Clube dos Jangadeiros será o centro da vela nacional, com a realização dos três primeiros campeonatos do Projeto 6×6, que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela nos próximos seis meses. Durante esses importantes eventos, o Clube irá receber atletas, sócios e convidados de maneira especial, com atividades que envolvem gastronomia, moda, música e muito mais. As atividades são abertas ao público. Para não-sócios, os ingressos estarão à disposição na secretaria do Janga. O evento tem o apoio da Rede Master Hotéis, da companhia aérea Avianca e da Casa de Turismo.

Na Semana da Vela, os espaços próximo à Escola de Vela Barra Limpa terá um cenário bem diferente, ambientado com a presença de food trucks, quiosques de cervejas artesanais, vinícolas e, como ponto alto, desfile de moda (veja matéria mais abaixo), além de aulas funcionais e alongamentos. Também será instalado um lounge, um local descontraído, onde o público poderá relaxar e confraternizar em meio às regatas.

O desfile, promovido pela marca Open Closet, da sócia Martina Szabo e Ângela Aronne, acontece no dia 15 de novembro, às 19h. 

Convide seus amigos e familiares e venha participar deste momento especial! 

 

 

Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 acontece no domingo (12)

Após 12 anos, o Clube dos Jangadeiros volta a sediar a disputa nacional da classe Hobie Cat no Brasil

A expectativa é de que o campeonato envolva cerca de 80 atletas de diferentes estados do País

O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão, para quem vê de fora, é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.

De 10 a 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, este espetáculo se fará presente no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – Brascat 2017. A Regata de Abertura está agendada para o domingo (12), às 14h, e a premiação, jantar e festa de  encerramento da ABCHC  (Associação Brasileira da Classe Hobie Cat) acontece no restaurante da Ilha, a partir das 20h30min. 

RS tem o maior número de velejadores

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de velejadores desta classe no Brasil, com cerca de 40 atletas, fator que contribuiu para que o campeonato voltasse a ocorrer em águas gaúchas. “Nós conseguimos montar um grupo que une os clubes náuticos de Porto Alegre e que integra os velejadores e suas famílias. É o que têm nos diferenciado”, afirma Mário Dubeux, velejador do Jangadeiros e presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat.

Dubeux, que forma dupla com Karol Bauermann, acaba de ser campeão estadual na Hobie Cat 16, em campeonato realizado pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers) no final de outubro deste ano. Para o Brascat, ele prevê uma disputa de alto nível e acirrada. “Irão competir velejadores que já foram campeões em eventos mundiais e nacionais como o pernambucano Claudio Cardoso e os paulistas José Roberto de Jesus e Cláudio Teixeira”, exemplifica.

Presença feminina

Há 10 anos fazendo parte da flotilha de Hobie Cat do Jangadeiros, Karol Bauermann é uma das precursoras da participação feminina no esporte. “Quando entrei para o Hobie Cat, lembro-me de ter apenas mais uma ou duas mulheres. Hoje, temos vários casais velejando e estamos tentando incentivar cada vez mais o público feminino. O Hobie Cat é uma classe que estimula a vela feminina, pois o peso ideal do barco é atingido, mais facilmente, por casais”, explica a velejadora e atual campeã estadual na Hobie Cat 16.

A organização do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16 é realizada pelo Clube dos Jangadeiros e Flotilha 051 – Porto Alegre/RS da Classe Hobie Cat 16, sob a coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). 

 

Janga é anfitrião do 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela, de 14 a 17  

Competição inicia na terça-feira (14),  com organização conjunta da CBVela, Comitê Brasileiro de Clubes e o Clube dos Jangadeiros

vela jovem

Na classe 29er, o Clube foi  Ouro na Copa da Juventude 2017, em Recife, com Breno Kneipp e Ian Paim vencendo de ponta a ponta as 12 regatas disputadas

O 1º Campeonato Brasileiro da Juventude terá início com regatas a partir das 14h, nas raias do Guaíba. A competição reunirá atletas de até 19 anos, com disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto), Optimist (Masc. e Fem.) e Hobie Cat.

O Brasileiro Interclubes da Juventude entra em 2017 na programação anual da modalidade neste ciclo olímpico dos Jogos Tóquio-2020. O campeonato serve como preparação para os velejadores que vão disputar o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.

 

De 15 a 17 de novembro, é a vez do
39º Sul Brasileiro de Optimist

Seguindo na Semana de Vela do Janga, integrante do Projeto 6X6, o Sul Brasileiro de Optimist deverá contar com a participação em peso da super Flotilha de Optimist do Clube

foto

Competição também faz parte do Projeto 6×6 do Janga, que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela nos próximos seis meses 

As regatas serão na baía da Tristeza e o percurso a ser utilizado será o trapezoidal, tradicional da categoria. Além da premiação individual, haverá também um reconhecimento do melhor Estado e da melhor flotilha do campeonato.

Lembramos a força dos nossos atletas na classe. Em 2017, Lorenzo Balestrin conquistou o importante 4° lugar no Campeonato Norte-Americano de Optimist e foi campeão na categoria veterano do Brasil Centro de Optimist, na Baía de Guanabara, ao lado de Pedro Henrique Gambino, campeão na Estreante. Lorenzo também  foi o 4° brasileiro melhor colocado na Semana de Buenos Aires.

A jovem Luiza Moré, outro talento do Janga,  conquistou o 1° lugar na categoria Feminino Infantil no 45° Brasileiro de Optimist, no Iate Clube do Espírito Santo, em janeiro.  

 

Imperdível: Primeira coleção de moda do Jangadeiros faz parte da Semana da Vela.
Anote: feriado de 15 de novembro

Além dos campeonatos que estarão acontecendo durante os eventos, o Clube vai contar com um super desfile da Open Closet, em clima de música e muitas atrações

moda

A primeira coleção do Jangadeiros, desenhada por Martina Szabo e Ângela Aronne, será apresentada no dia 15 de novembro, às 19h no Janga

Se você está em busca de um programa bacana para fazer no feriado do dia 15 de novembro, que além de diversão, tenha moda e ainda um lugar inspirador, o Jangadeiros será a pedida.

A primeira coleção do Jangadeiros, desenhada pelas sócias da Open Closet Martina Szabo e Ângela Aronne, será apresentada por modelos que desfilarão camisetas polo, moletons, tricôs, shorts, bermudas em sarja, vestidos longos e uma linha fitness. “Serão peças casuais com um estilo mais alinhado”, explica Martina. A cartela de cores usada pelas designers remete aos tons navy da bandeira do clube: vermelho, azul e branco.

Além da coleção inédita do Janga, os modelos irão desfilar peças novas da própria Open Closet, a Open Closet Collection, toda inspirada na classe Hobie Cat. “Os anos 80 foram o auge desse tipo de barco no Jangadeiros, então fizemos questão de utilizar nas roupas cores dessa década”, comenta Martina. O rosa, o amarelo e o verde-limão aparecem com muita força. Ingressos para não sócios estarão à disposição na secretaria do Janga. Não perde!

 

Jangadeiros é campeão nas classes Hobie Cat, Laser Radial e 29er no Estadual de Monotipos
da Fevers 2017

A competição aconteceu em Porto Alegre, com regatas no Clube dos Jangadeiros e no Veleiros do Sul

 

A dupla Mario Dubeux e Karol Bauermann é campeã na classe Hobie Cat 16 / Fotos: Ane Meira Mancio

O Jangadeiros confirmou a sua vocação de campeão no Estadual de Monotipos 2017 da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers). O Clube saiu vitorioso nas classes Hobie Cat 16, Laser Radial e 29er. A competição aconteceu nos dois últimos finais de semana (21/22 – 28/29), com entrega de prêmios no Veleiros do Sul neste domingo (29).

Na Hobie Cat 16, a dupla Mario Dubeux e Karol Bauermann confirmou o resultado da primeira etapa e trouxe o título para o Jangadeiros mais uma vez. A competição foi um aquece de motores para a dupla. “É bem importante esse momento, pois estamos nos preparando para o Brasileiro de Hobie Cat, evento em que seremos anfitriões. Isso nos dá confiança e alegria para enfrentar esse próximo desafio”, comenta Karol. O 2° lugar ficou com João Kraemer e Lawson Beltrame (CDJ), seguidos por Pierre Horta e Alexandre Capra (VDS).

O Clube saiu campeão também na Laser Radial com João Emilio Vasconcellos em 1° e Guilherme Perez, em 3°. O vice-campeão da categoria foi Nicolas Mueller, do Veleiros do Sul (VDS). “É sempre muito legal velejar no Guaíba, no lugar onde nasci e onde sempre velejei”, celebra João Emilio.

Mundial da Juventude acontece em dezembro na China  

Na classe 29er, a dupla do Jangadeiros Breno Kneipp e Ian Paim foi a grande vencedora, seguida por Giovanne Pistorelo e Gabriel Simões (CDJ). “O campeonato contou com diversos tipos de ventos e diferentes condições. Conseguimos aproveitar bem essa situação e ficamos em 1° lugar”, comemora Iam. “É a terceira vez que conquistamos o Estadual. Serviu também como um grande treino para o Mundial da Juventude que vamos participar em dezembro na China”, complementa Breno.

Na disputa da 420, os vencedores foram Gabriel Lopes e João Antônio (VDS). Já na Soling, quem saiu na frente foi o trio George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Alexandre Mueller (VDS) e, na Laser Standard, Philipp Grochtmann (VDS) foi o grande vitorioso.

premiação

Janga é campeões também na Laser Radial com João Emilio Vasconcellos, em 1°, e Guilherme Perez, em 3°

premiação

Na classe 29er, a dupla do Jangadeiros Breno Kneipp e Ian Paim foi a grande vencedora

 

Estadual de Optimist da Fevers 2017 segue até domingo

Dando prosseguimento ao Estadual da Fevers 2017, o Janga está participando desde quinta-feira(2) do Estadual de Optimist. Timaço nas águas do Guaíba. Torcida forte !!!

O Clube entra nas águas do Guaíba com mais de 10 jovens atletas nas categorias Veterano (quem veleja há mais de um ano na classe) e na de Estreantes (quem veleja há menos de um ano na classe). Está previsto a participação de cerca de 35 velejadores dos clubes gaúchos.
A premiação será no domingo (5), na Escola de Vela Barra Limpa, a partir das 18h.

Alguns atletas que estão vestindo a camisa do Janga: 

VETERANOS: Lucas Zorzi, Vinicius Koeche, Amanda Plentz, Lorenzo Balestrin, Luiza Moré, Melissa Paradeda, Teresa Severo, João Henrique Almeida, Manuela Pereira da Cunha, Carlos Eduardo Griebeler e Pedro Henrique Gambino.

ESTREANTES: Lucas Gayer

 

Janga na Mídia

 

Revista Náutica


http://www.nautica.com.br/jangadeiros-e-campeao-em-tres-classes-do-estadual-de-monotipos-da-fevers-2017/

nautica

Alma Náutica

http://almanautica.com.br/2017/10/31/jangadeiros-campeao-em-3-classes/ 

Ação & Aventura

http://acaoeaventura.com.br/site/assista-a-entrevista-com-mario-roberto-dubeux-e-karoline-bauermann-os-atuais-campeoes-do-rio-grande-do-sul-da-classe-hobie-cat-16/ 

 

 

 Agenda de eventos

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram