Jangada News (2)

Jangada News. 10 de novembro de 2017

 

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 10 de novembro de 2017

 

O centro da vela brasileira vai ser aqui no Jangadeiros

Você já está programado para os grandes eventos da Semana da Vela que o Janga irá realizar a partir deste domingo (12)? A série de três campeonatos e atividades sociais abertas ao público estará acontecendo até sábado (18).

Venha participar!

Foto: Bruno Prisco Júnior.

Grandes nomes da vela estarão no Janga durante os campeonatos. Para o público, além da vista encantadora de sempre e do contato com importantes velejadores, foram preparadas atividades com gastronomia, moda e música. Food trucks, quiosques de cervejas artesanais e vinícolas estarão posicionados junto à Escola de Vela Barra Limpa e, como ponto alto, o desfile de moda no feriado do dia 15 (quarta), às 19h, à beira da piscina, com peças diferenciadas e assinadas pelas designers de moda Martina Szabo e Ângela Aronne, sócias da Open Closet.

 

Rodrigo Porto Castro, Vice-Comodoro Esportivo do Clube dos Jangadeiros

“Na próxima semana estaremos recebendo três importantes campeonatos: o Brasileiro de Hobie Cat com toda a alegria da sua flotilha, o primeiro Brasileiro Interclubes da Juventude da Vela, que reúne os melhores atletas sub 19 do País em busca de classificação para o Mundial da Juventude e o Sul Brasileiro de Optimist, que congrega os mais jovens velejadores do Sul do Brasil.

Estamos preparados para receber este grande número de atletas em alto estilo com uma estrutura em terra e água especialmente montada para esta semana”.

Nomes de peso no Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16

Com 84 atletas inscritos no BRASCAT 2017 até esta sexta-feira, o Jangadeiros irá receber  velejadores da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Rio Grande do Sul.

E nomes consagrados da classe estarão por aqui dando ainda maior representatividade ao evento: os gaúchos Mário Dubeux e Karoline Bauermann, atuais campeões gaúchos (sendo ele também presidente da Associação Brasileira de Hobie Cat), João Kraemer e Lawson Beltrame, vice-campeões estaduais, a dupla Claudio Teixeira e Bruno Oliveira, atual campeã nacional, Claudio Cardoso, duas vezes campeão mundial, e Mequias Queiroz, Luiz Gonzaga Machado e Eluisio Biancardi, campeão mundial master em 2000.

Nessa edição, vai ter novidade. Pela primeira vez na classe, um atleta paralímpico vai competir com o velejador Ricardo Arantes Dubeux (3º lugar no Mundial de 97). O objetivo é criar, no futuro, uma modalidade náutica de inclusão no Hobie Cat.

Do nosso clube, participarão cerca de dez atletas, entre eles Eduardo Citolin e José EscobarMário e Sandra SafferClaudio Mika e Fábio Pillar e a dupla Aleks Vasconcellos e Dani Capiotti, essa última mista (Veleiros e Jangadeiros). Todos feras no Hobie Cat.

Regatas homenageiam grandes velejadores do Hobie Cat

A tradicional Regata de Abertura, que recebeu o nome de “Mário José Dubeux Junior, O Pioneiro” (categoria HC 16) e “Ney Pacheco” (HC 14), in memorian, está agendada para domingo, dia (12), às 14h, e terá como ponto de partida a raia que será montada em frente às pedras da Ilha dos Jangadeiros. A chegada da regata vai ser na praia de Ipanema, em frente ao Ipanema Sports, próximo das 14h30min.

A regata de encerramento levará o nome do nosso sócio Nelson Piccolo, uma forma de reconhecimento por parte da Associação Brasileira da Classe de Hobie Cat ao enorme legado deixado por este grande campeão.

Estão previstas 15 regatas, com início neste sábado e domingo, na categoria BRASCAT Jovem e Feminino, e no domingo será o momento da abertura e hasteamento das bandeiras e a Regata de Abertura. O evento, que tem organização do Janga e da Flotilha 051-Porto Alegre/RS da classe HC 16 e coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), vai ter premiação e jantar de encerramento no Restaurante da Ilha, sábado, dia 18, a partir das 20h30.

Confira o aviso de regata: http://jangadeiros.com.br/2017/10/aviso-de-regata-brascat-2-alteracao-210917/ 

 

 

 

Mário Dubeux, atual campeão gaúcho de Hobie Cat 16

“Vai ser um evento inesquecível.
A única coisa que não depende de nós é o tempo,
mas nisso São Pedro vai dar um jeito”.

 

  

 

 

 

 

Wilson Tim, velejador de Hobie Cat 16 e vice-presidente da classe no Sergipe

“A expectativa é que as regatas sejam difíceis em função da qualidade dos velejadores, pois teremos nomes bem importantes do Hobie Cat. A água doce do Guaíba também traz um pouco de dificuldade, pois a flutuação é menor, assim como a estabilidade, mas darei o meu máximo”.


 

Claudio Teixeira, atual campeão Brasileiro de Hobie Cat 16

 “O que eu quero é renovar meu título de campeão. A raia já é conhecida, o lugar é lindo e a organização impecável, tudo a favor dos atletas”.

 

 

  

 

 

 

Ricardo Arantes Dubeux, velejador que participará do Brasileiro de Hobie Cat ao lado do atleta paralímpico gaúcho Rafael Correa 

“A ideia é trazer para o Guaíba atletas de outras
modalidades paralímpicas aqui do Rio Grande do Sul,
pois acredito que dentro da água e sem
a presença da gravidade, somos iguais e
podemos curtir igualmente os benefícios que a
natureza traz para as pessoas”.

 

 

 

1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude 

da Vela vai reunir participantes de sete Estados

O Jangadeiros vai entrar para a história por sediar a primeira edição do campeonato, que começa na terça-feira (14), às 14h, e encerra na sexta-feira (17). Lembramos que o Campeonato entra nesse ano na programação anual da modalidade no ciclo olímpico dos Jogos de Tóquio-2020.

Com organização conjunta da CBVela, Comitê Brasileiro de Clubes e Clube dos Jangadeiros, as competições vão reunir atletas de até 19 anos, com cerca de 108 atletas disputando as classes RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto) e Optimist (Masc. e Fem.).

Já confirmaram presença os clubes: Jangadeiros, Veleiros do Sul, Yacht Clube Santo Amaro (São Paulo), Iate Clube de Brasilia, Cabanga Iate Clube (Pernambuco), Iate Clube Santa Catarina, Iate Clube do Rio de Janeiro, Iate Clube Espírito Santo e Yacht Club Ilhabela.

Confira o aviso de regata: http://jangadeiros.com.br/2017/11/instrucoes-de-regata-campeonato-brasileiro-interclubes-da-juventude-de-vela/ 

 

 

Classe Optimist vai reunir cerca de 80 jovens atletas no Janga.

 

Quarta-feira (15) inicia o 39º Sul Brasileiro de Optimist

De quarta-feira (15) a sexta-feira (17), mais de 80 jovens talentos da vela dos três estados do Sul estarão convivendo e trocando experiências no tradicional evento.

Estão previstas dez regatas na categoria Veteranos e seis na categoria Estreantes, numa média de três por dia. Os velejadores concorrem nas categorias Geral, Mirim Masculino e Feminino, Infantil Masculino e Feminino, Juvenil Masculino e Feminino. Do Janga, teremos na água Amanda Plentz, Carlos Griebeler, João Henrique Almeida, Lorenzo Balestrin, Lucas Zorzi, Luiza Moré, Manoela Pereira da Cunha, Melissa Paradeda, Pedro Breternitz, Pedro Henrique Gambino da Silva e Teresa Severo, entre outros. Sorte aos nossos atletas!

Confira o aviso de regata: http://jangadeiros.com.br/2017/11/instrucao-de-regata-39-sul-brasileiro-optimist/ 

 

 

Caco Moré, capitão da Flotilha de Optimist

“O campeonato de Optimist vai servir como uma preparação para o Brasileiro da classe. Certamente teremos um bom campeonato e espero que a criançada aproveite bem a experiência e se divirta”.

 

 

 

Venha conhecer a primeira coleção de moda do Janga no feriado do dia 15 (quarta-feira), às 19h

Desfile comandado pelas sócias e designers de moda Martina Szabo e Ângela Aronne, da Open Closet, é a grande dica para o feriado. Ao redor da piscina, com vista para o pôr do sol e aquele astral único que o clube oferece, o evento é aberto ao público e faz parte da Semana da Vela, que engloba três importantes campeonatos da agenda nacional. Para completar o clima charmoso, degustação de cerveja artesanal, food truck, vinícola e música.

Velejadora e atleta Martina Szabo, sócia da Open Closet, com peças inspiradas no mundo náutico. Foto: Joana Baumgarten Rossari

 

O cenário inspirador, glamoroso e belo do Janga será palco do desfile de moda das designers e proprietárias da Open Closet Martina Szabo e Ângela Aronne. No próximo dia 15 de novembro (quarta-feira), às 19h, em pleno feriado, as sócias irão lançar a primeira coleção de roupas do clube desenhada por elas ao redor da piscina.

As peças serão apresentadas por modelos que desfilarão camisetas polo, moletons, tricôs, shorts, bermudas em sarja, vestidos longos, além de uma linha fitness. “São peças casuais com um estilo mais alinhado”, explica Martina. A cartela de cores usada pelas designers remete aos tons navy da bandeira do clube: vermelho, azul e branco, tudo com muito charme, uma vista ímpar e aberto ao público.

Além da coleção inédita do Jangadeiros, os modelos irão desfilar peças da própria Open Closet, a Open Closet Collection, toda inspirada na classe Hobie Cat. O rosa, o amarelo e o verde-limão aparecem com muita força e a graça fica por conta dos ilhoses e amarrações feitos com cabos de barcos.

 

Martina Szabo, sócia, atleta e designer da Open Closet

“Os anos 80 foram o auge do Hobie Cat no clube, então fizemos questão de utilizar nas roupas cores dessa década, que remetem às cores das velas do Hobie Cat”.

 

 

SERVIÇO

O QUE: Desfile da Open Closet com apresentação da primeira coleção de moda do Jangadeiros.

ONDE: Na beira da piscina

QUANDO: Feriado de quarta-feira, 15 de novembro, às 19h

CONVIDE SEUS AMIGOS!

 

Novas boias da Unicred Porto Alegre para demarcar o trajeto dos nossos velejadores
Jangadeiros recebe apoio da Unicred Porto Alegre para seus campeonatos
Foto: Rodrigo Aquino.

Dez novas boias chegaram ao Jangadeiros e irão para a água, pela primeira vez, durante a 1ª edição do Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela, que começa no dia 14, terça, e vai contar com participantes de Brasília, Espírito Santo, Recife, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. As boias chegaram ao clube através de uma parceria firmada com a Unicred Porto Alegre, unidade da cooperativa do sistema nacional Unicred que está presente em mais de nove estados. São cerca de 200 mil cooperados de diversas partes do Brasil que usufruem dos serviços da Unicred e agora o nosso clube também faz parte desta história de sucesso.

Mas afinal para que são importantes as boias? São elas que delimitam o percurso que os veleiros devem fazer durante as regatas de competição, além de demarcarem e sinalizarem as raias de largada dos barcos. Em qualquer campeonato, assim como durante os treinamentos, as novas boias serão a referência dos nossos atletas. 

 

Sílvio Perez, sócio do Jangadeiros e conselheiro
fiscal da Unicred Porto Alegre pelo segundo mandato consecutivo

“Teremos com certeza um retorno positivo. A cooperativa fez questão de se unir ao Jangadeiros, pois acredita que toda  empresa parceira do ramo do esporte é vista com bons olhos. A união da marca do Janga com a da Unicred Porto Alegre na raia da Pedra Redonda é de futuro”.

 

 

Sócio em Foco: Cruzeirista Bruno Prisco Júnior

Cruzeirista com orgulho, Prisco adora velejar em seu Talassa

Nascido na cidade de Erechim, Bruno Prisco Júnior formou-se administrador e aos 17 anos abriu a Lexsis, empresa que desenvolve sistemas de computador utilizados pela grande maioria dos hotéis e restaurantes de Porto Alegre. Divertido, de fala tranquila e cruzeirista com orgulho, Prisco adora dividir experiências e contar histórias enquanto é entrevistado no Janga numa tarde ensolarada. Sobre o vento que batia forte no clube, o pai de Gabriel e Bruna não hesita: “O dia perfeito para uma velejada”

Sócio do Jangadeiros há três anos, admirador do Arroio Araçá e da Praia do Sitio, Prisco revela uma sensação gostosa de aconchego sempre que vai ao clube acompanhado dos filhos e da esposa Mônica, seja para velejar ou para curtir o pôr do sol. “Lá os sócios e os funcionários cuidam uns dos outros, esse é um dos diferenciais do Janga”, comenta.

A praia de Bombinhas (SC) foi o cenário da sua primeira experiência com a vela, fato que lembra com muito carinho. Era década de 70, Prisco tinha sete anos e um argentino, que se aventurava de windsurf na beira, foi quem lhe iniciou no mundo dos veleiros. “Foi esse hermano que me ensinou a velejar”, conta com o sentimento de ter sido amor à primeira vista. De lá para cá, Prisco teve o Pituca, seu primeiro barco à vela, e agora tem o Talassa, nome que, em grego, significa mar. Ancorado no trapiche dois do Jangadeiros, o delta 36 veio de Parati (RJ), trazido por Prisco e mais dois amigos, numa velejada que durou nove dias. “Foi uma viagem muito especial e de muito aprendizado”, declara. 

O cruzeirista também curte fotografia e tem o Rio Guaíba como sua maior inspiração

Prisco já foi fã de esportes radicais. Por dez anos, voar de asa delta era um programa indispensável nos finais de semana e Nova Petrópolis e Sapiranga eram seus destinos favoritos. Estar no ar lhe fazia bem, mas após o nascimento dos filhos passou a ser sinônimo de perigo e foi assim que Prisco abandonou o esporte. Deixou de lado a asa delta e trouxe a pedalada em família para o seu cotidiano, hobby que, ao lado de velejar, ocupa lugar de destaque entre seus prediletos. O cruzeirista também curte fotografia e tem o Rio Guaíba como sua maior inspiração. Adepto de drones e câmeras super modernas preparadas para captar imagens com precisão, Prisco se realiza enquanto fotógrafo, particularmente quando fotografa a bordo de seu Talassa. 

Sempre que fala no pai de 78 anos, seu parceiro em muitas velejadas, Prisco se emociona e se orgulha. As histórias ao lado do seu Priscão, como é carinhosamente chamado, são muitas, mas o entrevistado lembra de uma em especial: “Durante dez anos, meu pai e eu confeccionamos um barco a vela de 19 pés na garagem de casa. O veleiro tomou forma, ficou pronto, mas um belo dia minha mãe doou tudo para o Mensageiros da Caridade e demos adeus ao nosso projeto de construirmos um veleiro juntos”.

Hoje em dia, no entanto, os sonhos seguem sendo perseguidos por Bruno Prisco Júnior. E o próximo pretende virar realidade em breve: velejar até o caribe e, quem sabe, até os Açores. “Seria uma volta ao mundo”, finaliza o cruzeirista.

Em viagem com a família ao norte da Argentina.

Em Brisbane, na Austrália. 

 

Dia 21 (terça-feira), às 19h, cruzeiristas e Vela Jovem promovem a palestra Ampliando Horizontes pelo Mundo da Vela

Vai ser no Espaço Gourmet o bate papo Ampliando Horizontes pelo Mundo da Vela com o atleta olímpico Samuel Albrecht. Ele vai compartilhar com os sócios e convidados as experiências que adquiriu durante as diferentes competições das quais já participou, como os Jogos Olímpicos do Rio e de Pequim. Também na pauta de Albrecht, os avanços e as mudanças do esporte nos últimos anos.

O evento, que acontece no próximo dia 21, às 19h, está sendo organizado pela Diretoria de Cruzeiro e o galeto será preparado pelos pais dos atletas da Vela Jovem. O custo da jantar/palestra é de R$ 35, sem bebidas. Convites com Edgar Plentz e Henrique Freitas.

Não percam, prestigiem!

 

76º Aniversário do Jangadeiros está chegando!

Os preparativos para a celebração estão a todo vapor e você já pode comprar o seu ingresso na Central de Eventos ou na Secretaria Administrativa do Clube pelo valor de R$ 100,00, sem bebidas. O cardápio será divulgado na próxima semana.

A comemoração, ao som do setlist do DJ Eduardo Irigaray, também acontecerá nas águas do Guaíba nos dias 2 e 3 de dezembro, com regatas e Velejaço. 

Venha comemorar conosco esta data especial!

 

Flotilha da Jangada é campeã por equipe no Estadual de Optimist da Fevers 2017Lorenzo Balestrin conquistou o vice-campeonato na categoria Veteranos. Parabéns também Luiza Moré, Manoela Pereira da Cunha e Melissa Paradeda.Campeões na premiação do Campeonato Estadual de Optimist da Fevers 2017
Foto: Neiva Mello.

Nossos atletas da Flotilha da Jangada estão de parabéns pela conquista do prêmio de Melhor Flotilha por Equipe no Estadual de Optimist da Fevers 2017. A premiação, em clima animado, aconteceu no último domingo, dia 5, na Escola de Vela Barra Limpa.

Além do prêmio por equipe, também tivemos atletas do clube que se destacaram individualmente. Lorenzo Balestrin conquistou o vice-campeonato na categoria Veteranos. Entre as meninas, também na categoria Veteranos, a campeão foi Luiza Moré, seguida de Manoela Pereira da Cunha. Na categoria Mirim Feminino, o troféu foi para a nossa Melissa Paradeda.

O título de campeão geral, entre os Veteranos, ficou com Germano Becker Santos (VDS),  e o terceiro lugar para Erick Carpes (VDS).

Na categoria Estreantes, quem venceu foi Felipe Mallmann (VDS), seguido por Lucas Flores (VDS), em 2º lugar, e Alexandre Paludo (VDS), em 3º.

Os jovens atletas do Janga fizeram bonito mais uma vez! Valeu, pessoal!

Sorte no Sul Brasileiro que começa dia 15!

 

Eleição de renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo acontece no sábado (25)

Atenção, associados! No sábado, dia 25 de novembro, será realizada a Assembleia Geral Ordinária para a renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo do Clube dos Jangadeiros.

Lembrando que estão aptos a votar todos os sócios das categorias Proprietário, Proprietário Ilha, Contribuinte e Aspirante com, no mínimo, um ano de vínculo com o Jangadeiros, maiores de 18 anos e que estejam em pleno gozo dos direitos sociais.

Confira os candidatos inscritos para a renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo:

Adriano Teixeira Kneipp
Aleksander Sagebin de Vasconcellos
Alexandre Alvarez Gadret
Andre Luiz Halbig
Claudio Luiz Vieira Correa de Oliveira
Danilo Neumann Sant’ánna
Enio Leite Casagrande
Fabio de Lima Beck
Fernando de Carvalho
João Pedro dos Santos Wolff
Jorge Vasconcellos Bastian
Luiz Eduardo Paradeda
Luiz Stevo Pejnovic
Marcelo Bernd
Nelson de Moraes Maisonnave
Paulo Doring Vier
Paulo Renato Fraga Braga
Rafael Siegmann Paradeda
Ramon Tarragô
Renato da Costa Brito
Ricardo Buiano Hennig
Wagner Michael Pereira

 

Jangada News