Clube dos Jangadeiros Aérea

Janga será o centro da vela nas próximas semanas!

Desfile de moda, food truck, música, degustação de cerveja artesanal e espumante e muito mais. Esse será o clima que tomará conta do Clube durante o Brasileiro de Hobie Cat, o 1º Campeonato Brasileiro Interclubes da Juventude de
Vela e o 39º Sulbrasileiro de Optimist. Eventos são abertos à visitantes.

De 10 a 18 de novembro, o Clube dos Jangadeiros será o centro da vela nacional, com a realização dos três primeiros campeonatos do Projeto 6×6, que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela nos próximos seis meses. Durante esses importantes eventos, o Clube irá receber atletas, sócios e convidados de maneira especial, com atividades que envolvem gastronomia, moda, música e muito mais. As atividades são abertas ao público. Para não-sócios, os ingressos estarão à disposição na secretaria do Janga. O evento tem o apoio da Rede Master Hotéis, da companhia aérea Avianca e da Casa de Turismo.

Na Semana da Vela, os espaços próximo à Escola de Vela Barra Limpa terá um cenário bem diferente, ambientado com a presença de food trucks, quiosques de cervejas artesanais, vinícolas e, como ponto alto, desfile de moda, além de aulas funcionais e alongamentos. Também será instalado um lounge, um local descontraído, onde o público poderá relaxar e confraternizar em meio às regatas.

O desfile, promovido pela marca Open Closet, da sócia Martina Szabo e Ângela Aronne, acontece no dia 15 de novembro, às 19h.

Convide seus amigos e familiares e venha participar deste momento especial! 

 

 

 

Regata de Abertura do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16acontece no domingo (12)

O surfista californiano Hobie Alter tinha um sonho de possuir um catamarã barato onde ele e seus amigos pudessem velejar juntos. No final da década de 1960, ele decidiu realizar esse desejo e criou o barco Hobie Cat que revolucionou a vela. Com manobras rápidas e precisas, a impressão, para quem vê de fora, é de que os barcos de competição dançam sobre as águas.

De 10 a 18 de novembro, no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre, este espetáculo se fará presente no Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – Brascat 2017. A Regata de Abertura está agendada para o domingo (12), às 14h, e a premiação, jantar e festa de  encerramento da ABCHC  (Associação Brasileira da Classe Hobie Cat) acontece no restaurante da Ilha, a partir das 20h30min.

RS tem o maior número de velejadores

O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de velejadores desta classe no Brasil, com cerca de 40 atletas, fator que contribuiu para que o campeonato voltasse a ocorrer em águas gaúchas. “Nós conseguimos montar um grupo que une os clubes náuticos de Porto Alegre e que integra os velejadores e suas famílias. É o que têm nos diferenciado”, afirma Mário Dubeux, velejador do Jangadeiros e presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat.

Dubeux, que forma dupla com Karol Bauermann, acaba de ser campeão estadual na Hobie Cat 16, em campeonato realizado pela Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers) no final de outubro deste ano. Para o Brascat, ele prevê uma disputa de alto nível e acirrada. “Irão competir velejadores que já foram campeões em eventos mundiais e nacionais como o pernambucano Claudio Cardoso e os paulistas José Roberto de Jesus e Cláudio Teixeira”, exemplifica.

Presença feminina

Há 10 anos fazendo parte da flotilha de Hobie Cat do Jangadeiros, Karol Bauermann é uma das precursoras da participação feminina no esporte. “Quando entrei para o Hobie Cat, lembro-me de ter apenas mais uma ou duas mulheres. Hoje, temos vários casais velejando e estamos tentando incentivar cada vez mais o público feminino. O Hobie Cat é uma classe que estimula a vela feminina, pois o peso ideal do barco é atingido, mais facilmente, por casais”, explica a velejadora e atual campeã estadual na Hobie Cat 16.

A organização do Campeonato Brasileiro da Classe Hobie Cat 14 e 16 é realizada pelo Clube dos Jangadeiros e Flotilha 051 – Porto Alegre/RS da Classe Hobie Cat 16, sob a coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Janga é anfitrião do 1º Brasileiro Interclubes da Juventude de Vela, de 14 a 17  

O 1º Campeonato Brasileiro da Juventude terá início com regatas a partir das 14h, nas raias do Guaíba. A competição reunirá atletas de até 19 anos, com disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.), Nacra 15 (Aberto), Optimist (Masc. e Fem.) e Hobie Cat.

O Brasileiro Interclubes da Juventude entra em 2017 na programação anual da modalidade neste ciclo olímpico dos Jogos Tóquio-2020. O campeonato serve como preparação para os velejadores que vão disputar o Mundial da Juventude, em Sanya, na China, em dezembro.

De 15 a 17 de novembro, é a vez do 39º Sul Brasileiro de Optimist

As regatas serão na baía da Tristeza e o percurso a ser utilizado será o trapezoidal, tradicional da categoria. Além da premiação individual, haverá também um reconhecimento do melhor Estado e da melhor flotilha do campeonato.

Lembramos a força dos nossos atletas na classe. Em 2017, Lorenzo Balestrin conquistou o importante 4° lugar no Campeonato Norte-Americano de Optimist e foi campeão na categoria veterano do Brasil Centro de Optimist, na Baía de Guanabara, ao lado de Pedro Henrique Gambino, campeão na Estreante. Lorenzo também  foi o 4° brasileiro melhor colocado na Semana de Buenos Aires.

A jovem Luiza Moré, outro talento do Janga,  conquistou o 1° lugar na categoria Feminino Infantil no 45° Brasileiro de Optimist, no Iate Clube do Espírito Santo, em janeiro.