Jangada News (2)

Jangada News. 27 de outubro de 2017

Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros – Porto Alegre – Edição 27 de outubro de 2017
 camp 

 

Janga lidera quatro das seis classes disputadas no Estadual de Monotipos da Fevers 

O Campeonato da Federação de Vela do Estado do Rio Grande do Sul (Fevers) segue neste domingo (29). Vamos torcer pelos nossos campeões!!! 

estadual

Janga aparece na frente nas classes Laser Standard, Laser Radial, 29er e Hobie Cat 16

Só deu Janga na primeira fase da competição que teve início no último final de semana, com regatas na raia da Pedra Redonda e na raia do Cristal. 

Na classe Laser Standard, nosso atleta Antonio Rosa figura em 1° lugar, seguido por Philipp Grochtmann (VDS) e Andre Streppel (VDS). Ao todo, 23 atletas participam desta categoria – seis pertencem ao Clube.

A nossa camiseta vermelha e azul também desponta em 1° lugar na Classe Laser Radial com João Emilio Vasconcelos. Em 2°, está Nicolas Mueller (VDS) e Diego Falcetta (CDJ), em 3°. Nessa classe, sete dos 16 competidores que lutam pelo título são do Jangadeiros.

Outra classe que aparecemos nas primeiras colocações é a 29er com Breno Kneipp e Ian Paim em 1° e Giovanne Pistorelo e Gabriel Simões(CDJ) em 2°. Na classe 420, quem lidera é Gabriel Lopes e João Antônio (VDS).

No Janga, onde ocorrem os campeonatos de Hobie Cat 16 e Soling, Mario Dubeux e Karol Bauermann (CDJ) fizeram bonito nas seis regatas disputadas e lideram na classe Hobie Cat 16. Em 2°, vem Joao Kraemer e Lawson Beltramo, também do Jangadeiros. Na Soling, por sua vez, George Nehm, Marcos Pinto Ribeiro e Alexandre Mueller lideram o campeonato. 

As disputas continuam no próximo final de semana (28 e 29/10), com premiação a partir das 18h no Veleiros do Sul. 

Confira a súmula com os resultados:Laser StandardLaser Radial42029erSoling e HC

 

antonio

vela

vela hobie

       Fotos: Ricardo Pedebos

 Bonita noite de autógrafos de Clarice e Aristóteles Bourscheid reuniu muitos convidados e amigos no Janga 

O prestigiado evento realizado no restaurante da Ilha foi acompanhado de um recital

livro

 A nova obra reúne poemas inéditos da autora com fotografias de Aristóteles Bourscheid 

Nossa sócia – escritora, professora, tradutora e produtora cultural – não parou de dar autógrafos durante toda a noite. O encontro foi uma celebração à cultura. O restaurante da Ilha e espaços próximos à piscina estavam repletos de amigos, escritores e familiares. Foi um grande momento social do Clube, que culminou com o recital Ave, Água, com composições de Fernando Mattos, interpretações das sopranos Clarice Bourscheid, Candice Mascarello e Luciana Kiefer. O violão foi de Fernando Mattos e acordeon de Fernando Ávila.

Vale anotar a recepção de alta qualidade com vinhos, espumantes e estações de petiscos. Lembrando ainda que a obra reúne poemas inéditos da autora, inspirados na natureza e ilustrados com fotografias de Aristóteles Bourscheid.

“Noite de encontros poéticos, literários, musicais e afetivos. Jangadeiros é minha fonte de inspiração e lazer. Muito feliz em reencontrar amigos e brindar à vida. Ave, água!”

Cleonice Bourscheid

“Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos. Esse momento é o coroamento de toda a
minha amizade com a natureza e com a água e o amor que eu tenho por esse clube.”

Aristóteles Bourscheid

livro

livro

livro 

livro

foto

livro

Confira mais fotos aqui

 Faltam duas semanas para o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 2017

O primeiro campeonato do Projeto 6×6, que trará seis grandes competições da agenda nacional e internacional da vela para o Jangadeiros nos próximos seis meses, inicia no dia 10 de novembro (sexta-feira) 

hobie

Após 12 anos, o Clube volta a sediar a disputa nacional da classe Hobie Cat no País 

De 10 a 18 de novembro, o Jangadeiros irá receber o Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 – BRASCAT 2017 que promete movimentar o Clube com a presença de, aproximadamente, 85 velejadores de diferentes estados do Brasil.

A organização da competição estará ao encargo do Clube dos Jangadeiros e Flotilha 051 – Porto Alegre/RS da Classe Hobie Cat 16, sob a coordenação e supervisão da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat (ABCHC) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

“O último Brascat realizado no Janga foi em 2005, há 12 anos, e, provavelmente, muitos dos que hoje disputam não estarão presentes em outro Brasileiro que venha ocorrer por aqui. Portanto, a hora é agora! Temos que aproveitar todo o charme do Clube e tradição em sediar grandes certames e fazer acontecer. Todos arregaçarão as mangas e entrarão no clima. Tenho certeza!” 

Mário Dubeux, velejador de Hobie Cat do Janga e presidente da Associação Brasileira da Classe Hobie Cat

Confira o Aviso de Regatas com mais informações aqui

 

O livro da minha vida 

 Sócios do clube relatam obras e autores que os inspiraram 

Os livros têm a capacidade de influenciar e mudar a vida das pessoas, seja pelas novas ideias que apresentam ou pela identificação do leitor com as histórias contadas. Há, na realidade, diferentes e subjetivos fatores que fazem com que uma obra gere algum ou nenhum impacto em quem a lê, como suas referências culturais e suas experiências de vida. Aproveitando a proximidade da data em que se comemora o Dia Nacional do Livro (29 de outubro), desafiamos o associado a lembrar de livros que, por alguma razão, marcaram a sua trajetória. Confira!

pellanda

“Em 1981 entrei para a Escola de Vela Barra Limpa e para o Jangadeiros. Em uma época pré-internet, os livros e revistas eram a possibilidade de um guri, de então 9 anos, entrar para o mundo da vela e o livro A Volta ao Mundo em Solitário do Aleixo Belov me marcou muito. O autor recebeu o título de capitão amador, construiu o seu barco, o Três Marias, e deu uma volta ao mundo. Se hoje isso já seria um feito enorme, na época da carta náutica em papel, sextante e somente leme de vento para ajudar na navegação era um feito heroico. Não sei se um dia terei coragem de dar uma volta ao mundo mesmo com todos os equipamentos atuais, mas certamente o Aleixo deixou um sentimento naquele guri de 9 anos de que nada é impossível.”

Eduardo Pellanda, professor universitário

cleo

“Posso dizer que Fernando Pessoa, um poeta universal, me emociona sempre, pela sua lírica, pela sua profundidade, pela sua grandeza. Mas se tiver que citar um, cito Oscar Wilde, escritor inglês, cujo livro , O Príncipe Feliz, um conto infantil foi o primeiro que ganhei aos 7 anos de idade de uma professora da escola que frequentava. Foi a semente que plantou a literatura no meu coração e que permanece na memória da menina que fui, na forma de magia e encantamento.”

Cleonice Bourscheid, escritora, professora, tradutora e produtora cultural 

gadret

“Não tenho um depoimento completo a fazer, mas com certeza uns dos autores mais marcantes no passado recente é o Sr. Geraldo Knippling, autor de O Guaíba e a Lagoa dos Patos e Descobrindo o GuaíbaAcho que ele estimulou de maneira muito especial muitos novos velejadores no nosso Rio Grande.”

Alexandre Gadret, presidente da Rede Pampa de Comunicação  

 

Mais um espetáculo da natureza: 9ª Velejada na Lua Cheia é no primeiro sábado de novembro 

lua

A última edição contou com 50 pessoas em 14 embarcações que deixaram o cenário da noite do Guaíba ainda mais belo

Está chegando a 9ª Velejada na Lua Cheia. O belíssimo evento acontece no dia 4 de novembro (sábado), das 18h às 22h, com partida e chegada no canal de acesso do Clube. A velejada contará com a tradicional confraternização no restaurante da Ilha por volta das 20h30. O valor da janta é de R$ 35. Haverá ainda um prêmio simbólico ao Fita Azul e ao penúltimo colocado.

Lembrando que as embarcações que podem participar são as de recreio a vela que estejam de acordo com as normas da Marinha do Brasil para navegação de pequeno curso noturna no Rio Guaíba.

Mais informações através da Secretaria Esportiva pelo e-mail esportiva@jangadeiros.com.br ou pelo telefone (51) 3094.5764.

 

Sócio em foco: Maria Inês Möllmann

Nosso associado da semana é jornalista, relações-públicas e professora universitária

sócio

O sócio Flávio Wornicov Portela, a vovó e também sócia Ruth Wornicov, a nossa sócia em foco Maria Inês Möllmann, e os filhos Guilherme e Maria Angélica em um belo momento registrado por Paulo La Porta De Leo  

A nossa sócio em foco desta semana, Maria Inês Möllmann, tem buscado conciliar as suas maiores paixões: comunicação, ensino e meio ambiente. Ingressou há pouco em um mestrado em educação com o seguinte tema: Pedagogias Culturais no Rincão Gaia – Legado Lutzenberger. O Rincão Gaia é uma propriedade localizada no interior do Estado, em Rio Pardo. É onde fica a sede rural e social da Fundação Gaia, instituição que atua, especialmente, na área de Educação Ambiental e que tem como objetivo ampliar a atuação de seu fundador e presidente, o engenheiro agrônomo José Lutzenberger (1926 – 2002).

Sobre o conceito de Pedagogias Culturais, ela explica: “O ensino não ocorre apenas na sala de aula. Tu aprendes também a partir do meio em que tu vives e da cultura que consomes. Por meio dos filmes, das novelas e da maneira como as pessoas vivem. Tudo o que aprendemos fora da escola está inserido na pedagogia cultural”, detalha.

Formada em jornalismo e relações públicas, Maria Inês se dedica, atualmente, a dar aulas em universidades para alunos de graduação e pós-graduação da área da comunicação. Nas suas horas vagas, a professora costuma fazer pilates, realizar caminhadas pelo Janga, além de ler muito. “A leitura está sempre presente. Tenho predileção por biografias, mas obras sobre política e história também me interessam”, afirma. Entre os títulos que ela recomenda estão: Diana – Crônicas Íntimas, escrito por Tina Brown, Sinfonia Inacabada – A vida de José Lutzenberger, da jornalista Lilian Dreyer e Joseph Goebbels, biografia escrita por Peter Longerich.

sócia

Atualmente, Maria Inês tem se dedicado a dar aulas em universidades
para alunos de Comunicação 

Frequentadora do Clube desde 2008, quando se mudou para a Vila Assunção, a jornalista e relações-públicas gosta de brincar que o Janga é a extensão de sua própria casa. “Moramos muito perto do Jangadeiros. É como se fosse o jardim da nossa residência”, diz. A ideia de se associar surgiu da vontade de oferecer aos filhos um lugar seguro, onde pudessem brincar e conviver ao ar livre.

“Moramos muito perto do Jangadeiros. É como se fosse o jardim da nossa residência”

O mais novo, Guilherme, de 9 anos, está todos os fins de semana jogando bola com os amigos no Clube. Maria Angélica, de 12, também aproveita o espaço na companhia de amigas. Já o marido de Maria Inês, Flávio Wornicov Portela, também jornalista, além de acompanhar as crianças nas suas idas ao Clube, possui um encontro todas as terças-feiras à noite com um grupo de velejadores do Janga, um momento de descontração e bate papo entre amigos.

A professora universitária, por sua vez, além de caminhar no Janga, gosta de aproveitar o sol na área de piscinas do clube. “Volta e meia, quando está mais quente, aproveito uns minutinhos para nutrir minha vitamina D gratuita”, brinca. Outro local que aprecia ir com a família no verão é a Praia de Tramandaí Sul. “De certa forma, faz lembrar o lugar onde moramos, na Zona Sul. Possui bastante natureza e dá para fazer tudo a pé, de forma segura”, conta.

sócia

Pelas manhãs, a professora universitária vai frequentemente ao Clube para suas caminhadas 

 

Reforma nas churrasqueiras 13 e 14 é concluída! 

As novas churrasqueiras cobertas do Janga já estão prontas para serem utilizadas. Nos últimos dias, após a construção da cobertura, o espaço sofreu os últimos acabamentos, com a colocação da jardinagem e do piso. Agora, é comprar a carne, preparar os espetos e vir assar um delicioso churrasco na companhia dos amigos. Não importa se com chuva ou muito sol!

churra

 

Está chegando a temporada de piscinas no Janga

Dia 11 de novembro (sábado) o associado já poderá preparar sua roupa de banho e vir para o Clube aproveitar os dias quentes do verão

piscina

A partir de 11 de novembro, as piscinas ficam abertas de terças-feiras aos domingos, das 9h às 20h

Não esqueça! A abertura da temporada de piscinas do Clube dos Jangadeiros já tem data marcada. No dia 11 de novembro, o associado já poderá usufruir do espaço e se refrescar nas piscinas do Clube. Antes de partir para a diversão, é sempre bom lembrar de algumas regras e recomendações gerais para o uso de nossas dependências.

  • As piscinas são de uso exclusivo dos sócios e de seus dependentes, funcionando, oficialmente, de terças-feiras aos domingos, no horário das 9h às 20h.
  • O uso da piscina infantil é reservado aos menores de 10 anos e é imprescindível o companhamento de um adulto.
  • É proibido o uso de bronzeadores ou similares, boias de ar, colchões de ar, barcos miniaturas ou qualquer outro objeto nas piscinas. 
  • Recomendamos que, antes de entrar na água, o sócio tome uma ducha, especialmente se tiver praticado esportes. Aconselhamos ainda que, ao entrar no Restaurante Sede da Ilha, não utilize traje de banho ou fique sem camisa – o mesmo vale para as crianças. 

Prazo de inscrições para o Curso de Arrais Amador:
17 de novembro

Aulas, ministradas pelo instrutor de vela Eduardo Bojunga, acontecem nos dias 23 e 24 de novembro 

arrais

A Escola de Vela oferece uma apostila com o conteúdo teórico e um caderno de questões com gabarito

As inscrições para a nova turma do Curso de Arrais Amador já estão abertas na Escola de Vela Barra Limpa e vão até o dia 17 de novembro (confirmação mediante pagamento até essa data). As aulas serão realizadas nos dias 23 e 24 de novembro. Das 14h às 17h serão passados os ensinamentos práticos e das 18h às 20h, a parte teórica. A Escola de Vela oferece uma apostila com o conteúdo do curso e um caderno de questões com gabarito. Mais informações pelo telefone (51) 3094-5770 ou pelo email escoladevela@jangadeiros.com.br.

Valores

R$ 650 (não sócio)
R$ 520 (sócio)

 Janga na mídia 

 

JORNAL DO COMÉRCIO

Edição impressa de 26 de outubro de 2017

Caderno Panorama:

cleo

 

Coluna Eduardo Bins Ely 

poesia

CORREIO DO POVO

Edição impressa de 24 de outubro de 2017

cleo

Edição impressa de 26 de outubro de 2017

JC ONLINE

http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/10/cultura/592417-cleonice-bourscheid-autografa-livro-de-poesias-e-fotografias-em-evento-com-recital.html

jc

 Agenda de eventos 

agenda

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram