Jangada News (2)

Jangada News – 12 de maio de 2017





Jangada News
Newsletter do Clube Jangadeiros . Porto Alegre . Edição 12 de maio de 2017

 

 

Aventura e diversão com os alunos do

Colégio João XXIII

A tarde da última quarta-feira (3) mudou a rotina do Jangadeiros. Um micro-ônibus escolar desembarcou na Escola de Vela Barra Limpa com a turminha de 20 alunos, de 4 a 6 anos, da professora Luciene Barroso, da Educação Infantil do Colégio João XXIII.

 

A alegria e farra já começou na hora da chegada. A meninada estava eufórica para entrar nos barcos e “curtir” a primeira velejada pelo Guaíba. Com o apoio do vice-comodoro Esportivo, Rodrigo Porto Castro, o clube disponibilizou dois professores, Peter Nehm e Cátia Pistorello, para iniciar a aventura com os pequenos, que também foram acompanhados pelo coordenador da Escola de Vela, Rodrigo Aquino e recebidos pelo vice-comodoro Pedro Pesce.

Durante o passeio, com todos devidamente equipados com o colete salva-vidas, o grupo também aprendeu a identificar um veleiro Optimist, barco de porte menor utilizado por jovens de 7 a 15 anos para a sua iniciação na vela. Toda a articulação da visita foi orquestrada pelo sócio Francisco Freitas, pai da aluna Helena, muito conhecido por ser comandante do premiado San Chico.

No final da tarde, a turminha comemorou a façanha com um piquinique no gramado do Clube enquanto aguardavam os pais para um suculento churrasco. “É muito importante estimular nas crianças a prática do esporte e especialmente da vela, que transmite um exercício de equilíbrio, de responsabilidade com a natureza e consigo próprio”, diz Francisco Freitas. “Para o Jangadeiros é uma oportunidade de renovação de famílias e de velejadores”, finaliza.


“Levar as crianças para velejar no Guaíba traduz nossa crença de que as crianças são protagonistas na construção de suas aprendizagens quando vivem a “experiência do fenômeno”, quando podem experimentá-lo com todas as sensações, emoções, percepções, pensamentos e ações, as quais se engendram na busca fascinante e permanente de conhecer e de dar sentido às coisas da vida.” 

Márcia Valiati, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio João XXIII

             

           

             

           

 


Com o pé no Mundial da Espanha
 

Seis atletas do Jangadeiros estão se preparando para buscar títulos no grande Mundial de Snipe. Feijoada de arrecadação de fundos mostrou que o time de sócios é solidário e chega ao pódio quando solicitado.

 


Grupo de velejadores que pestigiaram a feijoada do Snipe 

A bonita noite de sábado (6 de maio) dedicada a arrecadar fundos para contribuir na viagem dos nos nossos atletas ao Mundial de La Coruña foi mesmo um sucesso. No meio da piscina iluminada um barco com a marca da cerveja artesanal Dandara, produzida por Tiago Brito, foi um dos atrativos, fora a deliciosa feijoada servida logo após as homenagens aos 17 atletas que se destacaram nos campeonatos deste verão (veja lista).

A importante competição na Espanha, em agosto, com mais de 300 velejadores de cerca de 20 países, promete ventos fortes e competidores de alto calibre. Pela primeira vez, partem de solo jangadeiro três duplas de atletas para brigar por um mundial: Alexandre Paradeda/Lucas Mazim, Tiago Brito/Antônio Rosa, Átila Pellin/Gabriel Killing.

“Esses nomes têm grandes chances de trazer troféus, tanto esperados, quanto inesperados”, disse o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira. Para Guilherme Medaglia, capitão da Flotilha de Snipe, o evento também vai servir para preparar as equipes para mais três importantes campeonatos da classe, e um deles vai ser o Brasileiro, que acontece no Jangadeiros no início de 2018.

 

 Alexandre Paradeda e Lucas Mazim, campeões Brasileiros de Snipe

“Nós nos preparamos muito para o Brasileiro, foi um campeonato com 67 barcos, 4 campeões do mundo correndo, e conseguimos ganhar no último dia. Foi o primeiro campeonato importante junto com Lucas, agora vamos brigar no Mundial. Um campeonato na Espanha é duro porque é a flotilha mais forte da Europa e vai ser na casa dos “caras”, mas vamos lá, estamos bem preparados”  Xandi Paradeda

 

 “Vamos nos dedicar ao máximo no treino. A gente tem bastante tempo para fazer bonito”  Lucas Mazim 

Átila Pellin e Gabriel Killing, 4º lugar no Brasileiro de Snipe

“A expectativa é boa. Tem aquele nervosismo de ser o meu primeiro Mundial, já corri com o Xandi na proa, mas como timoneiro, comandante do barco, é outra coisa. Vou bem tranquilo para fazer o melhor resultado”  Gabriel Killing

 

“Eu e o Gabriel somos a dupla mais nova na categoria sênior do Jangadeiros que vai para o Campeonato. Esperamos velejar vem. Nós vamos incomodar eles”   Átila Pellin

 

Tiago Brito e Antônio Rosa, Campeões Sul-americanos de Snipe Júnior

“Agora estamos com foco total na busca de patrocínio. No mais, estamos bem confiantes, somos rápidos e o nosso peso é bom.”   Tiago Brito


“Estamos fazendo tudo para chegar lá com força total. Desde a primeira vez que entramos no barco, eu e o Tiago, já velejamos como há dez anos. É muita sincronia”.  Antônio Rosa

Clique aqui para conferir o álbum da festa

    

 

Campanha Brisa Verde

Quem participar da ação irá garantir o registro do seu nome junto às árvores que serão cultivadas

  

 

Sebastião Maurique: “Uma pessoa extremamente acolhedora e generosa”


Sebastião, o “Tião” (à esquerda), e seu irmão Assis Brasil

No final de abril, o Jangadeiros perdeu um sócio que tinha no Jangadeiros o seu porto de bem-estar e convívio entre amigos por mais de 20 anos. O comandante do “Espoir”, de 42 pés, e advogado Sebastião Maurique, 66 anos, era visto pelos inúmeros amigos como uma pessoa alegre, sempre disposta a papear e a auxiliar quem precisasse.

Viúvo há cerca de três anos, tinha dois filhos, o médico oncologista João Guilherme e a filha Carolina, advogada da Procuradoria Jurídica de Gravatai, e mais dois netos. “Sebastião era uma pessoa extremamente acolhedora e generosa, sempre dava colo para todos, lembra o irmão Assis Brasil, também velejador e residente em Florianópolis. “Ele vivia o Clube, todo o momento de folga estava no Jangadeiros. Foi o lugar que escolheu para viver e partir, diz Assis.

Sebastião também era conhecido por ser um grande churrasqueiro e apreciava passear com a sua HONDA 1200 XR. Nasceu em São Luiz Gonzaga, e era o segundo entre oito irmãos filhos de Dona Anita, que em junho completará 90 anos. “Sebastião estava onde gostava, com as pessoas que gostava e fazendo o que gostava”, completa o irmão e grande amigo.

Um dos principais companheiros de Clube, o também advogado Gin Dexheimer lembra que seguidamente os dois compartilhavam o café da manhã e o almoço. “Era uma belíssima pessoa, construiu muitos barcos e o Jangadeiros era o seu chão. É uma falta irreparável para todos nós”, diz.

 

Outros parceiros do dia-a-dia são as equipes de manutenção e marcenaria. “Comíamos muito churrascos e fazíamos pescarias juntos. Era um cara 100%, nunca via ele com cara feia para alguém, comenta Pedro Kauss Leite, prestador de serviços do Janga desde 2002.
No facebook do grupo de cruzeiristas do Jangadeiros, Henrique Freitas postou: “Ao fundo, feliz, em foto recente do nosso velejador Tião, que nos deixou semana passada para velejar no céu, perto de Deus”.

“Em nome da comodoria e de todos os associados lamentamos com profundo pesar a perda de um sócio tão respeitado e querido por tantos. Foi uma fatalidade que deixou-nos extremamente impactados e entristecidos”, finaliza o Comodoro Manuel Ruttkay Pereira.

 Parabéns! Janga é Clube TOP 100 


Arialdo Boscolo, presidente da Fenaclube, vice-comodoro Administrativo Pedro Pesce  e
Maria da Conceição Nogueira Pires, presidente da Federaclubes 

Mais uma vez o “Janga” é homenageado pela Confederação Nacional dos Clubes com o título de Clube TOP 100. Na cerimônia realizada durante o XVII Congresso Brasileiro de Clubes, em Campinas, pesou na escolha a contribuição prestada à sociedade por meio de ações esportivas, sociais, culturais ou de lazer.

Em julho, acontece o Congresso Gaúcho de Clubes na cidade de Caxias do Sul, com os temas sustentabilidade financeira e terceirização em clubes.

 

 

Inscreva-se no CONCURSO NACIONAL DE LITERATURA


O Janga começou a sua campanha para estimular associados ligados aos gêneros da Poesia, Crônica e Conto a participar da provocação proposta pela Fenaclubes 

O esporte e a cultura são fatores essenciais para promover o crescimento associativo dos clubes. Sabemos que no Jangadeiros temos sócios escritores e outros que não são “formalmente”, mas têm grandes habilidades na arte de escrever. Esse é o desafio: inscreva-se até 18 de agosto na segunda edição do concurso promovido desde 2016 pela Confederação Nacional dos Clubes. Podem concorrer ao prêmio obras inéditas de sócios com, no mínimo, 16 anos. Confira o regulamento aqui 

   

Dia das Mães: cardápio especial
no restaurante da Ilha

Está caprichadíssimo o cardápio para receber as mães no restaurante da Ilha, neste domingo (14). No buffet de pratos principais, destaque para o risoto de bacalhau, salmão ao molho de maracujá, filé ao molho gorgonzola e costela suína ao molho barbecue, com acompanhamentos, sopa de capeletti, mais variedades de saladas e sobremesas, entre elas os crepes flambados. Esperamos vocês para brindar mais este momento especial ! 

 

Confira as belas imagens do Velejaço até Itapuã

 Agenda de eventos  

QUANDO                                       EVENTO                                                  ONDE            HORA


 21 de maio            Lançamento do plantio de mudas nativas                       CDJ                10h

20 e 21 de maio     Regata de Optimist                                                         CDJ                14h/11h

27 de maio             6ª Opitfest                                                                       CDJ                10h

Jangadeiros na Mídia


 

Jangada News
Nosso Facebook Nosso Twitter Nosso site Nosso Instagram