121307068_2GG

Depoimento Cláudio Aydos: Jangadeiros pelo Mundo

“Lembrei-me de uma pesquisa que fiz, em 1991, sobre as participações de nossos velejadores no exterior. Por oportuno e interessante, reproduzo, aqui, trechos daquele trabalho: As comemorações do cinquentenário do Clube dos Jangadeiros trouxeram a oportunidade ímpar, de por em prática uma ideia que há tempos eu acalentava, a de fazer uma pesquisa profunda sobre todas as participações de nosso clube e de nossos iatistas em competições no exterior, para recuperar e preservar este segmento importante da memória esportiva do Jangadeiros e divulgar amplamente os dados reunidos, para servir de estímulo aos nossos velejadores nos próximos 50 anos. Aliás, esses dados serviram de base para a elaboração daquele mapa-múndi que está exposto na Escola de Vela. Eis alguns resultados da pesquisa:

Localidades visitadas no exterior: A bandeira do Jangadeiros já esteve tremulando em 98 cidades diferentes espalhadas por 33 países de todo o mundo, sendo que 37 cidades foram visitadas mais de uma vez.

Países visitados pelo Jangadeiros: Bermudas, Portugal, Uruguai, Bahamas, Argentina, Canadá, Angola, Mallorca, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Chile, Dinamarca, Paraguai, Porto Rico, Austrália, França, Noruega, Inglaterra, Havaí, Holanda, Japão, Equador, Alemanha, Suécia, Estônia, Venezuela, Itália, Tahiti, Ilhas Canárias, Filipinas, Polônia, Finlândia

Iatistas participantes: Sobe a 182 o número de iatistas de nosso Clube que já tiveram oportunidade de participar em competições no exterior. Como muitos destes 182 atletas participaram mais de uma vez, registramos, ao todo, 744 presenças de velejadores do Jangadeiros no exterior. Vale dizer: se cada vez que um iatista nosso, ao sair para competir no exterior, tivesse levado consigo uma bandeira do clube e a deixasse por lá, seriam hoje (1991) “744 bandeiras do Clube dos Jangadeiros tremulando mundo afora”.